Objetivo

Geral

 Qualificar a formação acadêmica e a atuação profissional de modo a contribuir para a sistematização e socialização dos saberes das matrizes étnico-culturais que constituíram este país, mas, ao longo da história foram relegados a uma posição de invisibilidade ou de negação de sua identidade e cultura. Dialogando com a percepção de identidade presente no ideário pedagógico, geralmente atravessada pelo racismo, machismo, visões homofóbicas e formas correlatas de discriminação e permeiam as relações sociais determinadas por relações de poder hierarquizadas e classificatórias. Com vistas a oferecer subsídios para que o professor possa refletir sobre sua prática e aprimorá-la com base em novas pesquisas em ensino e aprendizagem. Bem como, buscando possibilitar ao Campus do Sertão a institucionalização e fortalecimento da pós-graduação e o fomento das práticas educativas dialógicas no espaço acadêmico.

 

Específicos

  •  Proporcionar a formação de educadoras e educadores de forma a compreenderem a educação básica como espaço de exercício do diálogo, da convivência com a diversidade[2] e respeito às diferenças;
  •  Capacitar educadoras e educadores para o desenvolvimento de atividades educativas voltadas às especificidades do semiárido alagoano rico em comunidades indígenas e quilombolas, em cumprimento às Diretrizes e ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro brasileira e Africana e da cultura indígena;
  • Promover aprimoramento em situações de aprendizagem que contribuam para a intersecção entre as categorias classe, raça, gênero, sexualidade, geração e religiosidade na elaboração do projeto político pedagógico das escolas de educação básica;
  • Favorecer o aperfeiçoamento de estudos de educadoras e educadores para o combate ao racismo e todo tipo de preconceito e discriminações correlatas na educação básica;
  • Proporcionar a educação das relações humanas, com foco para as relações étnicorraciais no interior das escolas de educação básica, e em especial na composição curricular, com foco nas leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Firmar convênio com a 11ª CRE para a oferta conjunta do curso de pós-graduação latu sensoaos professores do sistema público de ensino e técnicos do Ensino Superior e trabalhar de forma articulada no enfrentamento desta problemática