Histórico

Inaugurado no dia 15 de março de 2010, o Campus do Sertão já conta com aproximadamente 1.899 alunos. Sua sede, localizada na cidade de Delmiro Gouveia, oferece seis cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Letras, Pedagogia, História e Geografia. A Unidade de Ensino, localizada em Santana do Ipanema, oferece outros dois cursos, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. 

Além das graduações, também são ofertados cursos de especialização (lato sensu) nos seguintes eixos: Educação Ética e Racial; Gestão Educacional; Ensino, Tecnologias e Formação Humana; Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; e, Cultura, Patrimônio e Identidades Indígenas.  

Em 15 de março de 2025, dia marcado pelos 15 anos do Campos do Sertão, foi iniciada a primeira pós-graduação da unidade. Agora o Campus do Sertão oferta o mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) em Delmiro Gouveia, representando um avanço nas ações de pesquisa e inovação. 

O Campus conta com 89 servidores, dentre eles 77 professores, e 34 técnicos- administrativos, além dos profissionais contratados que prestam serviço à Universidade. 

A presença da UFAL no Sertão alagoano trouxe melhores perspectivas para formação acadêmica da região, principalmente para os jovens que concluem o ensino médio e que não tem condições de estudar em outros locais. A Universidade também fomenta o desenvolvimento socioeconômico local, pois atua, além do ensino, na pesquisa e na extensão.