Histórico
O Campus do Sertão, fruto do Programa de Expansão e de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), teve seu projeto aprovado no dia 17 de dezembro de 2007, conforme Resolução No 76-A/2007-CONSUNI/UFAL, assinada pela Reitora, Profa. Dra. Ana Dayse Rezende Dorea. De acordo com o Art. 1o dessa Resolução, ficou determinado: “Aprovar a criação e a implantação do CAMPUS do SERTAO da Universidade Federal de Alagoas, constituindo-se como parte integrante do Programa de Expansão e Interiorização desta Instituição Federal de Ensino Superior”.
O Campus do Sertão está estruturado da seguinte forma: I - SEDE do Campus, localizado no Município de Delmiro Gouveia - AL; II - Unidade SANTANA DO IPANEMA, localizado no Município de Santana do Ipanema - AL.
Pouco mais de dois anos, em 15 de marco de 2010, o Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, iniciou efetivamente as suas atividades administrativas e acadêmicas. Naquele momento, até a construção da sede, as aulas aconteceram na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, localizada no Bairro Novo, sob Direção de Profa. Edméia Nunes Sena. Ainda no mesmo ano, a Reitora Ana Dayse nomeou Prof. William Soares, como Diretor Geral do Campus e Profa. Edméia Nunes passou a ser a Diretora Acadêmica. Em novembro de 2011, as atividades acadêmicas e administrativas passaram a ser realizadas no local atual, no prédio próprio, situado na Rodovia AL 145, Km 3, N. 3848.
Desde a sua fundação, o Campus do Sertão conta com oito cursos de graduação. Na Sede, em Delmiro Gouveia, são ofertados os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras e Pedagogia. Na Unidade de Santana do Ipanema, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Além desses cursos, desde o primeiro semestre de 2022, são ofertadas, na Sede, as licenciaturas em Ciências, Letras (Português), Pedagogia pelo Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL), na modalidade remota e presencial, no período de 2022 a 2026. Também são ofertados cursos na modalidade EAD pela CIED/UFAL. Em 15 de março de 2025, dia em que celebramos os 15 anos do Campus do Sertão, tivemos a aula inaugural do primeiro programa de pós-graduação stricto sensu – Mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), com a participação de 13 servidores/as técnicos/as do Campus.
Já são mais de 1900 profissionais formados no Campus do Sertão, sendo tantos pela sede e tanto pela Unidade. Isso consolida a missão do Campus que é promover a formação e emancipação humana, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, pautados no desenvolvimento regional e na defesa da educação publica, gratuita e de qualidade. A presença da UFAL no Sertão alagoano trouxe melhores perspectivas para formação acadêmica da região, principalmente para os/as jovens que concluem o ensino médio e não tem condições de estudar em outros locais. Hoje é possível que um estudante de baixa renda opte por um curso e frequente uma universidade, sem precisar se deslocar para uma capital, por meio de uma instituição de ensino socialmente referendada e compromissada com o acesso, permanência e o êxito de seus/as estudantes.