História - Lic.

Sobre o curso

O curso tem como finalidade formar licenciados em História em condições de atuarem nas escolas da rede pública e privada da Educação Básica, de acordo com as atuais exigências pedagógicas.

 Objetivo Geral:

• Formar professores nos conhecimentos da História para atuar, principalmente, nas disciplinas de História no Ensino Fundamental e Médio com habilidades desenvolvidas na perspectiva dos fundamentos didático pedagógicos, capazes de contribuírem, efetivamente, para a formação e exercício da cidadania, a partir da incorporação da transversalidade temática e da preocupação com a acessibilidade na educação.

Objetivos Específicos:

• Propiciar ao alunado condições de atualização constante em relação ao conhecimento produzido pela História e à dinâmica do processo ensino-aprendizagem, particularmente, na perspectiva voltada ao entendimento da História, propiciando a sua positiva intervenção na perspectiva interdisciplinar;

• Possibilitar aos/as alunos/as, a partir da incorporação de metodologias e ações que envolvem o planejamento e organização de recurso e serviços para a promoção da acessibilidade, o desenvolvimento pleno de suas competências acadêmicas;

• Fomentar, no processo contínuo e interdisciplinar da aprendizagem para nossos discentes, a transversalidade, incluindo - a partir da incorporação nas ementas das disciplinas, na pesquisa, e na extensão - temáticas relacionadas às questões étnico-raciais, a educação em direitos humanos, e a educação ambiental;

 • Desenvolver práticas de inclusão e acessibilidade, fomentando a construção de estratégias metodológicas e avaliativas que favoreçam a participação de estudantes com diferentes condições e funcionalidades;

• Fornecer os elementos que possibilitem aos/as alunos/as egressos/as do curso, atuar nos diferentes contextos que envolvem a gestão pedagógica, a partir do comprometimento com a ética profissional.

Como se pode verificar, a concepção do curso de História - Licenciatura está intimamente vinculada às orientações da Lei de Diretrizes e Base (Lei 9.394, de 20.12.1996) e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de História – Licenciatura (PARECER CNS/CES N° 492/2001), que enfocam o compromisso da instituição formadora em preparar profissionais para atuarem nas redes públicas e privadas do sistema educacional.

Neste sentido, o curso de História prioriza uma concepção problematizadora e, portanto, não dogmática, das teorias e métodos enfocados em seu ordenamento curricular, possibilitando aos alunos um confronto crítico e contextualizado com as origens, continuidades e rupturas dessas. Tal concepção dá concretude a dois importantes princípios constantes do título II, artigo 3 III e VII, da LDB, que trata dos princípios e fins da educação nacional e enfatiza que o ensino deve ser ministrado com base no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e também na valorização do profissional da educação escolar.

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