Relatório Resumido de Atividades do Quadriênio 2013-2017
Relatório Resumido de Atividades no Quadriênio 2013-2017.pdf
Documento PDF (272.6KB)
Documento PDF (272.6KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
UNIDADE/CAMPUS DO SERTÃO
RELATÓRIO RESUMIDO DE ATIVIDADES DOS EXERCÍCIOS 2013-16
Direção Geral
Agnaldo José dos Santos
Direção Acadêmica
Prof. José Ivamilson Silva Barbalho
Delmiro Gouveia-AL, dezembro de 2016.
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
UNIDADE/CAMPUS DO SERTÃO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO EXERCÍCIO 2014
EQUIPE DE GESTÃO
Agnaldo José dos Santos
Diretor Geral
Cícero Rita da Silva
Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação
José Ivamilson Silva Barbalho
Diretor Acadêmico
Aluísio Norberto dos Santos
Coordenador Estudantil
Fabrício Rios Nascimento Santos
Agnaldo jose dos Santos
Coordenador Geral da Unidade de Ensino de Santana do Ipanema Coordenador do polo da UAB de Delmiro Gouveia
Anderson David Gomes dos Santos
Lara Aline Quintela Ramos
Coordenador Acadêmico da Unidade de Ensino de Santana do Administradora
Ipanema
Víctor Diogho Heuer de Carvalho
Marcelo Felisberto de Lima
Coordenador do NTI
Coordenador de Gestão Institucional
Geraldo de Oliveira Santos Neves Neto
Analista de Tecnologia da Informação
David Nunes da Cunha
Coordenador de Gestão de Pessoas e do Trabalho
Diogo Carlos Henrique
Rogério Brilhante Gonçalves
Coordenado de Infraestrutura - Coinfra
Coordenador de Graduação/Coordenador do CRCA
Heder Cleber de Castro Rangel
Coordenador de Extensão e Cultura
Thiago Trindade
Vice-Coordenador de Extensão e Cultura
2
Apresentação
Este Relatório Resumido de Atividades Acadêmicas do Campus do Sertão foi elaborado baseado no PDI da UFAL (2013-2017).
Apresentamos aqui o que foi executado, baseados nos planejamentos para o Campus do Sertão em 2013 a 2017. O Relatório é
constituído das seguintes dimensões advindas do planejamento: 1 – UFAL e Formação, 2 – UFAL e Conhecimento, 3 – UFAL e
Sociedade, 4 – Desenvolvimento Acadêmico, 5 – Desenvolvimento Administrativo, 6 – Pessoal, 7 Finanças e Orçamento e 8 –
Infraestrutura.
SUMÁRIO
DIMENSÃO 1 – UFAL E FORMAÇÃO …………………………………………….………………………………………………….………..4
DIMENSÃO 2 - UFAL E CONHECIMENTO……………………………………….……………………………………………….…………...7
DIMENSÃO 3 - UFAL E SOCIEDADE…………………………………………….………………………………………………….………..10
DIMENSÃO 4 – DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO…………………………….……………………………………………….………...12
DIMENSÃO 5 – DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO…………..……………………………………………………………………..16
DIMENSÃO 6 – PESSOAL - ……………………………………………………….…………………………………………….……………..20
DIMENSÃO 7 – FINANÇAS E ORÇAMENTO……………………………………………………………………………………..……….….23
DIMENSÃO 8– INFRAESTRURURA………………………………………………………………………………………………….………..26
3
DIMENSÃO 1 – UFAL E FORMAÇÃO
Estratégias
Relacionar-se com a educação básica;
Aprimorar a oferta da educação superior com inter-relação e qualidade;
Proporcionar formação contemporânea: flexível e adaptável;
Ampliar o acesso à educação superior.
AÇÕES REALIZADAS EM 2013/14
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
AÇÕES REALIZADAS EM 2016
Aumento significativo do número de Houve a manutenção do número de bolsas do Servidores técnicos e estudantes do PET
bolsas do NAE
de forma que NAE não sendo possível. O Campus do Sertão Engenharias ofertaram cursos pré Enem no
atenderam as demandas locais. O tem atingido desde 2014 um total de 30% de Campus e na Cidade de Delmiro Gouveia
Campus do Sertão tem atingido em alunos contemplados as diversas modalidades durante o ano de 2015, para estudantes da
2014 um total de 30% de alunos de bolsas estudantis (NAE, PIBID, PIBIC, rede pública.
contemplados as diversas modalidades monitorias, não cumulativas).
de bolsas estudantis (NAE, PIBID,
PIBIC, monitorias, não cumulativas).
O Programa Ciências Sem Fronteiras tem Houve a manutenção do número de bolsas
enviados estudantes do Campus do Sertão ao do NAE/Campus do Sertão-UFAL com
O Programa Ciências Sem Fronteiras exterior com mais de 20 alunos com passagem junção entre os auxílio e bolsas de
tem enviados estudantes do Campus fora do Brasil em seus cursos de graduação em assistência estudantil para uma única bolsa
do Sertão ao exterior com mais de 20 sistema de mobilidade internacional.
com valor somados. O Campus do Sertão
alunos fora do Brasil cursando seus
tem atingido desde 2014 um total de 30% de
cursos de graduação em sistema de Servidores técnicos e estudantes do PET alunos
contemplados
as
diversas
mobilidade internacional.
Engenharias ofertaram cursos pré Enem no modalidades de bolsas estudantis (NAE,
Campus e na Cidade de Delmiro Gouveia PIBID, PIBIC, monitorias, não cumulativas).
durante o ano de 2015, para estudantes da rede
Foi inaugurado e operacionalizado o pública.
O Programa Ciências Sem Fronteiras tem
Polo EAD no Campus do Sertão que já
enviados estudantes do Campus do Sertão
oferta o Curso de Matemática na Dois docentes do Campus do Sertão são ao exterior com mais de 20 alunos com
modalidade semi presencial.
membros do Conselho Municipal de Educação passagem fora do Brasil em seus cursos de
4
de Delmiro Gouveia Fóruns.
graduação em sistema de mobilidade
Dois docentes do Campus do Sertão
internacional. No ano de 2016 o Campus
são membros do Conselho Municipal Cumpriu-se as metas planejadas
com a conseguiu aprovar o envio de dois
de Educação de Delmiro Gouveia consolidação dos cursos do Campus do Sertão estudantes para mobilidade internacional
Fóruns.
que passaram por processo de avaliação em 6 com apoio da ASI/UFAL e órgão de fomento
dos seus 8 cursos de graduação e obtiveram externos. Em 2016 o Campus recebeu a
conceitos 3 e 4.
visita do Consul dos Estados Unidos que
Cumpriu-se as metas planejadas com Foi mantido o Fórum dos Coordenadores de veio com a missão de dialogar com alunos
a consolidação dos cursos do Campus Curso do Campus do Sertão para que houvesse que fizeram parte do programa Ciência sem
do Sertão que passaram por processo uma gestão acadêmica participativa.
Fronteiras que estiveram nos EUA.
de avaliação em 6 dos seus 8 cursos A criação de novos cursos (Matemática, Física e
de graduação e obtiveram conceitos 3 Arqueologia) foram aprovados no Conselho e A criação de novos cursos passa por
e 4.
enviados seus respectivos projetos de PPPs à fomento do MEC que durante o exercício de
Foi criado o Fórum dos Coordenadores PROGRAD. Atualmente, esses projetos estão 2016 tivemos um momento de crise
de Curso do Campus do Sertão para na em fase de análise. Posteriormente devem financeira
com
corte
de
recursos
que houvesse uma gestão acadêmica seguir para o CONSUNI e para o MEC.
orçamentários, inviabilizando a criação de
participativa.
novos cursos. A proposta de Entrada Única
A
criação
de
novos
cursos Os Programas de Extensão tem ofertado foi aprovada no CONSUNI, com início
(Matemática, Física e Arqueologia) cursos Pré-ENEM para estudantes de escolas previsto para o semestre letivo de 2017.1.
foram aprovados no Conselho e públicas através do PET Engenharias/Conexões Com a aprovação, o Campus passou a
enviados seus respectivos projetos de de Saberes.
dispor de 240 vagas ociosas que poderão
PPPs à PROGRAD. Atualmente, esses
favorecer a criação de novos cursos, assim
projetos estão na em fase de análise. Vários projetos de eventos de extensão foram que os recurso liberados forem compatíveis
Posteriormente devem seguir para o desenvolvidos e executados com apoio da com a ampliação. Os PPPs de todos os
CONSUNI e para o MEC.
Direção Geral (DG) e da Direção Acadêmica cursos estão em fase final de atualização
(DA), da PROEX e do Gabinete da Vice junto a PROGRAD e em fase de submissão
Os Programas de Extensão tem Reitoria. O objetivo foi alcançado com nos Conselhos local e superiores.
ofertado
cursos Pré-ENEM para participação dos cursos com a comunidade
estudantes de escolas públicas através acadêmica interagindo com a comunidade Dois docentes do Campus do Sertão são
do PET Engenharias/Conexões de externa.
membros do Conselho Municipal de
Saberes.
Educação de Delmiro Gouveia Fóruns. Foi
O campus do sertão conta com 3 empresa mantido o Fórum dos Coordenadores de
Vários projetos de eventos de juniores, sendo 01 (uma) na Unidade de Ensino Curso do Campus do Sertão para que
extensão foram desenvolvidos
e de Santana do Ipanema (criada em 2014 – área houvesse uma gestão
acadêmica
executados com apoio da Direção de negócios) e 02 (duas) na sede do Campus participativa.
5
Geral (DG) e da Direção Acadêmica em Delmiro Gouveia, uma delas criada em
(DA), da PROEX e do Gabinete da 2014); as empresas
da Sede de Delmiro
Vice Reitoria. O objetivo foi alcançado Gouveia
(I9 e VETOR) são da área de Cumpriu-se as metas planejadas com a
com participação dos cursos com a engenharias). Todas essas empresas juniores consolidação dos cursos do Campus do
comunidade acadêmica interagindo possuem sede no Campus e foram doadas Sertão que passaram por processo de
com a comunidade externa.
mobília e equipamentos para o funcionamento avaliação em 6 dos seus 8 cursos de
possibilitando a prática profissional de seus graduação e obtiveram conceitos 3 e 4. Em
Foram atendidas quase 100% de todas associados. Merece destaque o papel das 2016 tivemos o acompanhamento das
as solicitações de transportes e diárias empresas júnior para desenvolvimento de avaliações para os quesitos nos quais
e passagens para viabilizar a vinda/ida projetos e redução do índice de evasão dos alguns cursos ficaram com nota inferior a 3.
de docentes, discentes e servidores respectivos cursos.
Foram
enviados
protocolos
de
em
atividades
de
compromissos ao MEC.
ensino/pesquisa/extensão/gestão para
O apoio de ações de empresas júniores se
o bom funcionamento dos 8 cursos de
deu na manutenção de espaço físico e de
graduação do campus do Sertão;
documentos burocráticos junto aos órgãos
públicos. As empresas juniores do Campus
O campus do sertão conta com 3
receberam apoio de transporte para
empresa juniores, sendo 01 (uma) na
atividades no Estado de Alagoas.
Unidade de Ensino de Santana do
Ipanema (criada em 2014 – área de
O campus do sertão continua com 3
negócios) e 02 (duas) na sede do
empresa juniores, sendo 01
(uma) na
Campus em Delmiro Gouveia, uma
Unidade de Ensino de Santana do Ipanema
delas criada em 2014); as empresas
(criada em 2014 – área de negócios) e 02
da Sede de Delmiro Gouveia (I9 e
(duas) na sede do Campus em Delmiro
VETOR) são da área de engenharias).
Gouveia, uma delas criada em 2014); as
Todas essas empresas juniores
empresas da Sede de Delmiro Gouveia (I9
possuem sede no Campus e foram
e VETOR) são da área de engenharias).
doadas mobília e equipamentos para o
Todas essas empresas juniores possuem
funcionamento possibilitando a prática
sede no Campus e foram doadas mobília e
profissional de seus
associados.
equipamentos
para
o
funcionamento
Merece destaque o papel das
possibilitando a prática profissional de seus
empresas júnior para desenvolvimento
associados. Merece destaque o papel das
de projetos e redução do índice de
empresas júnior para desenvolvimento de
evasão dos respectivos cursos.
projetos e redução do índice de evasão dos
respectivos cursos.
6
Os Programas de Extensão tem ofertado
cursos Pré-ENEM para estudantes de
escolas
públicas
através
do
PET
Engenharias/Conexões de Saberes e por
alunos de CAs e através de projetos de
extensão
organizados por servidores
técnicos;
Vários projetos de eventos de extensão
foram desenvolvidos e executados com
apoio da Direção Geral (DG) e da Direção
Acadêmica (DA), da PROEX. Os estudantes
dos CAs do Campus tiveram participação
ativa na organização dos eventos. Todos os
projetos de eventos ocorridos no Campus do
Sertão foram submetidos via SIGAA.
DIMENSÃO 2 - UFAL E CONHECIMENTO
Estratégias
Desenvolver, expandir e consolidar áreas de conhecimento;
Identificar potencialidades e estabelecer demandas induzidas;
Fomentar a inovação e o empreendedorismo.
AÇÕES REALIZADAS EM 2013/14
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
7
AÇÕES REALIZADAS EM 2016
O Campus do Sertão ultrapassou a O Acompanhamento dos grupos de pesquisa do Campus
marca planejada de possuir mais de do Sertão foram feitos pela Coordenadoria de Pesquisa A revista eletrônica do Campus está
de 08
grupos de pesquisas e Pós Graduação do Campus, onde se apoio todas as
com seu formato finalizado, cabendo
aprovados pelo Conselho e inseridos demandas do PIBIT. A contenção orçamentária limitou a ainda a provação no Conselho do
no DGP do CNPq com certificação saída de muitos professores para apresentar seus
Campus. Meta não realizada por
pela UFAL. Projetos de extensão trabalhos.
falta de infraestrutura de pessoal.
foram aprovados para docentes
doutores e mestres através de novos A revista eletrônica está finalizada para divulgação
O acompanhamento dos grupos de
editais do PAINTER
e PRO- eletrônica, cabendo ainda a provação no Conselho do
pesquisa do Campus do Sertão
GRADUANDO.
Campus.
foram feitos pela Coordenadoria de
Pesquisa e Pós Graduação do
O apoio aos projetos de pesquisa
O
programa
de
saída
para
qualificação
docente
do
Campus, onde se apoio todas as
e extensão ocorreu principalmente
demandas do PIBIC. A contenção
com a política de capacitação dos Campus, teve todos os 15 substitutos que foram
ofertados
pela
Progep
concursados,
contemplando
a
orçamentária limitou a saída de
docentes
que
está
sendo
estabelecida no Campus do saída de 20 professores mestres para qualificação para muitos professores para apresentar
em nível de Doutorado.
seus trabalhos.
Sertão. O aumento gradativo do
quadro de professores doutores é A construção da residência universitária no Campus do O programa de saída para
de fundamental importância para a Sertão e em Santana do Ipanema foi adiada para o qualificação docente do Campus,
criação de novos cursos de pós- exercício de 2016 devido a não disponibilização teve todos os 15 substitutos que
graduação estricto
sensu e orçamentária pelo
foram
ofertados pela Progep
consolidação dos grupos de
concursados, contemplando a saída
de 20 professores mestres para
pesquisa do Campus. Num total de
qualificação para em nível de
8 professores foram beneficiados
Doutorado.
com
afastamento
para
A
construção
da
residência
doutoramento em 2014, com
universitária
no
Campus
do
Sertão e
projeção para qualificação de todo
em Santana do Ipanema foi adiada
o quadro docentes num intervalo
para o exercício de 2017 devido a
de 10 anos.
não disponibilização orçamentária
Foi aprovado no Conselho um
documento que limita em 20% as
saídas para qualificação docente em
pós-graduação.
A PROGEP atendeu à solicitação das
pelo
8
DG e DA para cota de 15 professores
substitutos,
que
foram
disponibilizados para os próximos
anos, em atendimento às demandas
do Campus do Sertão, justificadas
pela dupla entrada anual das turmas.
Os cursos estão finalizando suas
políticas
internas
em
seus
colegiados para designar a ordem
de
prioridade
das
saídas
planejadas que será aprovado no
Conselho no início de 2015;
Foram formados convênios de
estágios de docentes entre a UFAL e
as municípios da região. Algumas
cooperações técnicas de estágio
estão
sendo
construídas
com
empresas instaladas na cidade de
Delmiro Gouveia;
O Regimento do Campus do Sertão
foi
trabalho
em
reuniões
extraordinárias do Conselho e já foi
aprovado mais de 2/3 do total da
minuta, com previsão de finalização
em 2015;
A
construção
da
residência
universitária no Campus do Sertão e
em Santana do Ipanema foi adiada
para o exercício de 2015 devido a não
disponibilização orçamentária pelo
MEC/PNAES.
9
DIMENSÃO 3 - UFAL E SOCIEDADE
Estratégias
Contribuir com o desenvolvimento do Estado: competências, parcerias, intervenções;
Intensificar as interfaces: saberes, uma nova cultura política, presença interna
e externa;
Valorizar a cultura local/regional.
AÇÕES REALIZADAS EM 2013/14
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
AÇÕES REALIZADAS EM 2016
A aplicação da prova de seleção do Não foi ofertado capacitação pela PROGINST,
Programa Jovens Talentos para a PROGRAD o curso do SIGA A
A redução orçamentária impossibilitou a
Ciência, ocorreu na Sede do Campus.
realização do cumprimento de metas de
No entanto, não houve nenhum aluno
criação de um calendário de eventos no
do Campus contemplado com bolsa Foram realizados eventos em todos os cursos do Campus. A impossibilidade de custear
nesse processo;
Campus, entre eles se destacam a Semana de
diárias e passagens para palestrantes. A
Engenharia – III SEMENGE com apoio da Fapeal interdição do auditório Graciliano Ramos
Foi realizado, em novembro de 2014, e PROEX com mais de 300 inscritos, Curso de
por problemas estruturais foi um fator que
na cidade de Canindé do São Aperfeiçoamento para Professores de
mais inviabilizou o cumprimento desta
Francisco – SE, a Capacitação e Matemática - PAPMEM Sertão, 1ª Semana de
meta.
Planejamento das Ações dos gestores História do Campus do Sertão, II Estudos em
públicos do Campus do Sertão, para o Linguagem do Sertão – ELIS,
exercício de 2015;
A jornada Acadêmica da UFAL/Campus do
II Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas Sertão (CAIITE) não ocorreu na Sede do
Egsa – 2015, 1º Seminário sobre Ensino e
As empresas juniores do Campus
Campus devido à ocupação estudantil em
Linguagem.
foram ampliadas de uma para três no
protesto a PEC 2421/15. As programação
exercício de 2014 com o incentivo das
do CAIITE/Campus do Sertão foi transferida
DG e DA do Campus;
para a Unidade de Ensino de Santana do
O auditório Graciliano Ramos também sediou
Foram ampliados convênios oficiais
Ipanema.
vários eventos da comunidade do alto Sertão
como as prefeituras da região
Alagoano durante todo ano de 2015.
permitindo o estágio de estudantes dos
Foram realizados eventos em todos os
cursos de licenciaturas. Houve oferta
cursos do Campus, entre eles se destacam
10
de estágios também para alunos de
a Semana de Pedagogia com apoio da
gestão e de engenharias em empresas
Coordenação e estudantes do curso, a 1ª
instaladas na região;
Foram atendidas 100% das demandas do CAIITE Semea realizada pelos cursos de
2015, com liberação de diárias para docentes e
engenharias, o 2º Encontro e 1ª Jornada
Foram criados cursos de férias para as servidores técnicos que foram apresentar
Científica de Comunidades Quilombolas e
disciplinas de Física e Matemática trabalhos e, trasporte, hospedagens e
Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas
atendendo às demandas do Eixo das alimentação para os alunos.
realizado pelo Campus do Sertão em
Tecnologias;
parceria com a SECULT/AL.
A Editora da UFAL – EDUFAL, passou
a ter uma sede definitiva no Campus
do Sertão com o apoio das Direções
do Campus;
No exercício de 2013 e 2014 foram
realizados
diversos
eventos
acadêmicos na Sede do Campus do
Sertão e na Unidade de Ensino de
Santana do Ipanema, merecendo
destaque
para
o
Seminário
Internacional do Semiárido e o Fórum
Nacional de Letras. Esses eventos
foram
apoiados pelo Gabinete do
Reitor, pela PROEX e também pelas
empresas juniores do Campus, como o
caso da Semana de Engenharias
(SEMENGE). A capacidade de criação
de grandes eventos passou a ser um
ponto de destaque, fazendo parte da
ações que constroem a identidade do
Campus com a participação de todos.
A compra e a instalação de 315
poltronas, para o Auditório Graciliano
Ramos em 2014, com apoio do
Gabinete
do
Reitor,
contribuiu
11
definitivamente para
desses eventos;
a
realização
O maior evento cultural ocorrido no
ano de 2014 foi a vinda da Orquestra
Sinfônica e Coro da UFAL com
presentação na Sede do Campus. Um
total de 90 integrantes fizeram
apresentação por uma hora em show
sincronizado para uma plateia de
quase mil pessoas entre eles
estudantes da rede pública de ensino.
DIMENSÃO 4 – DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO
Estratégias
Internacionalizar a atividade acadêmica: temas, interfaces, produção, formação;
Ampliar e aperfeiçoar a mobilidade intra e interinstitucional;
Inovar e implantar novos modelos: de gestão, de produção de material didático e de produção científica e de avaliação acadêmica;
Promover a melhoria da qualidade do fazer acadêmico: produção dos materiais didáticos, taxa de sucesso, condições de permanência
(corpo social), acessibilidade, inclusão e inserção.
AÇÕES REALIZADAS EM 2013/14
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
AÇÕES REALIZADAS EM 2016
Foi desenvolvido pelo CRCA do Foi desenvolvido pelo CRCA do Campus do
Campus do Sertão metodologias Sertão metodologias para o aproveitamento de Foram realizadas duas colações de grau
para
o
aproveitamento
de disciplinas cursadas por alunos em mobilidade em na sede do Campus do Sertão 2016;
Os PPPs de todos os cursos estão em fase
disciplinas cursadas por alunos em internacional;
12
mobilidade internacional;
final de atualização junto a PROGRAD;
Foram realizadas duas colações de grau em
Em 2015 começou a discussão sobre as
Todos os PPPs dos cursos foram 2015;
mudanças das atualizações por exigências
atualizados no que diz respeitos às
As
contenções
orçamentárias
impediram
os
legais e também a atualização com redução
cargas horarias e às bibliografias
processos de compras do quantitativo de livros da carga horária do Tronco Inicial. Em
antes das avaliações ocorridas em
planejados para 2015.
2016, a PROGRAD participou ativamente
2014.
O
Sicam/Moodle
está
com os cursos do Campus do Sertão em
integrado em todas as turmas do O sistema Pergamum passou a operar na discussão para reformulação da grade
SIEWEB
de
cada
docente, biblioteca da Sede do Campus do Sertão de envolvendo as disciplinas do Tronco Inicial.
permitindo o uso de conteúdo na Delmiro Gouveia;
O Sicam/Moodle está integrado em todas
modalidade a distância em todos os
as turmas do SIEWEB de cada docente,
Todos os PPPs dos cursos foram atualizados no permitindo o uso de conteúdo na
planejamentos de disciplinas.
que diz respeito às cargas horárias e às modalidade a distância em todos os
Diminuição dos índices de retenção bibliografias antes das avaliações ocorridas em planejamentos de disciplinas.
e evasão é um processo que ocorre 2014. Em 2015 começou a discussão sobre as O SIGAA continuou a ser usado para
em função da consolidação dos mudanças das atualizações por exigências legais sistemas de criação de eventos nos cursos
programas de extensão e dos e também a atualização com redução da carga de graduação do Campus do Sertão.
horária do Tronco Inicial. O Sicam/Moodle está As reuniões do Fórum dos Coordenadores
programas de educação tutorial integrado em todas as turmas do SIEWEB de foram fortalecidas em 2016 culminando na
(PET) e PIBIDs. Aulas de monitoria cada docente, permitindo o uso de conteúdo na articulação junto à PROGRAD e CONSUNI
por bolsistas desses programas e modalidade a distância em todos os para a provação da entrada única anual;
por bolsistas (32 bolsistas) de planejamentos de disciplinas.
As contenções orçamentárias impediram os
monitorias
com
apoio
das O SIGAA começou a ser usado para sistemas de processos de compras do quantitativo de
PROGRAD/PROEST/PROEX foram criação de eventos nos cursos de graduação do livros planejados para 2016.
realizadas
em
2014,
cujos Campus do Sertão.
O sistema Pergamum continuou a operar
resultados
se mostram nas
na biblioteca da Sede do Campus do Sertão
avaliações de cursos do Campus
de Delmiro Gouveia; As antenas de de
do Sertão pelo MEC. Os conceitos
Diminuição
dos
índices
de
retenção
e
evasão
é
detecção de livros magnetizados que já
formam: três cursos avaliados com
um processo que ocorre em função da estavam fixadas, mas inoperantes desde
Conceito 03 e três cursos avaliados
consolidação dos programas de extensão e dos 2015, foram instaladas em 2016 nas
com Conceito 04.
programas de educação tutorial (PET) e PIBIDs. bibliotecas da sede do Campus em Delmiro
Aulas de monitoria por bolsistas desses e na de Santana.
Foram abertos novos Editais para programas e por bolsistas (32 bolsistas) de Foram
feitos
investimentos
em
13
com
apoio
das infraestrutura e em recursos voltados para
ampliação dos auxílios moradia e monitorias
alimentação para discentes do PROGRAD/PROEST/PROEX foram realizadas acessibilidade. Foi criada a comissão de
Campus do Sertão. Também foi em 2015, cujos resultados se mostram nas acessibilidade do Campus do Sertão.
lançado o Edital de bolsas de avaliações de cursos do Campus do Sertão pelo Instalações de piso tátil começaram a ser
assistência estudantil para alunos MEC. Os conceitos formam quatro cursos construídas e iluminação de emergência foi
avaliados com Conceito 04 e quatro cursos instalada em todas as dependências do
em vulnerabilidade social (Ver
avaliados com Conceito 03.
Campus.
anexo das bolsas).
Curso da Plataforma SIGAA realizado pelos
Foram abertos Editais renovação das bolsas de Técnicos
da
Pró-Reitoria
(Demétrio
e
Foram
realizados
eventos assistência estudantil e dos auxílios moradia e Robson);
esportivos (torneio de tênis de alimentação para discentes do Campus do Sertão Foram abertos Editais renovação das
mesa e de xadrez) por alunos e para alunos em vulnerabilidade social (Ver anexo bolsas de assistência estudantil e dos
das bolsas).
auxílios moradia e alimentação para
servidores do Campus do Sertão;
discentes do Campus do Sertão para
alunos em vulnerabilidade social (Ver anexo
Foram atendidas todas as solicitações para a das bolsas).
Foi criado em 2014 um curso de realização a realização de Encontros Anuais de
especialização em Geografia com avaliação dos Pibic que ocorreram fora do Foi definido pela PROEX o fluxograma de
Campus do Sertão (UFAL/AC Simões); Não submissão e aprovação de propostas de
aprovação pelo Conselho e pelo houve nenhum bolsista Pibit no Campus do eventos/projetos de extensão. A Direção e a
CONSUNI. O curso já está sendo Sertão em 2015.
Coordenação de Extensão do Campus
operacionalizado na Sede do
fazem parte do processo.
Campus do Sertão com aulas
Foram atendidas todas as solicitações para
ministradas por docentes efetivos
a realização a realização de Encontros
do curso de Geografia;
Ações direcionadas para cada vertente cultural Anuais de avaliação dos Pibic e do CAIITE
e/ou outras que surjam, tais como: coro, teatro, que ocorreram fora do Campus do Sertão
Foram
atendidas
todas
as música. Projeto: VAMOS FAZER ARTE NO (UFAL/AC Simões); Não houve nenhum
bolsista Pibit no Campus do Sertão em
solicitações para a realização a CAMPUS
2015.
realização de Encontros Anuais de
avaliação dos Pibic que ocorreram
fora do Campus do Sertão
(UFAL/AC Simões);
Não houve
nenhum bolsista Pibit no Campus
do Sertão em 2014.
A jornada Acadêmica da UFAL/Campus do
Sertão (CAIITE) não ocorreu na Sede do
Campus devido à ocupação estudantil em
protesto a PEC 2421/15. As programação
do CAIITE/Campus do Sertão foi transferida
14
para a Unidade de Ensino de Santana do
Ipanema.
Com recurso de reformas e manutenção do
Campus foi possível fazer melhorias de
infraestrutura na sala de Secretaria de
cursos;
A entrada única foi aprovada no CONSUNI
com início previsto para 2017.1;
Foi criada a Vice Coordenação de Extensão
para aumentar a capacidade das realização
dessas atividades no Campus. Em 2016 os
CAs de todos os cursos participaram
ativamente da realização de eventos;
Em 2016 atividades culturais, tais como:
coro, teatro, música. Foram promovidas
através de projetos de extensão com bolsas
do NAE. Projeto: VAMOS FAZER ARTE NO
CAMPUS teve continuidade. O projeto foi
realizado e certificados emitidos pelo
SIGAA;
15
DIMENSÃO 5 – DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO
Estratégias
Desenvolver e implementar a reestruturação organizacional;
Criar e atualizar os marcos regulatórios;
Desenvolver modelos de gestão: da informação, da sustentabilidade, da racionalização, da avaliação e de indicadores;
Redesenhar e implantar uma política de comunicação: regulação,
intensificação de meios e visibilidade institucional.
AÇÕES REALIZADAS EM 2013/14
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
AÇÕES REALIZADAS EM 2016
A Criação do Regimento interno do A Criação do Regimento interno do Campus do
Campus do sertão teve início em 2013 sertão teve início em 2013 e foi trabalho em As atualizações das comissões de
e
foi
trabalho
em
reuniões reuniões extraordinárias do Conselho do Campus avaliações é prerrogativa do Conselho com
extraordinárias do Conselho do durante todo o ano de 2014 e 2015; Atualmente o renovação
das
Portarias
a
cada
Campus durante todo o ano de 2014; Regimento já está concluído, faltando apenas afastamento
de
qualquer
membro.
Atualmente o Regimento já tem mais aprovação em plenária do Conselho do Campus Atualmente, as novas comissões de
de 70% de seu texto aprovado com para ser enviado ao Consuni;
avaliação de Delmiro e de Santana tem
meta de finalização em 2015;
nomes de discentes seguindo a nova
Houve articulação com o Gabinete do Reitor para Resolução do CONSUNI, sobre avaliação
Houve articulação com o Gabinete do participação das Direções do Campus como de desemprenho e progressão funcional.
Reitor para participação das Direções membro nato no CONSUNI;
Já a comissão de avaliação de progressão
do Campus como membro nato no Esta discussão está com previsão de de servidores técnicos é prerrogativa da
CONSUNI;
consolidação em 2016 com novas alterações no Direção que em conjunto com o Fórum dos
Esta discussão está com previsão de Regimento da UFAL, nas quais são inseridas os Servidores Técnicos atualizou a comissão
consolidação em 2015 com novas novos Campi;
formada pela Direção e três servidores
alterações no Regimento da UFAL, nas
técnicos que já passaram pela fase de
quais são inseridas os novos Campi;
As atualizações das comissões de avaliações é estágio probatório;
prerrogativa do Conselho com renovação das
As
revisões
de
estruturas Portarias a cada afastamento de qualquer A política de comunicação entre a gestão e
organizacionais estão sendo discutidas membro. Atualmente, a nova comissão de a comunidade tem sido feita objetivando
no no Conselho na criação do avaliação deve ter nomes de discentes seguindo maior transparência das ações da gestão
Regimento
do
Campus;
As a nova Resolução do CONSUNI sobre avaliação envolvendo
gastos
públicos
e
atualizações
das
comissões
de de desemprenho e progressão funcional. Já a encaminhamentos feitos à Reitoria e a
avaliações é prerrogativa do Conselho comissão de avaliação de progressão de órgãos públicos da região. Foi praticado
16
com renovação das Portarias a cada servidores técnicos é prerrogativa da Direção que durante todo exercício de 2016 afixação em
afastamento de qualquer membro. Já a em
conjunto com o Fórum dos Servidores mural apropriado (Mural da Transparência
comissão de avaliação de progressão Técnicos formalizou a comissão formada pela do Campus) todas as informações
de servidores técnicos é prerrogativa Direção e três servidores técnicos que já pertinentes a obras e gastos com compras,
da Direção que em conjunto com o passaram pela fase de estágio probatório;
pagamento de bolsas estudantis, etc.
Fórum dos Servidores Técnicos
O Campus conta com um sistema de envio
formalizou a comissão formada pela
de e-mail coletivo para os diversos setores
Direção e três servidores técnicos;
do Campus entre eles, Colegiados
e
Em 2014 teve início o processo de lixo seletivo de discentes de cada curso e grupos de
Capacitação para os servidores que forma reduzida e educativa. Foram instalados servidores.
trabalham em diferentes setores foram lixeiros seletivo na entrada do Campus. A
capacitados em 2014 para uso do instalação definitiva dessa política é um ato
SIGRH e SIPAC;
educativo constante e deve continuar nos O E-Compositor do Sistema do NTI do
próximos anos até que todos os resíduos sejam Campus do Sertão tem sido utilizada de
Em 2014 teve início o processo de lixo separados e destinados as devidas reciclagens. forma frequente, por órgãos colegiados e
seletivo de forma reduzida e educativa. Este processo deve continuar nos próximos anos; de setores administrativos, permitindo uma
Foram instalados lixeiros seletivo na
comunicação eficiente entre a gestão e a
entrada do Campus. A instalação A política de comunicação entre a gestão e a comunidade.
O
sistema
apresentou
definitiva dessa política é um ato comunidade tem sido feita objetivando maior limitações quando a demanda de envio
educativo constante e deve continuar transparência das ações da gestão envolvendo aumentou, demorando até 4 horas para a
nos próximos anos até que todos os gastos públicos e encaminhamentos feitos à entrega de mensagens para toda
resíduos
sejam
separados
e Reitoria e a órgãos públicos da região. Foi comunidade acadêmica.
destinados as devidas reciclagens. praticado durante todo exercício de 2015 afixação
Este processo deve continuar nos em mural apropriado (Mural da Transparência do
próximos anos;
Campus) todas as informações pertinentes a Até o presente os equipamentos da rádio
obras e gastos com compras, pagamento de FM que foram obtidos através de chamada
A política de comunicação entre a bolsas estudantis, etc. Comunicações semestrais pública do MEC – LIFE (Laboratórios
gestão e a comunidade tem sido feita tem sido enviada a comunidade acadêmica Interdisciplinares
de
Formação
de
objetivando maior transparência das através de folheto informativos contendo um Educadores) continuam inoperantes.
ações da gestão envolvendo gastos resumo das ações do Campus (anexo 1). Os
públicos e encaminhamentos feitos à anúncios das ações da gestão são feitos também
Reitoria e a órgãos públicos da região. nas aberturas de eventos nos auditórios do
Fui praticado durante todo exercício de Campus.
Em 2016 foi manutido o contrato com a
2014 afixação em mural apropriado O Campus do sertão conta com um Sistema de RNP de 40MBs e com a Veloo Telecom de
(Mural da Transparência do Campus) Comunicação eficiente criado pelo NTI. O 20MBs.
17
todas as informações pertinentes a Campus conta com um sistema de envio de eobras e gastos com compras, mail coletivo para os diversos setores do Campus
pagamento de bolsas estudantis, etc. entre eles, Colegiados e discentes de cada curso Ativação do anel de fibra óptica do campus
Comunicações semestrais tem sido e grupos de servidores.
do Sertão.
enviada a comunidade acadêmica O E-Compositor do Sistema do NTI do Campus Manutenção contínua da infraestrutura de
através
de
folheto
informativos do Sertão tem sido utilizada de forma frequente, TIC's do Campus do Sertão, para garantir
contendo um resumo das ações do permitindo uma comunicação eficiente entre a principalmente o funcionamento da rede e
Campus (anexo 1). Os anúncios das gestão e a comunidade. A página da Campus do da telefonia.
ações da gestão são feitos também Sertão, hospedada na Site da UFAL, teve
nas aberturas de eventos nos atualizações frequentes em 2015 por servidores Na da Sede do Campus em Delmiro
auditórios do Campus.
que receberam capacitação para administrar a Gouveia e na biblioteca da Unidade de
O Campus do sertão conta com um inserção de conteúdos.
Ensino de Santana do Ipanema o sistema
Sistema de Comunicação eficiente
Pergamus passou a operar a partir do
criado pelo NTI. O sistema permite O Campus do Sertão conseguiu autorização para segundo semestre do ano de 2015 devido
fazer o empréstimos de livros da instalação de uma rádio na cidade de Santana do a maior estabilidade da Internet.
biblioteca por alunos pela Intranet Ipanema, através da comissão de comunicação
(similar ao Pergamum que ainda não da UFAL que faz parte da ASCOM, em edital O Campus do Sertão continuo com assento
está operacional no Campus devido a submetido em anos anteriores.
entre os membros titulares no Conselho da
problemas de instabilidade da Internet)
EDUFAL, no Comitê de Pesquisa da UFAL
bem como fazer comunicação seletiva Até o presente os equipamentos da rádio FM e no Conselho de Educação do Município
via e-mail coletivo para os diversos que foram obtidos através de chamada pública de Delmiro Gouveia-AL.
setores do Campus entre eles, do MEC – LIFE (Laboratórios Interdisciplinares de
Colegiados e discentes de cada curso Formação
de
Educadores)
continuam
e grupos de servidores.
inoperantes.
O E-Compositor do Sistema do NTI do
Campus do Sertão tem sido utiliza de
forma frequente permitindo uma Em 2015 a Internet do Campus atingiu os de 68
comunicação eficiente entre a gestão e MB/s. No entanto, apresentou muita instabilidade
a comunidade. A página da Campus com quedas frequentes que foram monitoradas
do Sertão, hospedada na Site da pelo NTI local.
UFAL, teve atualizações frequentes em
2014 por servidores que receberam Na da Sede do Campus em Delmiro Gouveia e
capacitação
para
administrar
a na biblioteca da Unidade de Ensino de Santana
inserção de conteúdos A rádio do do Ipanema o sistema Pergamus passou a
Campus do Sertão teve seus operar a partir do segundo semestre do ano de
18
equipamentos, comprados em 2013, 2015 devido a maior estabilidade da Internet.
obtidos através de chamada pública do
MEC
–
LIFE
(Laboratórios O Campus do Sertão continuo com assento entre
Interdisciplinares de Formação de os membros titulares no Conselho da EDUFAL,
Educadores) A Rádio foi obtida pelo no Comitê de Pesquisa da UFAL e no Conselho
Grupo do Laboratório LIAPE da Sede de Educação do Município de Delmiro Gouveiado Campus. A rádio do Campus teve AL.
seu projeto de operação enviado para
o Ministério das Comunicações em
2014 e aguarda pela resposta. A
Programação foi feita por professores
com formação em Comunicação
Social. A implantação definitiva pode
ocorrer em 2015 e passa pela
necessidade de contratação de um
jornalista para o Campus cujo
processo está em articulação com a
ASCOM/PROGEP.
A Inauguração do prédio anexo para a
sede
administrativa
e
novos
laboratórios do Campus em fevereiro
de 2015 possibilitar a instalação de
NIT bem como sediar as empresas
juniores e uma incubadora de
empresas;
No final de 20 14 a Internet do Campus
era de 68 MB/s. No entanto,
apresentava muita instabilidade com
quedas
frequentes
que
foram
monitoradas pelo NTI local. Essa
falhas impediram a implantação do
sistema Pergamus na biblioteca da
Sede do Campus durante 2014. Na na
19
biblioteca da Unidade de Ensino de
Santana
do Ipanema o sistema
Pergamus foi implantado em 2014
devido a maior estabilidade da Internet.
Em 2015 a meta de instalação
definitiva do sistema Pergamum no
Campus do Sertão deve ocorrer,
dependendo do funcionamento estável
da Internet do Campus com previsão
de ampliação para 100 MB/s em
meados de 2015;
O Campus do Sertão passou
membros titulares no Conselho da
EDUFAL, no Comitê de Pesquisa da
UFAL e no Conselho de Educação do
Município de Delmiro Gouveia-AL.
DIMENSÃO 6 – PESSOAL
Estratégias
Recrutar e dimensionar o quadro de servidores;
Desenvolver e capacitar os servidores;
Melhorar a qualidade de vida da comunidade da UFAL.
AÇÕES REALIZADAS EM 2013/14
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
AÇÕES REALIZADAS EM 2016
Em 2014 foi encaminhado à PROGEP
o
planejamento
com
o
Número pequeno de servidores que
dimensionamento do quadro para A capacitação no PINS ocorre na UFAL participaram de eventos externos;
contratação de servidores atendendo a periodicamente. O campus do Sertão atendeu a
toda demanda da comunidade do 100% das demandas para capacitação dos novos Foram ofertados cursos em Inglês
20
Campus do Sertão; O Planejamento servidores em 2015;
Intermediário;
legislação
acadêmica,
foi elaborado pela Coordenação de
Informática – Utilização das Ferramentas do
Gestão de Pessoas do Campus do Em 2015 de 20 professores do Campus do Libre Office; SIPAC (Abertura de processos
Sertão (COGEP);
Sertão foram beneficiados com afastamento para e Compras); e extrator de dados e DW;
doutoramento.
Há
uma
projeção
para
Os processos de remoção de qualificação de todo o quadro docente em um Participação na consolidação do Pins fora
servidores entre as Unidades da UFAL intervalo de 10 anos.
de sede, com realização da edição no
foi pauta em todas as reuniões 15 professores começaram a ser contratados e Campus do Sertão e no Fórum dos
ordinárias do Conselho durante o ano que foram disponibilizados
pela PROGEP, Técnicos;
de 2014. A saída de um servidor para atendendo as solicitações das DG e DA em 2014. Todos os processos seletivos foram
oura Unidade tem ocorrido mediante a Estes
professores
substitutos
foram acompanhados ou tiveram participação do
nomeação,
posse,
exercício
e disponibilizados
disponibilizados
para
os Campus.
Houve
atuação
ativa
da
treinamento de outro servidor para o próximos anos,
coordenação no andamento dos processos
mesmo cargo;
Os cursos do Eixo de Gestão e Tecnologia de contratações e renovações de contratos
definiram suas políticas internas em seus de docentes substitutos e efetivos;
colegiados para designar a ordem de prioridade Está meta não foi alcançada; foram
das saídas de forma planejadas.
enviados processos e reuniões para tratar
A capacitação no PINS ocorre na UFAL
da temática, contudo é uma política
periodicamente. O campus do Sertão A equipe de Gestão se reuniu duas vezes institucional que foge da responsabilidade
atendeu a 100% das demandas para durante o ano para
acompanhamento e exclusiva do Campus;
capacitação dos novos servidores em avaliação do planejamento anual do Campus.
Foi ofertada capacitação nos sistemas de
2014;
extração de dados e DW, contudo não há
Foram capacitados mais de 50% dos servidores possibilidade de mudanças cadastrais;
Em 2014 de 8 professores do Campus técnicos a través de cursos de capacitação que Foram capacitados servidores para abertura
do Sertão foram beneficiados com foram ofertados no próprio Campus. Os cursos de processos e compras no SIPAC;
afastamento para doutoramento. Há de capacitação muitas vezes foram ofertados por
uma projeção para qualificação de todo servidores habilitado em projetos com aprovação Todos os cursos dos Campus enviaram
o quadro docente em um intervalo de da COGEP/PROGEP;
docentes para qualificação, foi elaborado
10 anos.
um conjunto de normativos que permitiram
Foi aprovado no Conselho um A prática esportiva foi constante durante todo ano organizar as saídas;
documento que limita em 20% as de 2015. Os servidores técnicos e discentes
saídas para qualificação docente em participaram de torneios de Tênis de mesa que Foram realizadas atividades do PROFORD
pós-graduação, limitada a contratação obtiveram repercussões a nível interestadual nos no Campus do Sertão, entre as quais os
de 15 professores disponibilizados em Jogos Universitários do Brasil que ocorreram em cursos: Treinamento do Módulo de
banco de professores substitutos que Minas Gerais;
Extensão do SIGAA e Gestão Pedagógica
21
foram disponibilizados pela PROGEP,
dos Cursos de Graduação.
atendendo as solicitações das DG e Todos os servidores das bibliotecas do Campus
DA. Estes professores substitutos do Sertão são capacitados no SIBI UFAL na Participação na consolidação do Pins fora
foram disponibilizados disponibilizados primeira semana ade contratação pela Biblioteca de sede, com realização da edição no
para os próximos anos,
Central do Campus AC Simões. O sistema Campus do Sertão e no Fórum dos
Os cursos estão finalizando suas Pergamum foi implantado nas bibliotecas de Técnicos;
políticas internas em seus colegiados Delmiro e de Santana do Ipanema.
Todos os processos seletivos foram
para designar a ordem de prioridade
acompanhados ou tiveram participação do
das saídas planejadas que
será
Campus.
Houve
atuação
ativa
da
aprovado no Conselho no início de
coordenação no andamento dos processos
2015;
de contratações e renovações de contratos
de docentes substitutos e efetivos;
Foi realizado, em novembro de 2014,
Foram capacitados servidores para abertura
na cidade de Canindé do São
de processos e compras no SIPAC
Francisco – SE, a Capacitação e
Planejamento das Ações dos gestores
públicos do Campus do Sertão, para o
Capacitação de servidores: foram enviados
exercício de 2015;
processos e reuniões para tratar da
temática,
contudo
é
uma
política
Foram capacitados mais de 50% dos
institucional que foge da responsabilidade
servidores técnicos a través de cursos
exclusiva do Campus. Vale ressaltar
de capacitação que foram ofertados no
contatos com a Faculdade de Letras e
próprio Campus. Os curso de
CEDU da UFAL; além de outras instituições
capacitação muitas vezes foram
(UFS e UFPE) na tentativa de oferta de
ofertados por servidores habilitado em
programas do Campus; ações sem
projetos
com
aprovação
da
sucesso, devido à falta de recursos
COGEP/PROGEP;
financeiros.
Foram ofertados cursos em Inglês
A prática esportiva foi constante
Intermediário;
legislação
acadêmica,
durante todo ano de 2014. Os
Informática – Utilização das Ferramentas do
servidores
técnicos
realizaram
Libre Office; SIPAC (Abertura de processos
torneios de Tênis de mesa que
e Compras); e extrator de dados e DW;
obtiveram repercussões a nível
estadual. Ocorreu também um torneio
de Xadrez. Os eventos esportivos
22
tiveram apoio da NAE (NAFE) com
apoio da PROEST e da DG;
Todos os servidores das bibliotecas do
campus do Sertão são capacitados no
SIBI UFAL na primeira semana ade
contratação pela Biblioteca Central do
Campus AC Simões.
DIMENSÃO 7 – FINANÇAS E ORÇAMENTO
Estratégias
Ampliar e garantir a matriz OCC;
Viabilizar a geração de recursos próprios;
Ampliar orçamento de convênios.
AÇÕES REALIZADAS EM 2013/14
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
AÇÕES REALIZADAS EM 2016
A internet do Campus foi ampliada em Em
2015,
não
foi
disponibilizado
foi Em
2016
foram
comprados
os
mais de 30% para atendimento de disponibilizado pela PROGINST um a orçamento equipamentos do restaurante universitário
serviços wifi que já atingem a todas as limite de R$ 1.000.000,00 para o Campus do da sede do Campus. A compra foi feita
dependência do Campus. Em 2014 a Sertão como ocorreu em 2014. Devido a grande diretamente pela SINFRA/UFAL.
Internet largura da banda da internet contenção de gastos, a Proginst não liberou
do Campus passou de 12MB/s para 68 dotação orçamentária de capital no SIPAC para o
MB/s. Os serviços estão sendo Campus do Sertão
para compra de
ofertados por duas empresas: uma equipamentos de infraestrutura e de laboratórios. Em 2016, não foi disponibilizado foi
através de co0ntratação do NTI/UFAL
disponibilizado pela PROGINST um a
(ALOO) que oferece 20 MB para a
orçamento limite de R$ 1.000.000,00 para o
Unidade de Ensino de Santana do
Campus do Sertão como ocorreu em 2014.
Ipanema e 28 MB/s para Sede do Foram utilizados 100% do orçamentos de diárias Devido a grande contenção de gastos, a
23
Campus em Delmiro Gouveia; e a e passagens de servidores do Campus que Proginst só liberou dotação orçamentária de
BR27 que oferta 40MB/s para Sede do foram aprovados para custear servidores que capital no SIPAC para o Campus do Sertão
Campus em contrato direto com a apresentaram seus trabalhos no CAIITE-2015.
para compra de equipamentos de
RNP. A Previsão é de ampliação para
laboratórios de cursos que estavam em
100 MB/s para o Campus do Sertão O Campus conseguiu contratar uma empresa de protocolo de compromisso com o MEC. Foi
em 2015.
reforma através da Sinfra, mas o orçamento não liberado orçamento de pouco mais de R$
foi liberado devido as contenções orçamentárias. 80.000,00 para os cursos de Engenharia
As bibliotecas do Campus do Sertão No entanto, o Contrato poderá ser renovado por Civil e Geografia.
foram consolidadas com melhorias na cinco anos com previsão orçamentária anual de
infraestrutura de sinalização, de rede 600 mil Reais.
wifi e no número de livros que passam
de 10 mil volumes.
O bloco administrativo anexo ainda não
Foram utilizados quase 100% do orçamento
teve suas obras entregues. A previsão
de diárias e passagens de servidores do
é para o primeiro trimestre de 2015; A
Campus.
entrega dessas obras permitirá a O uso racional de energia passou a ser uma O Campus obteve recursos orçamentários
ampliação
dos
espaços prática constante no Campus do Sertão. Foi
no valor de R$ 280.000,00 para empresa
disponibilizados para grupos de Desenvolvido uma política de economia de contratada em 2015 (ACENDER) através da
pesquisa e laboratórios de ensino.
energia elétrica com o desligamentos de 70% Proginst. O contrato foi renovado e
das lâmpadas de iluminação depois das 11 da atualizado com previsão orçamentária
As obras do restaurante universitários noite e nos dias sem aula e durante os finais de anual de 600 mil Reais.
não foram concluídas em 2014. Houve semana.
atraso devido aos aditivos contratuais
onde
foram
acrescentados
estacionamentos e calçadas de acesso
para segurança patrimonial. A previsão
O uso racional de energia passou a ser uma
de inauguração é para o primeiro
trimestre de 2015;
O uso ações de transparência com toda prática constante no Campus do Sertão. Foi
Nos aditivos foram ampliados os comunidade do Campus. Os recurso são Desenvolvido uma política de economia de
estacionamentos do Campus, e aplicados de forma a beneficiar a infraestrutura e energia elétrica com o desligamentos de
instalação de forro das salas para oferecendo melhor qualidade de vidas para a 70% das lâmpadas de iluminação depois
das 11 da noite e nos dias sem aula e
posterior climatização;
comunidade do Campus do Sertão da UFAL.
durante os finais de semana.
Em 2014, em função da avaliação de 6
24
cursos de graduação pelo MEC, foi
contratada uma empresa em caráter de
urgência (ACENDER) para fazer
pequenas reformas estruturantes no
Campus (Sede e na Unidade de
Ensino de Santana do Ipanema). Foi
possível trocar todos os extintores e
fazer toda sinalização de segurança do
Campus. Foi possível também instalar
todos
os
aparelhos
de
ar
condicionados nas salas de aulas e
nos laboratórios de ensino do Campus;
instalar películas fumê nos vidros das
janelas e pintar 20% das paredes do
Campus.
Foi
possível
também
modernizar as salas de aula com a
instalação de data-shows fixados nos
tetos de todas as salas de aula.
O valor do Contrato emergencial com a
empresa Acender foi de R$
300.000,00.
O uso ações de transparência com toda
comunidade do Campus. Os recurso são
aplicados de forma a beneficiar a
infraestrutura
e
oferecendo
melhor
qualidade de vidas para a comunidade do
Campus do Sertão da UFAL.
25
DIMENSÃO 8– INFRAESTRURURA
Estratégias
Ampliar, adequar e racionalizar a Tecnologia de Informação e Comunicação
em todos as unidades e setores;
Ampliar, adequar e racionalizar a infraestrutura física e de equipamentos.
AÇÕES REALIZADAS EM 2013/14
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
AÇÕES REALIZADAS EM 2016
Em 2014, foi disponibilizado pela
PROGINST um a orçamento limite de
Manutenção do contrato com a RNP de
R$ 1.000.000,00 para compra de
40MBs e com a Veloo Telecom de 20MBs.
equipamentos de infraestrutura e de O bloco administrativo anexo Mandacaru teve Ativação do anel de fibra óptica do campus
laboratórios e R$ 100.000,00 para suas obras entregues. A entrega dessas obras do Sertão.
diárias e passagens. Foram utilizados permitirá
a
ampliação
dos
espaços Manutenção contínua da infraestrutura de
99% do orçamentos de diárias e disponibilizados para grupos de pesquisa e TIC's do Campus do Sertão, para garantir
passagens de servidores do Campus e laboratórios de ensino.
principalmente o funcionamento da rede e
também para promover a vinda de
da telefonia.
participantes
dos
eventos
que As obras do restaurante universitários foram
ocorreram no Campus do Sertão. No concluídas e inauguradas em 2015.
caso custeio de diárias e passagens
A Rádio foi implantada nos servidores do
aprovadas para custear a vinda de
NTI.
congressistas,
as
aprovações Em 2015, O Campus conseguiu contratar através
ocorreram mediante a homologação da Sinfra uma empresa (ACENDER) para fazer
dos colegiados
de cursos que pequenas reformas estruturantes no Campus
estavam promovendo cada evento (Sede e na Unidade de Ensino de Santana do
acadêmico. O gabinete da Vice- Ipanema). O contato pode ser renovado por cinco O Campus obteve recursos de pouco mais
Reitoria também contribuiu para que anos com orçamento previsto de 600 mil por ano. de R$ 80.000,00 para compras de
muitos
eventos
ocorressem
no
equipamentos
de
laboratórios
de
Campus do Sertão. O sucesso das Devido as contenções orçamentárias, não foi engenharia e de Geografia devido ao
compras foi em torno de 60% do possível operacionalizar do bloco anexo da sede protocolo de compromisso em cumprimento
orçamento das compras.
administrativa/laboratórios Mandacaru;
de diligência do MEC devido às avaliações.
O valor obtido ficou muito abaixo da meta
Com recurso aprovados para reformas
devido aos cortes orçamentários do MEC.
(ACENDER) foram substituídas todas
26
as Lâmpadas queimadas do Campus,
O bloco administrativo anexo Mandacaru foi
num total de
As obras da Unidade de Ensino de Santana do operacionalizado
através
do
Ipanema foram fiscalizadas e acompanhadas remanejamento de um posto de segurança
90 Lampadas que estavam usando pelo engenheiro civil contratado para o Campus que estavam localizados no prédio da sede.
reatores inadequados (VM de 400 em parceria com a Sinfra;
Permitiu a ampliação dos espaços
Watt) por lâmpadas VS 250, visando a
disponibilizados para grupos de pesquisa e
economia
de energia elétrica e
laboratórios de ensino em 2016.
repelência noturna de insetos; Com a
climatização do Campus, o uso
Em 2016 teve início o processo licitatório
racional de energia passou a ser uma A pavimentação do Campus teve uma pequena
para contratação de 04 jardineiros através
prática constante no Campus do ampliação nas proximidades do RU e do Bloco
de empresa terceirizada, sendo 02 para
Sertão. Foi
anexo. Também foi possível fazer um grande
serem lotados na sede e dois para unidade
Desenvolvido uma
política de estacionamento de terra batida em parceria com de ensino de Santana do Ipanema. A
economia de energia elétrica com o a Prefeitura da Cidade de Delmiro Gouveia.
previsão é que o contrato ocorra em 2017.
desligamentos de 70% das lâmpadas
O projeto de Extensão UFAL Mais Verde
de iluminação depois das 11h da noite
teve a participação de estudantes na
e nos dias sem aula;
obtenção de mudas de plantas nativas e na
irrigação dos jardins do Campus.
O Campus conseguiu adquirir uma caminhonete
Todas as compras e processo Mitsubichi com apoio da Sinfra, Renovação da
Devido as contenções orçamentárias, não
administrativos
foram frota fica como uma meta a ser perseguida em
foi possível
atualizar todo acervo das
tramitado/realizados via SIPAC e 2016.
bibliotecas setoriais do Campus;
SIGRH em 2014. Os servidores foram
capacitados para o uso do novo
As obras do restaurante universitários foram
sistema que causou maior eficiências
concluídas e inauguradas em 2015.
nas
ações
administrativas
e
burocráticas
Os equipamentos foram comprados em
2016 e o início de operacionalização está
previsto para 2017.
O uso ações de transparência com
toda comunidade do Campus. Os
As obras da Unidade de Ensino de Santana
recurso são aplicados de forma a
do
Ipanema
foram
fiscalizadas
e
beneficiar a infraestrutura e oferecendo
acompanhadas pelo engenheiro civil
melhor qualidade de vidas para a
contratado para o Campus em parceria com
comunidade do Campus do Sertão da
a Sinfra;
27
UFAL.
Reuniões
periódicas
para
o
acompanhamento das compras forma
feitas com a equipe de compras e
todos os setores envolvidos para que
houvesse compressão dos sucessos
ou
fracasso
nas
compra
de
equipamentos dos laboratórios.
Em 2016 as obras da Unidade de Ensino de
Santana do Ipanema foram aceleradas. A
previsão atual é de conclusa0 de todas as
obras dentro de 450 dias.
Em 2016, O Campus com o apoio da
SINFRA conseguiu renovar o contrato da
empresa (ACENDER) para fazer pequenas
reformas estruturantes no Campus (Sede e
na Unidade de Ensino de Santana do
Ipanema). O contrato pode ser renovado
por mais 4 anos com orçamento previsto de
600 mil por ano.
Através da empresa ACENDER o Campus
melhorou a estrutura de atendimento com
ampliação de salas fazendo uso de
divisórias com gesso acartonado. Espaços
foram divididos no Bloco Mandacaru.
A continuação da climatização do Campus,
outras demandas que envolvem orçamento,
não foi possível devido às restrições
orçamentárias.
8.1. Campus do Sertão
Quadro LVIII: Expansão da Infraestrutura de Delmiro Gouveia (Fonte PDI-UFAL
2013-17)
28
DESCRIÇÃO
PERÍODO
SITUAÇÃO
Conclusão do Bloco Acadêmico
2013
CONCLUÍDO/REFORMA
de 2013/2014
LICITADO EM 2014/
CONSTRUÇÃO
2015/16
realizada)
Construção de 01
residência universitária
unidade
Paisagismo
2013/2017
FALTA LICITAR
Cerca frontal
2013/2014
CONSTRUÍDA EM 2014
Construção da guarita de entrada
2013/2014
CONSTRUÍDA EM 2014/15
(Meta
não
Construção do restaurante universitário 2015/2016
INAUGURADO
PRÉDIO
EM
2015.
Operacionalização prevista para 2016-2
Conclusão do
Administrativo
Inaugurado em 2015 – Operacionalizado
em 2016
Anexo
–
Prédio 2013/2014
Pavimentação
2014/2017
2013/16 (meta não realizada)
Bloco de Laboratórios de Ensino
2013/2016
Inaugurado em 2015
8.2. Unidade Educacional de Santana do Ipanema
Quadro LVIX: Expansão da Infraestrutura da UE Santana do Ipanema (Fonte PDI-UFAL 2013-17)
DESCRIÇÃO
PERÍODO
SITUAÇÃO
Conclusão do Bloco Sede
2013/15
LICITADO EM 2014
CONSTRUÇÃO
2015/16 - Previsão de entrega do prédio
dentro de 450 dias
Construção do Bloco de Salas de Aula 2013/15
LICITADO EM 2014
CONSTRUÇÃO
2015/16 - Previsão de entrega do prédio
29
dentro de 450 dias
Construção da Biblioteca
2013/15
LICITADO EM 2014
CONSTRUÇÃO
2015/16 - Previsão de entrega do prédio
dentro de 450 dias
Paisagismo
2013/15
LICITADO
Construção de 01 unidade
Residência Universitária
Construção
Universitário
do
de 2013/15
PLANEJADO PARA 2015/16 (Meta não
realizada)
Restaurante 2016/17
PLANEJADO PARA 2015/17
Previsão de entrega do prédio dentro de
450 dias
Delmiro Gouveia-AL, 20 de janeiro de 2017.
30
