Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI

Núcleo de Tecnologia da Informação

logo nti

O NTI - Campus do Sertão é um setor técnico no qual são desenvolvidas atividades ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como manutenção de rede lógica interna, manutenção de internet, prestação de serviço de impressão, manutenção de computadores, serviço de telefonia via Voip, serviço de servidor de arquivos, serviço de cloud computing, serviço de servidor web, serviço de manutenção de sites, serviço de desenvolvimento de sistemas, serviço de atendimento ao usuário sobre assuntos relacionados à TIC, aconselhamento técnico relacionado à TIC, governança e gestão de TIC e orientação de projetos relacionados à TIC.

Atualmente, o NTI - Campus do Sertão apresenta uma única divisão, sendo as atividades alocadas da seguinte forma:

1 - Manutenção de computadores e seus periféricos.

2 - Manutenção de rede lógica e suas subdivisões.

3 - Desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais.

4 - Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O setor procura aplicar, na medida do possível, as melhores práticas dos principais frameworks de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, como ITIL, COBIT e PMBOK.

Contatos:

E-mails:

delmiro.sertao@nti.ufal.br

santana.sertao@nti.ufal.br

Telefones:

Delmiro Gouveia: 82 3214-1922

Santana do Ipanema: 82 3214-1913

Serviços ofertados com Frequência:

Instalação de software

• O que é?

Caso o servidor necessite de um novo software para realizar suas tarefas de natureza administrativa ou acadêmica, pode solicitar instalação do software, de acordo com sua adequação à natureza organizacional e à infraestrutura tecnológica disponível.

Docentes e técnicos

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Para agilidade do atendimento da demanda, informar nome do software, link para download ou entrega de CD/DVD de instalação ou arquivo de instalação. Em caso de conformidade, são feitas instalação e configuração devidas.

Instalação de equipamentos

• O que é?

Caso o servidor necessite de um novo equipamento de tecnologia da informação (TI) em seu setor de trabalho ou fazer realocação de equipamento, pode solicitar considerando-se a disponibilidade do equipamento e a adequação da infraestrutura tecnológica, elétrica e predial.

Docentes e técnicos

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Pode ser deferido ou não de acordo com parecer da Administração, chefia do setor ou chefia da Unidade.

Suporte sobre problemas ou dúvidas relacionadas à software e à equipamentos

• O que é?

Ocorrência de problemas técnicos (inoperância, travamentos, lentidão inesperada etc.) em equipamentos de tecnologia da informação de uso administrativo ou acadêmico, ou em softwares que operam nestes ou via web, podem motivar solicitação de suporte, bem como solução de dúvidas quanto ao uso dos recursos.

• Quem pode utilizar este serviço?

Docentes, técnicos e estudantes.

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Para agilizar o atendimento da demanda, pode ser solicitada fotografia ou captura de tela (print) do problema ou funcionalidade sobre a qual o usuário tem dúvida.

Cadastro de usuário no sistema e-compositor

• O que é?

Sistema de notificação de notícias do Campus do Sertão via email.

• Quem pode utilizar este serviço?

Docentes, técnicos e estudantes.

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone.

Edição de conteúdo do site oficial da Ufal Campus do Sertão

• O que é?

Inserção, alteração ou exclusão de informações (notícias, arquivos, informações institucionais etc.) no site oficial do Campus (www.ufal.edu.br/sertao).

Docentes e técnicos.

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Deve ser enviado o texto da publicação e todos os arquivos complementares, inclusive as imagens, se houver.

Atividades Frequentes:

1 – Atender ao público nas questões relacionadas à Tecnologia da Informação (TI):

a – cadastro, atualização e remoção de informações no sistema central de perfil dos alunos, professores e técnicos: perfil.ufal.br

b – ajustes no cadastro dos alunos, professores e técnicos nos sistemas de gestão SIGAA, SIGRH, SIPAC, além do ambiente virtual Moodle.

c – notificar a central de atendimento do NTI em Maceió ou setor responsável em Maceió, quando um problema de TI não pode ser solucionado pelo NTI do campus Delmiro.

d – cadastrar alunos, professores e técnicos no sistema de envio de mensagens interna do campus, E-compositor: sistemas.delmiro.ufal.br

e – analisar equipamento de datashow para o público utilizador do campus: configuração e análise de funcionamento.

2 – Configurar equipamentos de gerência de redes, como firewall, roteadores e switchs.

3 – Configurar servidor de arquivos e impressão.

4 – Configurar servidor VoIP

5 – Coordenar as atividades de TI do campus.

6 – Fiscalizar possíveis serviços executados por empresas terceirizadas de TI.

Projetos coordenados pelo setor:

Centro de Inclusão Digital:

Projeto da Pró Reitoria Estudantil (Proest), o Centro de Inclusão Digital (CID ) é implantado no campus Sertão com objetivo de ofertar cursos de informática relacionados às áreas de formação dos estudantes de graduação presencial da universidade.

FACEBOOK - CID

INSTAGRAM - CID

Integrantes:

Atualmente, o setor possui três servidores, para atender todas as demandas do Campus do Sertão (Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema).

Lotados em Delmiro Gouveia:

ANTÔNIO ESTEVES - Analista de Tecnologia da Informação

JONAS BERNARDO DUARTE DA SILVA - Técnico em Tecnologia da Informação:

TENNYSON CLOVES PEREIRA - Auxiliar em Processamento de Dados:

Lotados em Santana do Ipanema: