Núcleo de Assistência Estudantil - NAE

Telefone: (82) 3214 - 1921 / E-mail: nae@delmiro.ufal.br

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) atua de forma articulada com a política implementada pela Pró-Reitoria Estudantil - PROEST. O trabalho desenvolvido pelo núcleo é multiprofissional e composto por profissionais das seguintes áreas: Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Técnico em Assuntos Educacionais.

As principais ações do NAE são realizadas nas áreas de moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, apoio pedagógico, acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Além disso, o NAE oferta aos estudantes em condições de vulnerabilidade, por meio de editais e seleções, a concessão das seguintes bolsas e auxílios aos discentes: gratuidade ao restaurante universitário, Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Emergencial, Bolsa Pró-Graduando (BPG), Bolsa Permanência (MEC), Quilombola e indígena, Bolsa NAC, Bolsa CID (Centro de Inclusão Digital) e ajuda de custo para participação em eventos.

No campus, o NAE encontra-se organizado com as seguintes atividades de apoio:

• Núcleo de Acessibilidade

Garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem com sucesso do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação) por meio da remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, digitais, curriculares e/ou pedagógicas.

• Núcleo de Apoio Pedagógico

Atua em questões como dificuldade nos estudos, falta de concentração e atenção, ansiedade e demanda por acessibilidade.

• Serviço de Psicologia

Assistência psicológica aos discentes por meio do acolhimento psicológico (modalidade de atendimento individual), assim como por meio de atividades coletivas de promoção e educação em saúde

• Restaurante Universitário

Oferta refeição à preços mais acessíveis aos alunos e de forma gratuita aos alunos selecionados nos editais.

• Atividades esportivas

Promove a prática de esportes entre os alunos/as do campus, contribuindo para adoção de hábitos saudáveis, interação e entretenimento dos discentes.

Dessa forma, as atividades e serviços do NAE aos alunos têm a finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.