Transporte Coletivo para os Estudantes do Campus do Sertão/UFAL

Reunião entre Direção do Campus do Sertão, Secretaria de Educação de Paulo Afonso e Comissão de Estudantes ocorreu ontem (13/05/2022).

14/05/2022 11h14 - Atualizado em 14/05/2022 às 11h16

Reuniram-se na data de ontem, 13 de maio de 2022, representantes da Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão com a Secretaria de Educação do Município de Paulo Afonso-BA para tratar sobre parceria entre a Universidade e o Município, especialmente acerca do retorno do transporte coletivo para os estudantes.

Estavam presentes a Secretária de Educação Sra. Elza Brito, o Subsecretário Sr. Pedro Gomes, a Assessora Jurídica Marcele Amancio, o Diretor Geral Prof. Agnaldo José, o Diretor Acadêmico Prof. Thiago Trindade, as Técnicas Jérsica Florindo e Rute Matos, além dos representantes estudantis Aline Joyce (7o período da Pedagogia), Carlos Berenmizh (6o período da Engenharia de Produção), Guilherme Antônio (2o período de Letras) e Marília Soares (7o período da Pedagogia).

Após apresentações, o Diretor Prof. Agnaldo apresentou a demanda, falando da necessidade de retorno da parceria de transporte que desloque os alunos pauloafonsinos até a sede do Campus em Delmiro Gouveia-AL. O Diretor Prof. Thiago reforça a pauta, lembrando do retorno das atividades presenciais desde o dia 25 de março. Também destaca a necessidade de garantir a oferta do transporte estudantil como uma ação de assistência estudantil para impedir evasão.

A assessora Marcele faz um breve relato das reuniões já ocorridas com os estudantes e esclarece já haver licitação publicada para o deslocamento desses alunos, cujo aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município desde 05 de maio de 2022. A Secretária Elza reforça que, apesar de o transporte universitário não ser obrigatoriamente responsabilidade do município, reconhece sua importância. Em suas palavras “tudo que a prefeitura poderia fazer, está sendo feito. A licitação está lançada, mas que é preciso respeitar os prazos legais do processo”. A assessora Marcele informa que, por se tratar de serviço interestadual, precisa ainda de autorização da ANTT e que esses cuidados são necessários para que não ocorra uma paralisação do serviço no futuro. Reforça que aguardam o resultado da licitação no dia 18 de maio e a expectativa é efetivar o serviço.

A Direção do Campus do Sertão parabeniza os estudantes pela luta em prol desse transporte. Outras ações já vinham acontecendo, lideradas pela comissão estudantil representada por Carlos Berenmizh Vieira, Felipe Marlon da Silva e Alexandre Marques dos Santos, e que resultarão em melhorias para a vida acadêmica de muitos alunos.