Projeto UFAL Mais Verde comemora o plantio da milésima árvore no Campus do Sertão

27/10/2017 18h06 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

O Projeto UFAL Mais Verde, coordenado pelo Professor José Ivamisom Silva Barbalho, realizou no dia 18/10/2017, durante o I Encontro de Práticas e Educação Escolar Quilombola do Sertão (EPEEQS), cerimônia comemorativa, do plantio da milésima árvore no Campus. O momento foi não poderia ser mais expressivo: mais de duzentos participantes, oriundos de dez comunidades quilombolas, junto com estudantes de diversos cursos, se fizeram presentes. Esse projeto busca articular ações de consciência ambiental junto à comunidade acadêmica do Campus, estimulando práticas de sustentação, conservação e preservação dos espaços verdes: ampliação de áreas com mudas nativas, paisagismo, reciclagem, redução do consumo de energia elétrica, água potável, papel, derivados de plásticos e metal.

O Campus do Sertão dispõe de uma área de 22 hactares de terra. O espaço já construído tem, em seu entorno, locais com diversas espécies nativas – incluindo árvores como caraibeiras e pau roxo – além dos locais de jardinagem, dentro da sede, no prédio anexo (Mandacaru) e Restaurante Universitário (RU). Aumentar, cuidar e conservar esses ambientes é uma necessidade que envolve bastante esforço coletivo, seja com o próprio plantio e conservação, seja com a capinagem ou replantio.

Para chegarmos à milésima árvore, o projeto contou com apoio do canteiro de mudas da CHESF e do Viveiro Florestal do Xingó, parceiros fundamentais nesse processo, quanto à doação de mudas nativas - a eles nossos sinceros agradecimentos. Todavia, a dedicação de um coletivo de pessoas do Campus e apoio expressivo da Direção Geral e Acadêmica (Prof. Agnaldo Santos e Prof. Thiago Trindade) tornaram possíveis atingir essa marca. A expectativa é, em médio prazo, dispormos de um ambiente mais verde, com mais ventilação (minimizando o calor), esteticamente mais bonito, embelezando ainda mais o nosso querido Campus do Sertão.

A TODOS/AS NOSSO MUITÍSSIMO OBRIGADO.

UFAL MAIS VERDE, ABRACE ESSA CAUSA!
UM PROJETO DE TODOS/AS