Professor do Campus do Sertão publica livro no exterior e é destaque internacional

O engenheiro formado pela Ufal fez doutorado nos Estados Unidos e retorna ao Brasil levando a experiência para o Campus do Sertão

24/05/2014 19h46 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h52

O livro publicado por uma editora alemã é a mais recente conquista do professor do Campus do Sertão, Márcio Cavalcante. Disponível nas maiores lojas virtuais do mundo, o livro publicado em inglês intitulado “Generalized Finite-Volume Micromechanics Theory” foi resultado da tese de doutorado do professor  na Universidade de Virgínia, Estados Unidos. A coautoria da obra é assinada por Marek-Jerzy Pindera, orientador de Márcio durante os 3 anos de doutoramento.

Já no mestrado realizado na Ufal, sob orientação do professor Severino Marques, ele deu início a um trabalho que chamou atenção do pesquisador Pindera. As pesquisas abordavam o comportamento termo-mecânico de materiais compósitos. Mas os planos de aprofundar o trabalho teve que ser adiado para começar outra fase importante da carreira: a docência. Em 2006, Márcio Cavalcante foi nomeado professor do Campus Arapiraca e quando a necessidade de outro título ficou em evidência, ele abriu mão de algumas coisas e partiu de Alagoas para alcançar novas possibilidades no exterior.

“Eu me sinto um privilegiado. Teve uma dose de sacrifício pessoal, porque toda ambição exige da gente sacrifício, mas o incentivo familiar e de colegas de trabalho foi muito importante nesse caminho”, lembrou Márcio. As escolhas acertadas logo renderam bons resultados. Entre mestrado e doutorado foram dezenas de publicações de artigos, dentre elas, 13 em revistas internacionais.

A compilação desses artigos que passaram pelo criterioso crivo de comissões editoriais das revistas foi o impulso para a tese de doutorado e a essência do livro. “Nós modificamos a metodologia empregada pelo grupo do professor Pindera na modelagem de materiais compósitos, que apresentam mais de um constituinte e um comportamento diferenciado dos materiais convencionais, a exemplo dos materiais reforçados por fibras de vidro ou carbono, como os utilizados na indústria aéreo espacial, porque são resistentes, bastante rígidos e ao mesmo tempo leves. Nossa contribuição foi mudar a metodologia, adicionamos uma flexibilidade que não tinha, descaracterizando a necessidade de usar elementos retangulares. O resultado foi poder modelar com maior eficiência e precisão o comportamento termomecânico destes materiais.”, explicou.

Os estudantes, engenheiros e cientistas interessados no trabalho desenvolvido pelo professor Márcio Cavalcante em parceria com Marek-Jerzy Pindera podem adquirir o livro em lojas virtuais.

Talento brasileiro

Com destaque na área, aos 35 anos, o jovem talento alagoano de Palmeira dos Índios não demorou muito para voltar às raízes. Ele recebe um incentivo do Programa Ciência sem Fronteiras para realizar suas pesquisas no Brasil. “O intuito dessa bolsa é atrair brasileiros que fizeram doutorado no exterior e muitas vezes ficam lá fora porque são convidados a trabalhar em grandes empresas. A finalidade é pegar essa turma que tem boa qualificação e trazê-los de volta ao Brasil para contribuir e passar a experiência para cá”, ressaltou Márcio.

Em solo nacional, o pesquisador retomou a paixão pela docência e foi aprovado no final de 2013 no concurso de professor da Ufal para o Campus do Sertão. Márcio Cavalcante ministra disciplinas na área de mecânica computacional nos cursos de Engenharia Civil e de Produção, além de ser professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Ufal, o mesmo onde deu os primeiros passos na pesquisa.

“Ter escolhido voltar para o Brasil e para a Ufal é, de certa forma, um sentimento de gratidão e também a vontade de trabalhar com aquelas pessoas que são referências para mim”, destacou o professor que, sem dúvidas, tem muito a contribuir.

Fonte: http://www.ufal.edu.br/noticias/2014/05/professor-do-campus-do-sertao-publica-livro-no-exterior-e-e-destaque-internacional