NOTA DA DIREÇÃO DO CAMPUS DO SERTÃO

Por mais respeito à educação e às pessoas

15/10/2018 19h30 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

É lamentável assistir às retaliações que a educação e as pessoas vêm sofrendo, nesses últimos meses, por parte de atitudes e ações oriundas de governos com perfis totalitários e repressores. Seja por meio de cortes orçamentários, medidas provisórias que suspendem investimentos na educação e nas pessoas, seja quanto às consequências de privatização da educação pública e de reformas trabalhista e previdenciária, seja na desvalorização das pessoas enquanto sujeitos sociais; isso, além de macular as pessoas, é um risco à permanência de um estado democrático de direito.

As eleições presidenciais vêm mostrando o quanto essas posturas ainda são presenciadas pelo país afora, posturas e comportamentos antidemocráticos, preconceituosos, homofóbicos, misóginos, que violentam e impedem os cidadãos e as cidadãs de terem seus direitos preservados e respeitados.

Por isso, nós, enquanto educadores e educadoras, no dia de hoje, destinado ao Dia do Professor e da Professora, devemos fazer, deste momento, um espaço de luta e resistência, um espaço no qual possamos ir de encontro a toda e qualquer violência sofrida pelas pessoas no Brasil, fazer deste dia um momento no qual busquemos a conservação e a preservação da liberdade política, religiosa de classe e de gênero, uma vez que, conforme Paulo Freire, o Professor e a Professora devem ser e existir “a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.”.

Não concordamos nem coadunamos com ideias fascistas, com governos autoritários, cuja centralidade se encontra na figura de um ditador. Somos contrários a todo e qualquer tipo de opressão. Acreditamos na pluralidade e no respeito total às pessoas, no desenvolvimento e no crescimento da nação, dos quais toda a população possa participar e colher frutos disso. Somos a favor, cada vez mais, da democratização do ensino público e da valorização e do respeito à classe docente.

Você, enquanto Professor ou Professora da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão (Sede e Unidade Acadêmica de Santana do Ipanema), tem nosso respeito e apreço por proporcionar à vida de tantas pessoas o crescimento pessoal e profissional, por comprovar que por meio da mediação do conhecimento nós, Professores e Professoras, mudamos os sujeitos, já que a “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” (FREIRE), mundo no qual todos e todas tenham preservados seus direitos, seus valores e culturas.

Nesta homenagem ao nosso dia, Professor e Professora, vimos também fazer o convite de continuarmos juntos essa luta e resistência por dias de luz, e não dias sombrios, dias nos quais possamos ser nós mesmos, educadores e educadoras que, por meio do ensino, da aprendizagem, da extensão e da pesquisa, buscam fazer as pessoas mais felizes.

Parabéns, Professor e Professora! Obrigados pela dedicação, empenho e respeito para com as pessoas do Campus do Sertão.

Delmiro Gouveia, 15 de outubro de 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS DO SERTÃO

Prof. Agnaldo José dos Santos (Diretor geral)

Prof. Thiago Trindade Matias (Diretor acadêmico)