II Seminário Abril Indígena promove reflexão acadêmica sobre a educação como espaço de saberes no sertão alagoano
O evento ocorrerá entre os dias 09 e 11 de abril no Campus do Sertão/Delmiro Gouveia.
- Atualizado em

Inserido no contexto do Abril Indígena, mês reconhecido nacionalmente pelas mobilizações em torno dos direitos e saberes dos povos originários, será realizado, no Campus do Sertão/Sede, nos dias 9, 10 e 11 de abril, o II Seminário Abril Indígena: Educação como Espaços de Saberes. O evento se configura como um importante espaço de articulação entre a universidade, comunidades indígenas e demais setores da sociedade civil.
Este ano completa oito décadas do marco histórico da luta dos povos indígenas das Américas, posteriormente se configurando como Abril Indígena, enquanto uma data de luta pela justiça social e reflexão sobre as suas culturas e direitos. Sendo assim, o evento “Seminário Abril Indígena do Oeste Alagoano” tem como pano de fundo refletir sobre a importância e o impacto desta data na tomada de consciência dos povos indígenas na sua relação com a sociedade como um todo.
A iniciativa é promovida pela Ufal – Campus do Sertão, em parceria com o Grupo de Estudos Oeste Alagoano: ampliando olhares (GEOAL), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai/AL-SE), o Curso de Especialização em História de Alagoas (Ifal/Maceió) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufal Sertão).
Com uma programação pautada por mesas-redondas, oficinas e atividades culturais, o evento contará com a presença de lideranças indígenas regionais e de pesquisadores que se dedicam ao estudo das questões indígenas, propiciando um ambiente acadêmico de debate e reflexão crítica sobre os desafios e avanços na relação entre educação e saberes indígenas.
O seminário tem como objetivo central fomentar o diálogo entre instituições acadêmicas e a sociedade, visando o fortalecimento da causa indígena como elemento fundamental na construção de um país democrático, plural e multiétnico. Além disso, busca evidenciar a importância da valorização dos conhecimentos tradicionais no espaço universitário, promovendo uma educação intercultural e inclusiva.
A realização do evento reforça o papel da universidade pública enquanto espaço de produção de conhecimento comprometido com as demandas sociais e históricas dos povos originários do Brasil. A Direção da Ufal – Campus Sertão expressa agradecimentos aos parceiros envolvidos e convida toda a comunidade acadêmica e local a participar das atividades.
Confira a programação!