Ideia Inovadora de Alunos do Campus do Sertão é 2ª colocada em Premiação Estadual

24/10/2017 13h15 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

Mais uma vez o Campus do Sertão se destaca no quesito inovação. No último dia 17 de outubro foi divulgado pela assessoria de comunicação do programa “Em Ação”, promovido pelo SEBRAE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas (SEDETUR), o resultado da seleção das 10 ideias mais inovadoras do estado. Dentre os finalistas estão seis alunos do campus do Sertão. A premiação, que ocorreu no dia seguinte, 18 de outubro, aconteceu no Centro de Cultura e Exposições Ruth Cardoso no Bairro de Jaraguá em Maceió-AL, e rendeu a uma ideia, submetida por uma equipe de alunos do alunos do Campus do Sertão, a 2ª colocação no concurso de ideias do Em Ação.

Tal ideia surgiu do projeto orientado pela professora Aline Maria Nogueira Pereira, e executado pelos discentes dos cursos de engenharia civil e de produção na disciplina de Seminário Integrador 2, tendo como objetivo a criação de um protótipo de um biodigestor de lixo orgânico para a produção de biogás para geração de energia. “Diante da falta de coleta seletiva, e de devido tratamento ao lixo orgânico na cidade de Delmiro Gouveia, uma ideia que promova a reutilização desses materiais que outrora eram descartados é de suma importância, bem como demonstra o papel da academia na sociedade sertaneja”, acrescentou a docente.

"Foi maravilhoso o que nos aconteceu. A sensação de ser selecionado entre as dez ideias finalistas foi inexplicável e muito gratificante. Foi tudo fruto de muito esforço, dedicação e do apoio, principalmente, da nossa orientadora, Prof.ª Aline Nogueira, do Diretor do Campus Sertão, Prof. Agnaldo Santos e do Prof. Victor Carvalho. A premiação nos incentiva a sempre buscar o conhecimento de uma maneira mais ampla, não se prendendo à sala de aula, mas indo além com ideias revolucionárias que podem mudar nossa realidade e, consequentemente, o mundo", registra o aluno Murilo Costa, da graduação Engenharia Civil, líder da equipe premiada.

A equipe será incubada na Incubal (localizada no Campus. A. C. Simões em Maceió), recebendo computadores e tablets, além do apoio necessário para dar início aos seus negócios.

EQUIPE PREMIADA

Murilo Lima Costa - Líder