Gestão do Campus do Sertão finalizou o ano de 2018 comemorando avanços na infraestrutura

02/01/2019 14h15 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

Mesmo em tempo de crise e cortes orçamentários para as universidades brasileiras, a Gestão do Campus do Sertão, em parceria com o Deputado Federal Paulão, conseguiu investimentos que asseguraram a compra de novos equipamentos para os laboratórios de ensino, de cursos do eixo tecnologia e educação, bem como a finalização da climatização de todas as salas do prédio de Delmiro e da Unidade Acadêmica de Santana do Ipanema. O deputado disponibilizou o valor de R$ 480.000,00 e firmou com a Direção do Campus a ajuda pelos próximos quatro anos de mandato.

No total, foram comprados mais de quarenta itens, como, por exemplo, o Conjunto de Magnetismo e Eletromagnetismo, o Conjunto de Acústica e Oscilações, o Gerador de Van de Graaf, a Prensa Eletro-hidráulica, o Viscosímetro Saybolt-Furol, o Aparelho de Vicat, o Esclerômetro e a Bigorna para o Esclerômetro, o Capacitor de placas paralelas, a Mini Usina de conversão fotovoltaica modular para o Laboratório de Elétrica e para o curso de Geografia o Microscópio de Polarização Trinocular e a Câmera, o Dispersor de solos, GPS portátil e Martelo Petrográfico, estes últimos ainda em processo de entrega, bem como os aparelhos de ar condicionado.

Segundo a Profa. Viviane Regina Costa, Coordenadora de Gestão Institucional (COGINST), a sinalização de novos auxílios financeiros já colocaram os diretores do Sertão, juntamente com sua equipe, em posição de planejamento para as futuras compras. As necessidades dos cursos de Delmiro e Santana serão levantadas e a elas aplicadas graus de prioridade para que sejam sanadas a cada disponibilização da emenda parlamentar.

O resultado dos investimentos, proporcionados pela parceria entre a Direção e o deputado, terá impacto significativo nas próximas avaliações dos cursos do Sertão que sempre tiveram suas menores notas na questão de infraestrutura. Da mesma forma, a estruturação dos laboratórios de ensino asseguram o pleno desenvolvimento das atividades práticas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos, proporcionando aos professores e aos(às) alunos(as) qualidade no ensino e na aprendizagem.

Os diretores do Campus do Sertão, professores Agnaldo José dos Santos e Thiago Trindade Matias, reafirmam, assim, seu compromisso com a comunidade acadêmica e agradecem a todos os envolvidos, direta e indiretamente, nesse processo de compras. O esforço de cada um foi fundamental para o êxito final.

Ao mesmo tempo em que desejam um Ano 2019 de muitas conquistas e realizações, mas, acima de tudo, de resistência em defesa da universidade pública, gratuita, autônoma e de qualidade.