Estudante de Engenharia de Produção do Campus do Sertão é aprovado em processo de intercâmbio

07/10/2017 18h45 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

Em 1902 Euclides da Cunha já escrevera que “o sertanejo é antes de tudo um forte”, e 115 anos depois Pedro Gustavo Lima, aluno do curso de Engenharia de Produção do Campus do Sertão, ratifica tão célebre frase obtendo êxito no processo de mobilidade acadêmica ofertado pela Universiti Brunei Darussalam (UBD). A Seleção contempla alunos de graduação de todas as áreas do conhecimento matriculados nas Universidades Associadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). A concorrência visava preencher 3 vagas ofertadas a 77 instituições associadas em território nacional.

Pedro Gustavo é aluno do 9° período do curso e, pela segunda vez o delmirense, é aprovado em um processo seletivo para intercâmbio em instituições estrangeiras, sendo bolsista durante os anos de 2013–2014 pelo Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, em Toronto no Canadá.

Das características do processo seletivo

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter acadêmico, científico e cultural, e de duração ilimitada, composta por uma rede de 77 instituições brasileiras de educação superior, fundada em 29 de outubro de 2008. Sua missão institucional é a de desenvolver relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas, e fomentar a internacionalização universitária por meio de programas, projetos e ações associadas à cooperação internacional. Estas atividades são executadas em parceria com organizações internacionais, universidades estrangeiras, redes universitárias e corpo governamental em um grande número de países. Nacionalmente, o GCUB é apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, entre outras instituições.

A Universiti Brunei Darussalam (UBD) foi fundada em 1985 enquanto a primeira universidade nacional de Brunei, e hoje é considerada uma das 400 melhores do mundo. Guiada por seus quatro valores centrais – pessoas, expertise, relevância e liderança – em 2009 a UBD implementou o Programa GenNext, que visa formar o aluno por meio do aprendizado pela experiência. Em todos os cursos oferecidos pela instituição, os estudantes passam o terceiro ano envolvidos em atividades de voluntariado, intercâmbio acadêmico ou estágio, fora do campus universitário.

O processo de seleção dos candidatos para o Programa de Mobilidade Acadêmica na Universiti Brunei Darussalam desenvolveu-se em 2 (duas) fases, ambas eliminatórias:

a) Primeira fase: verificação da consistência documental;

b) Segunda fase: análise do mérito das candidaturas: realizada por Comissão de Seleção, formada por três professores: doutores, assessores de relações internacionais e/ou coordenadores de programas internacionais, nomeados por Portaria específica, emitida pela Diretoria Executiva do GCUB.

Os candidatos aprovados na Primeira e na Segunda fase de seleção foram classificados, de acordo com a pontuação recebida, em ordem decrescente, e os três melhores colocados foram aprovados no Programa.

Do auxílio institucional

A Bolsa concedida pela Universiti Brunei Darussalam (UBD) isenta o aluno de todas as taxas de matrícula e mensalidades, contudo a Universidade não custeia despesas de visto, passaporte, passagens, alimentação e hospedagem. Deste modo, fica a cargo da Universidade Federal de Alagoas a contrapartida das passagens aéreas, bem como de uma bolsa para custear a estadia do discente naquele país. O trâmite para concessão deste auxílio encontra-se em análise.