Curso de LIBRAS Básico nível – I no Campus do Sertão UFAL em Delmiro Gouveia – AL

Coord. do projeto: Prof. Esp. Adeilson da Silva Alves. Projeto de extensão: Curso de Libras nível – I Estão abertas as inscrições para o curso de LIBRAS Nível I pelo SIGAA.

02/07/2018 16h06 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

Apresentação:

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua da comunidade surda do Brasil, reconhecida pela Lei 10.436/2002. Para diminuir as barreiras comunicativas existentes entre os ouvintes e as pessoas surdas, torna-se importante o ensino de Libras de forma comunicativa para ouvintes com conteúdos básicos de forma introdutória para facilitar a acessibilidade social do surdo.

Objetivos:

Conhecer a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, na comunicação com pessoa surda. Conduzir o aluno a produzir e compreender a Libras em nível básico.

Informações:

São disponibilizadas 35 vagas para o curso de Libras nível I. O curso será ministrado pelos professores: prof. Esp. Adeilson Alves e prof. Me. Cristiano Vilela. Haverá aulas práticas e teóricas. O horário do curso será em turno vespertino para público ouvinte.

As aulas terão início no dia 05 de julho de 2018 e acontecerão às quintas-feiras, um dia por semana, em regime presencial. O Horário das aulas será das 14 às 18 horas e a duração será entre 05/07/2018 a 27/09/2018. A Carga horária é de 50 horas e as aulas ocorrerão na UFAL no Campus do Sertão em Delmiro Gouveia – AL.

Em breve haverá curso de LIBRAS nível II no horário noturno.

As aulas serão teóricas e práticas, veja abaixo:

Conteúdo Teórico:

Apresentação (Regras do Curso);

O que é libras?

O surdo, o mudo, o deficiente auditivo e o surdo-cego;

A cultura surda e identidades surdas;

História dos surdos;

Legislação.

Conteúdo Pratico:

Alfabeto Manual (Datilologia);

Números;

Nome / batismo do sinal pessoal;

Expressão Facial (sentimento e emoção);

Cumprimento;

Sinais Animais;

Advérbio de tempo;

Saudações;

Dias da semana e Meses do Ano;

Vocabulário Relacionado (Dia em todos);

Contexto: Formal e Informal;

Sinais materiais escolares;

Numerais: cardinais, quantidades, ordinais, horas e valores;

Pronomes possessivos;

Pronomes pessoais;

Pronomes demonstrativos e Advérbios de lugar;

Verbos com negação em LIBRAS.

Inscrições:

• Inscrições: 02 de julho a 04 de julho de 2018, ou até acabarem as vagas;
  • Link: https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
  • Público-alvo interno: Discentes, Técnicos e Professores da UFAL.
  • Público-alvo externo: Comunidade em geral.
  • CURSO GRATUITO.