Campus do Sertão entra na programação do Ufal Conectada

Inscrições para os cursos são gratuitas

21/05/2020 13h26 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53
Programa é aberto a toda a comunidade, inscrições já estão abertas

Acompanhando as atividades do Ufal Conectada, o Campus do Sertão realiza uma série de webconferências no programa-evento Ufal Campus do Sertão Conectad@. Iniciativa da direção do Campus, junto com as coordenações de curso e do Núcleo Humanidades, o programa tem o objetivo de promover formação no contexto da graduação.

De acordo com o professor Thiago Trindade, diretor acadêmico do Campus do Sertão, o programa-evento Ufal Campus do Sertão Conectad@ é uma proposta que visa garantir, em especial aos alunos, uma formação continuada em tempos de isolamento social. “Não se trata de uma substituição das aulas presenciais por atividades EAD. É apenas um outro recurso possível para a formação de nossas estudantes e nossos estudantes”, explica.

As atividades estão acontecendo no site durante o período de isolamento social e englobam ensino, pesquisa e extensão, podendo ser acessadas por toda a comunidade acadêmica e externa. São cursos livres, minicursos, cursos, no âmbito da graduação; círculo de webconferências, cursos e eventos para a comunidade externa, elaboração de projetos científicos e artigos científicos, reuniões de grupo de pesquisa e orientações de TCC. Fique atento, as inscrições já estão disponíveis na página. Para cursos que ocorrerão em maio e junho, as inscrições vão de 19 a 23 de maio de 2020; para cursos que ocorrerão em julho e agosto, as inscrições vão de 8 a 12 de junho de 2020.

Além da oferta de cursos, haverá a promoção de projetos de extensão, como o Redação para o Enem - Mande bem na redação do Enem!, curso online destinado a estudantes da 3ª série do Ensino Médio e egressos de escolas estaduais do sertão alagoano, sob a coordenação de docentes do curso de Letras e Pedagogia do Campus do Sertão, além da colaboração de servidoras técnicas, a psicóloga e a assistente social, como também de discentes do Campus.

O professor Thiago ainda destaca que as atividades promovidas, em especial, os cursos e minicursos correspondem a atividades complementares a distância, e não a atividades letivas. Não há vínculo a nenhuma disciplina para o semestre letivo, logo a carga horária e a frequência desses cursos a distância não podem ser reaproveitadas para disciplinas do semestre, uma vez que, de acordo com Resolução n. 14, 2020-Consuni-Ufal, de 18 de março de 2020, o Calendário Acadêmico da Ufal está suspenso, por tempo indeterminado.