Campus do Sertão completa 9 anos de existência

15/03/2019 22h45 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53
Campus do Sertão

Após importantes debates com membros da comunidade local e com a Gestão da Universidade Federal de Alagoas, à época, e, muito embora, contrário ao desejo de alguns para a não implantação de um campus da UFAL, no interior, o sonho tornou-se realidade. Foi inaugurado, no dia 15 de março de 2010, o Campus do Sertão.

Fruto do processo de interiorização das universidades públicas, o Campus do Sertão, com Sede em Delmiro Gouveia e Unidade em Santana do Ipanema, passou a atender, em especial, à comunidade sertaneja, ofertando 8 cursos de graduação: Letras, História, Geografia, Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Ciências contábeis e Ciências econômicas.

A presença da Ufal no sertão alagoano trouxe melhores perspectivas para formação acadêmica da região, principalmente, para os/as jovens que concluem o ensino médio e que não têm condições de estudar em outros locais.

Atualmente o Campus do Sertão conta 1.638 alunos, 40 servidores técnicos, 102 professores e aproximadamente 40 colaboradores terceirizados.

Neste momento, surgem muitos desafios, no entanto, a Gestão local do Campus do Sertão, seja por meio de parcerias, emendas parlamentares e/ou convênios com órgãos públicos da região, busca trazer melhorias para a infraestrutura do Campus, mas também a qualificação de recursos humanos para o desenvolvimento da região.

Em nove anos de existência do Campus do Sertão, houve a possibilidade de formar centenas de alunos/as, proporcionando-lhes a realização de sonhos, aspirações e desejos de conclusão de um curso superior, em uma universidade pública.

Embora a conjuntura política não esteja favorável, o Campus do Sertão tem como perspectiva futura a inauguração da Sede da Unidade Educacional de Santana do Ipanema; criação de cursos de pós-graduação, causando mais impactos e desenvolvimento para a região; melhorias na assistência estudantil, com a abertura do Restaurante universitário, que já é uma realidade, e a construção de residência estudantil, assim como na viabilidade de melhores condições de trabalho para professores/as e servidores/as.

Assim sendo, a Gestão local do Campus do Sertão parabeniza toda comunidade acadêmica, alunos/as, servidores/as técnicos/as, professores/as e colaboradores/as terceirizados/as, pelos seus 9 anos de atuação, contribuindo na formação acadêmica e no desenvolvimento socioeconômico da região do sertão alagoano, tanto em Delmiro Gouveia quanto em Santana do Ipanema.

Desejamos, para os próximos anos, sucesso na consolidação do papel da universidade pública, que é ofertar ensino, pesquisa e extensão, mas, acima de tudo, mantermo-nos, nestes tempos, resistentes em defesa da universidade pública e gratuita.

Prof. Agnaldo José do Santos (Diretor geral)

Prof. Thiago Trindade Matias (Diretor acadêmico)

#seguimosjuntosnadirecaocerta