Campus do Sertão: 10 anos de luta, resistência, construção e socialização de saberes

15/03/2020 15h12 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

Criado no dia 15 de março de 2010, o Campus do Sertão, atualmente, em sua Sede, em Delmiro Gouveia, e em sua Unidade, em Santana do Ipanema, foi fruto do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que possibilitou uma nova expansão das universidades em todo o território brasileiro.

Em seus 10 anos de história, possibilitou o ingresso de cerca de 5.700 estudantes, oriundos do estado de Alagoas, mas também de outras cidades do país.

Durante esse período, foram centenas as ações de ensino, como também desenvolveu e vem desenvolvendo importantes ações de extensão. Vão-se mais de 300 ações, dentre projetos, programas, cursos, eventos. Veem-se, também, ações no âmbito da pesquisa, ao desenvolver mais de 50 projetos de iniciação científica, além de dezenas de participações como colaboradores na produção de ciência. Conta, também, com grupos de pesquisa e estudos ativos e atuantes, além de mais de 1.000 pesquisas concluídas pelos discentes.

Não podemos deixar de destacar as dezenas de egressos que ingressaram em programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), em universidades brasileiras e fora do país.

Tudo isso é a força do Campus do Sertão, é o compromisso da universidade pública brasileira com a sociedade, é o resultado do trabalho coletivo de todas e todos que fazem o Campus do Sertão, forte, comprometido, plural e resistente, nos dias de hoje, aos ataques à educação superior neste país.

A história do Campus do Sertão é uma história de luta e resistências. E assim o será pelos próximos anos.

Parabéns à comunidade acadêmica!

Agradecemos às/aos funcionárias/os terceirizadas/os, a todas/os as/os servidoras/es e às/aos estudantes que fazem deste espaço um lugar de produção do conhecimento, de respeito às diferenças e de socialização de saberes.

A Ufal é nossa!

O Campus do Sertão é nosso!

10 anos do Campus do Sertão: construindo saberes e resistências.

Prof. Agnaldo José dos Santos – Diretor geral
Prof. Thiago Trindade Matias – Diretor acadêmico