Regimento Interno
Regimento Interno PRIL.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CAMPUS DO SERTÃO
REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FOMENTO
E INDUÇÃO DA INOVAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA DE
PROFESSORES E DIRETORES ESCOLARES (PRIL – UFAL)
Delmiro Gouveia – AL, 2023
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CAMPUS DO SERTÃO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
Universidade Federal de Alagoas/Prograd
PORTARIA Nº 129, DE 07 DE JULHO DE 2023
O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Alagoas, usando da
competência que lhe foi delegada e tendo em vista o que consta no Processo
23065.019828/2023-87 resolve:
Art. 1º – Aprovar o Regimento Interno do Programa Institucional de Fomento
e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e
Diretores Escolares no âmbito da UFAL (PRIL – UFAL) na Sede no Campus
do Sertão em Delmiro Gouveia, Estado de Alagoas, mantido com recursos do
Edital 66/2021/SEB/MEC.
Art. 2º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 - Das Disposições Preliminares………………………………………..……….. 1
CAPÍTULO 2 - Da Estrutura………………………………………………………...……….…. 2
CAPITULO 3 - Do Organograma de Gestão...................................................................... 2
CAPÍTULO 4 - Dos Atos Legais........................................................................................... 3
CAPÍTULO 5 - Do Regime Acadêmico............................................................................... 3
CAPÍTULO 6 - Das Funções e Atribuições da Equipe Executora........................................ 4
CAPÍTULO 7 - Das Disposições Gerais e Transitórias........................................................ 5
Anexo 1 – Organograma………………………………………………..……………… (A1-1) 6
Anexo 2 -– Atos Legais………..…………………………………………………......... (A2-1) 7
Anexo 3 – INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 01/2023/PROGRAD/CAMPUS DO
SERTÃO/UFAL……………………………………………………………………….… (A3-1) 15
Anexo 4 – Atribuições dos Gestores…………………………….……………….... (A4-1) 21
Anexo 5 – Atribuições de Apoio Técnico, Tutorias e Monitorias……..….…… (A5-1) 26
CAPÍTULO 1
Das Disposições Preliminares
Art. 1º. Este Regimento Interno disciplina os aspectos gerais e comuns da estruturação e
do funcionamento do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da
Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares no âmbito da UFAL
(Pril/UFAL), sediado no Campus do Sertão em Delmiro Gouveia, Estado de Alagoas,
mantido com recursos do Edital 66/2021/SEB/MEC, cuja proposta foi submetido ao MEC.
em conjunto com a RESOLUÇÃO Nº 73/2021-CONSUNI/UFAL, de 21/10/2021,
culminando na aprovação da criação da Rede Nordeste/Sul, coordenado pela
Universidade Federal de Alagoas – UFAL em parceria com a Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade La Salle (UNILASALLE).
Paragrafo Único – Este Regimento interno está cumprindo com os objetivos institucionais
de acordo com o Art. 2º. do Estatuto Geral da UFAL:
Art.
2º.
São
objetivos
institucionais
da
UFAL:
I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito
científico e do pensamento reflexivo;
II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos
para a inserção em setores profissionais e para a participação no
desenvolvimento da sociedade brasileira, colaborando na sua
formação contínua;
III - incentivar o trabalho de pesquisa e a investigação científica,
visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e
difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do
homem e do meio em que vive;
IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos, e
técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o
saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de
comunicação;
V - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em
particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à
comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VI - promover a extensão, aberta à participação da população, visando
à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e
das pesquisas científicas geradas na instituição.
1
CAPÍTULO 2
Da Estrutura
Art. 2º. A UFAL é a instituição mantenedora do Pril com apoio financeiro obtido através do
Edital 66/2021/SEB/MEC, cuja sede do programa de acordo com os dados institucionais
do Quadro 1.
INSTITUIÇÃO MANTENEDORA
Quadro 1 – Instituição Mantenedora
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/CAMPUS DO SERTÃO
CNPJ: 24.464.109/0001-48
Endereço de execução do Programa
Local: Rodovia AL 145, Km 3,
nº 3849
Bairro: Cidade Universitária
CEP: 57480-000
Cidade: Delmiro Gouveia
Fone: 82 3214 1919
E-mail: secretaria@delmiro.ufal.br
UF: AL
Nome do Programa no âmbito da UFAL: Programa Institucional de Fomento e Indução
da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL
– UFAL)
Dados cadastrais na Fundepes: Código 1739 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E DIRETORES
Paragrafo Único – O Pril é um programa institucional da UFAL e se classifica como um
órgão de apoio administrativo e acadêmico às atividades universitárias do Campus do
Sertão.
CAPÍTULO 3
Do Organograma de Gestão
Art. 3º - O organograma de gestão adotado no Programa Institucional de Fomento e
Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores
Escolares (PRIL– UFAL), sediado no Campus do Sertão em Delmiro Gouveia segue o
formato hierárquico organizacional acadêmico administrativo, disposto no Anexo 01.
Parágrafo Único – Havendo necessidade, o Comitê Gestor poderá a qualquer tempo
atualizar os dados do organograma de gestão do Anexo 1.
Art. 4º. A estrutura administrativa e acadêmica do Pril/UFAL é formada pelo Comitê Gestor
que participa ativamente nas tomadas de decisões internas, pertinentes ao
desenvolvimento do Programa.
2
Art. 5º Compete ao Comitê Gestor do Programa Institucional de Fomento e Indução da
Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares planejar,
coordenar, acompanhar e avaliar as ações acadêmicas e administrativas relativas à
implantação dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras/Português
e Licenciatura em Ciências e demais ações, nos termos da Portaria 412 do MEC, de 17
de junho de 2021, e do Edital 66 da SEB/MEC, de 30 de setembro de 2021.
CAPÍTULO 4
Dos Atos Legais
Art. 6º. Os Atos Legais do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da
Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL – UFAL) são
determinados por ações administrativas do MEC, do Gabinete Reitoral/UFAL, do Consuni,
da Prograd e do Campus do Sertão.
Art. 7º. Os Atos Legais do Pril/UFAL estão apresentados no Anexo 2.
Parágrafo Único – Havendo necessidade, o Comitê Gestor poderá a qualquer tempo
atualizar os dados dos Atos Legais do Anexo 2.
CAPÍTULO 5
Do Regime Acadêmico
Art. 8º Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL – UFAL) oferece os cursos de
licenciaturas em Ciências (Ciências: Biologia, Física e Química), Letras-Português e
Pedagogia nas Universidades da Rede Nordeste-Sul UFAL/PUCRS/UNILASALLE/RS, a
ser desenvolvido nos exercícios 2021 a 2025, com recurso proveniente da Secretaria de
Educação Básica – SEB/MEC.
Art. 9º. Os cursos de licenciatura ofertados são abertos aos concluintes do ensino médio
ou portadores de diploma, classificados mediante editais de processo seletivo.
Art. 10º. Cada colegiado de curso pode desenvolver atividades de ensino pesquisa e
extensão em Rede ou dentro do próprio curso para os seus graduandos.
Art. 11º. O Regime acadêmico de cada Curso do PRIL deve cumprir um ciclo quadrianual
de 01/2022 a 12/2025, com ofertas semestrais de disciplinas em cumprimento ao
Regimento universitário de cada instituição da REDE Nordeste-SUL.
Art. 12º. No âmbito da UFAL, os cursos do PRIL devem seguir as formalidades do
Regimento Universitário, do Edital 66/SEB/MEC e da Instrução Normativa Conjunta nº
01/2023 PROGRAD/Campus do Sertão/UFAL que regulamenta internamente o
funcionamento do regime acadêmico, disposto no Anexo 03.
3
CAPÍTULO 6
Das Funções e Atribuições da Equipe Executora
Art. 13º - A designação e cada membro da Equipe Executora do Pril, com vínculo
institucional com a UFAL, é feita através de Portaria específica publicada pelo Reitor e/ou
pelo Diretor do Campus do Sertão com a respectiva autorização da chefia imediata.
§ 1º – A Equipe do Pril é formada pelo Comitê Gestor, constituído de docentes, pela
Equipe de Apoio Técnico, constituída por Técnicos Administrativos, ambos nomeados
através de portarias e por estudantes, tutotures e monitores nomeados através de editais
de seleção.
§ 2º – Fica estabelecida a Equipe do Comitê Gestor do Pril/UFAL através de portaria do
Reitor ou do Pro-Reitor de Graduação da UFAL.
§ 3º – Fica estabelecida a Equipe de Apoio Técnico do Pril/UFAL através de portaria da
Direção do Campus do Sertão, seguindo as orientações do Comitê Gestor.
§ 4º – Compete a Equipe do Pril/UFAL formada pelo Comitê Gestor e Equipe de Apoio
Técnico dar suporte técnico em gestão e logística das ações acadêmicas e
administrativas relativas à implantação e manutenção dos cursos de Licenciatura em
Ciências, Licenciatura em Letras-Português e Pedagogia e demais ações, nos termos da
Portaria 412 do MEC, de 17 de junho de 2021, e do Edital 66 da SEB/MEC, de 30 de
setembro de 2021.
§ 5º – Compete aos tutotures e monitores a execução de ações acadêmicas voltadas aos
estudantes matriculados nos cursos do Pril no Campus do Sertão.
§ 6º – Fica estabelecida uma carga horária de 12 horas semanais para os servidores
efetivos da Ufal docentes e técnicos que atuarem no Pril.
§ 7º – Fica estabelecida uma carga horária semanal flexível para os docentes que
atuarem como professores conteudistas, de acordo com a disciplina ministrada no Pril,
seguindo as orientações da coordenação do respectivo curso.
§ 8º – Fica estabelecida uma carga horária semanal de 12 horas para atividades de
tutores e monitores, seguindo as orientações da coordenação das tutorias e monitorias e
dos coordenadores de cursos no qual esteja lotado.
§ 9º – O Comitê Gestor pode a qualquer tempo autorizar a abertura de editais para
contratações de monitores, tutores e professores conteudistas para atender as
necessidades de carga horaria de atividades acadêmicas do Pril.
§ 10º – Cada membro da equipe do Pril está obrigado a prestar contas através entrega de
relatórios de atividades e/ou de folha de frequência com resumo das atividades
desenvolvidas mensalmente.
Art. 14º – As atribuições das funções desenvolvidas pela equipe executora, relativas às
ações de gestores, professores, tutores, monitores e pessoal efetivo de apoio técnico do
4
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL– UFAL) serão mostradas no
Anexo 4.
Parágrafo Único – Havendo necessidade, o Comitê Gestor poderá a qualquer tempo
atualizar os dados do Anexo 4.
Art. 15º. – As atribuições de funções desenvolvidas pelos servidores em atividades de
apoio técnico do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação
Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL/UFAL) serão mostradas em
dados do Anexo 5.
Parágrafo Único – Havendo necessidade, o Comitê Gestor poderá a qualquer tempo
atualizar os dados do Anexo 5.
CAPÍTULO 7
Das Disposições Gerais e Transitórias
Art. 16º. As disposições transitórias, em virtude do advento deste Regiemento, serão
definidas pelo Comitê Gestor, mediante comunicados e portarias especificas.
Art. 17º. Este Regimento Interno entrará em vigor na data de sua promulgação,
ficando revogadas as disposições em contrário.
Paragrafo Único – Havendo necessidade, o Comitê Gestor poderá atualizar a qualquer
tempo os dados desta Instrução Normativa.
Delmiro Gouveia – AL, 07 de Julho de 2023
5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de
Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Anexo 1 – Organograma
(Regimento do Pril/UFAL - Art. 3º)
A1-1
6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Anexo 2 - Atos Legais
(Regimento do Pril/UFAL – Art. 6º e 7º)
Quadro 2
Ordem
Natureza do Ato Legal relativa ao programa
Documentos legais
Portaria nº 412 de 17/06/2021.
01
Institui o Programa Institucional de
Fomento e Indução da Inovação da DOU - Publicado em: 18/06/2021 | Edição:
Formação Inicial Continuada de
113 | Seção: 1 | Página: 70. Órgão:
Professores e Diretores Escolares. Ministério da Educação/Gabinete do
Ministro.
02
Altera a Portaria MEC nº 412, de 17 Portaria nº 715 de 10/09/2021.
de junho de 2021, que institui o
Programa Institucional de Fomento DOU - Publicado em: 13/09/2021 | Edição:
e Indução da Inovação da
173 | Seção: 1 | Página: 42. Órgão:
Formação Inicial Continuada de
Ministério da Educação/Gabinete do
Professores e Diretores Escolares. Ministro.
03
Altera a Portaria MEC nº 412, de 17 Portaria Nº 811 de 14/10/2021.
de junho de 2021, que institui o
Programa Institucional de Fomento DOU - Publicado em: 15/10/2021 | Edição:
e Indução da Inovação da
195 | Seção: 1 | Página: 43. Órgão:
Formação Inicial Continuada de
Ministério da Educação/Gabinete do
Professores e Diretores Escolares. Ministro.
04
Edital 66/SEB/MEC de 30/09/2021.
Lei nº 9.394/1996, Lei nº 13.005/2014,
Decreto nº 8.752/2016, Decreto nº
10.195/2019, Resolução CNE/CP nº 2/2017,
Resolução CNE/CP nº 4/2018,
Chamada para apresentação de
Portaria MEC nº 882/2020, Parecer CNE/CP
propostas de cursos de Pedagogia, nº 14/2020, Portaria MEC/SEB nº 412, de
Matemática, Letras Português e
17/06/2021,
área de Ciências/Licenciatura
Processo nº 23000.021640/2021-91 e
Interdisciplinar.
Processo nº 23000.029298/2020-97.
DOU - Publicado em: 30/09/2021 | Edição:
186 | Seção: 3 | Página: 56. Órgão:
Ministério da Educação/Secretaria de
Educação Básica.
A2-1
7
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Ordem
Natureza do Ato Legal relativa ao programa
05
Aprova “Ad Referendum” os
RESOLUÇÃO Nº 73/2021-CONSUNI/UFAL,
projetos pedagógicos dos cursos de de 21/10/2021. SECS/UFAL.
licenciaturas em Ciências, LetrasPortuguês e Pedagogia, para
submissão de proposta institucional
em rede (UFAL-PUCRSUNILASALLE-Canoas), nos termos
do Edital 66/2021 da SEB/MEC.
06
07
Aprova Ad Referendum o PPC de
Licenciatura em Ciências;
PPC de Letras Português;
PPC de Pedagogia.
Aprovação da criação da Rede
UFAL-PUCRS-UNILASALLE/RS.
Documentos legais
DESPACHO N.º 59/2021 Direção-Geral do
Campus do Sertão/UFAL.Processo nº
23065.026206/2021-85 de 22/10/2021.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
Resultado do Edital 66/2021: Coordenadora
da Rede Nordeste/Sul: Universidade Federal
de Alagoas – UFAL. Parceiras: 1 -Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(PUCRS).
2 - Universidade La Salle (UNILASALLE).
DOU – Publicado 17/11/2021 | Edição: 215 |
Seção: 3 | Página: 55. Órgão: Ministério da
Educação/Secretaria de Educação Básica
08
Aprova o Despacho n.º 59/2021
Direção-Geral do Campus do
Sertão/UFAL.
Ata da 2ª Reunião Extraordinária do
Conselho Provisório do Campus do
Sertão/2021, de 25/11/2021. Processo nº
23065.026206/2021-85, cadastrado em
22/10/2021.
09
Designar os servidores para
exercerem a gestão do Termo de
Execução
Descentralizada (TED)
10778/SIMEC, referente ao
PRIL/UFAL/PUCRS/UNILASALLE/
RS, a ser desenvolvido nos
exercícios 2021 a 2025, com
recurso proveniente da Secretaria
de Educação Básica - SEB/MEC
Portaria nº 91 PROGINST/UFAL, de
09/12/2021.
Processo n° 23065.031331/2021-75 de
09/12/2021.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
10
Designa o Comitê Gestor do
Portaria nº 70 do Gabinete do Reitor, de
A2-1
8
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Ordem
Natureza do Ato Legal relativa ao programa
Documentos legais
Pril/UFAL.
10/02/2022.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
11
Designa a Equipe do Pril/UFAL.
Portaria nº 71 do Gabinete do Reitor, de
10/02/2022.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
12
Designa a Coordenação e ViceCoordenação do Pril/UFAL.
Portaria nº 72 do Gabinete do Reitor, de
10/02/2022.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
13
1º - Revogar Portaria 01/2022, de
10/03/2022, que designou a Equipe
de Apoio Técnico do PRIL/Campus Portaria nº 05, da Direção-Geral do Campus
dos Sertão/UFAL;
do Sertão, de 06/05/2022.
Atualização da Equipe do Pril pelo Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
Diretor-Geral do Campus do
Sertão.
14
Criação do Comitê de Articulação
da Formação Inicial Docente, da
Rede Nordeste-Sul de IES,
Pril/UFAL, nos termos da Portaria
412 do MEC, de 17 de junho de
2021, e do Edital 66 da SEB/MEC,
de 30 de setembro de 2021.
Portaria nº 334 do Gabinete do Reitor, de
26/05/2022.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
15
Retificar, em parte, a Portaria nº
70/GR-2022 de 10 de fevereiro de
2022, que
Portaria nº 1088 do Gabinete do Reitor, de
designou o Comitê Gestor do
04/10/2022.
Programa Institucional de Fomento
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
e Indução da Inovação da
Formação Inicial Continuada de
Professores e Diretores
16
Retificar, em parte, a Portaria nº
71/GR-2022 de 10 de fevereiro de
2022, que designou o Equipe
Pril/UFAL.
Portaria nº 1089 do Gabinete do Reitor, de
04/10/2022.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
17
Retificar, em parte, a Portaria nº
72/GR-2022 de 10 de fevereiro de
2022, que designou Coordenação
e a Vice-Coordenação do Comitê
Gestor do Pril/UFAL.
Portaria nº 1090 do Gabinete do Reitor, de
04/10/2022.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
A2-1
9
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Ordem
Natureza do Ato Legal relativa ao programa
18
Retificar, em parte, a Portaria nº
334/GR-2022 de 26 de maio de
Portaria nº 1091 do Gabinete do Reitor, de
2022 que designou o Comitê de
04/10/2022.
Articulação da Formação Inicial
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
Docente, da Rede Nordeste-Sul de
IES.
19
Designar os docentes do Núcleo
Docente
Estruturante (NDE), do Curso de
Graduação em Ciências/Pril,
Portaria nº 20, de 29/12/2021 do Pró-Reitor
Campus do
de Graduação/UFAL.
Sertão/UFAL.
Proc. Nº 23065.032651/2021-88.
Homologar os atos praticados pelo
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
referido NDE a partir de 21/10/2021
com mandato compreende o
período de 30/09/2021 a
30/09/2024.
20
Documentos legais
Designar os docentes do Núcleo
Docente
Estruturante (NDE), do Curso de
Graduação em
Letras-Português/Pril, Campus do Portaria nº 19, de 29/12/2021 do Pró-Reitor
Sertão/UFAL.
de Graduação/UFAL.
Homologar os atos praticados pelo Processo nº 23065.033012/2021-41.
referido NDE a partir de 21/10/2021 Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
com mandato compreende o
período de 30/09/2021 a
30/09/2024.
21
Designar os docentes do Núcleo
Docente Estruturante (NDE), do
Curso de Graduação em
Pedagogia/Pril, Campus do
Portaria nº 18, de 29/12/2021 do Pró-Reitor
Sertão/UFAL.
de Graduação/UFAL.
Homologar os atos praticados pelo Processo nº 23065.033013/2021-14.
referido NDE a partir de 21/10/2021 Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
com mandato compreende o
período de 30/09/2021 a
30/09/2024.
22
Acordo de cooperação técnica
A2-1
Acordo de Cooperação Técnica nº
10
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Ordem
23
Natureza do Ato Legal relativa ao programa
Documentos legais
entre a UFAL/Campus do Sertão e
prefeituras
32658/2021 que entre si celebram a
Universidade Federal de Alagoas e as
prefeituras municipais de: Água Branca;
Delmiro Gouveia; Inhapi; Olho D’Água do
Casado; Pariconha; Piranhas – Alagoas.
Processo 23065.032658/2021-93
Cadastrado em 22/12/2021.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
Processo Seletivo PRIL - UFAL
2021.2.
- Edital nº 03-2022 de 13/01/2022
COPEVE/PROGRAD/UFAL.
https://campusdosertao.ufal.br/institucional/
documentos/programa-institucional-defomento-e-inducao-da-inovacao-daformacao-inicial-continuada-de-professorese-diretores-escolares-pril-ufal/editais-deselecao/processo-seletivo-pril-ufal-2021-2edital-n-03-2022-1 .
Processo Seletivo Para Tutor
bolsista .
- Edital nº 04/2022 –
COPEVE/PROGRAD/UFAL, de 27/01/2022.
http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/
Processo%20Seletivo%20Tutor%20%20PRIL%20-%20UFAL%20-%20Edital
%20n.04-2022/Edital%20de%20Abertura
%20042022%20(Retif.%203101).pdf .
Processo Seletivo de monitores
bolsistas e voluntários.
EDITAL Nº 18/2022 – PROGRAD/UFAL, em
05/04/2022.
Processo Seletivo PRIL - UFAL
2021.2.
- Edital nº 11-2022 - Vagas Remanescentes.
Publicado em 10/03/2022, COPEVE/UFAL,
https://campusdosertao.ufal.br/institucional/
documentos/programa-institucional-defomento-e-inducao-da-inovacao-daformacao-inicial-continuada-de-professorese-diretores-escolares-pril-ufal/editais-deselecao/processo-seletivo-pril-ufal-2021-2edital-n-11-2022-vagas-remanescentes .
24
25
26
27
A2-1
Processo Seletivo PRIL - UFAL
2022.1
- Edital nº 31-2022 – Simplificado. Publicado
em 06/05/2022.
COPEVE/PROGRAD/UFAL,
https://campusdosertao.ufal.br/institucional/
11
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Ordem
Natureza do Ato Legal relativa ao programa
Documentos legais
documentos/programa-institucional-defomento-e-inducao-da-inovacao-daformacao-inicial-continuada-de-professorese-diretores-escolares-pril-ufal/editais-deselecao/processo-seletivo-pril-ufal-2022-1edital-n-31-2022-simplificado .
Retificado em: 30/05/2022 (subitens 7.1, 9.4
e 11.1):
http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/
Processo%20Seletivo%20PRIL%20%20UFAL%202022.1%20-%20Edital
%20n.31-2022%20-%20Simplificado/Edital
%20de%20Abertura%20-%20312022PROGRADUFAL%20(Retif.
%203052022).pdf .
28
Designar o Colegiado do Curso de
Graduação em Ciências
(Licenciatura) /Pril, Campus do
Sertão/UFAL.
Portaria nº 110 de 26/05/2022 do Pró-Reitor
de Graduação/UFAL.
Processo nº 23065.009500/2020-03.
29
Designar o Colegiado do Curso de
Graduação em Letras-Português
(Licenciatura)/Pril, Campus do
Sertão/UFAL.
Portaria nº 112 de 26/05/2022 do Pró-Reitor
de Graduação/UFAL.
Processo nº 23065.015471/2022-91.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
30
Designar o Colegiado do Curso de
Graduação em Pedagogia
(Licenciatura)/Pril, Campus do
Sertão/UFAL.
Portaria nº 111 de 26/05/2022 do Pró-Reitor
de Graduação/UFAL.
Processo nº 23065.015472/2022-64.
Boletim de Pessoal/Sipac/UFAL.
31
Processo Seletivo PRIL - UFAL
2022.2.
- Edital nº 57 -2022 - Transferência Externa.
Publicado em 05/09/2022.
PROGRAD/CAMPUS DO SERTÃO/UFAL,
https://campusdosertao.ufal.br/institucional/
documentos/programa-institucional-defomento-e-inducao-da-inovacao-daformacao-inicial-continuada-de-professorese-diretores-escolares-pril-ufal/editais-deselecao/processo-seletivo-pril-ufal-2022-2edital-n-57-2022-transferencia-externa .
32
Processo Seletivo PRIL - UFAL
- Edital nº 58 -2022 - Portador de Diploma e
A2-1
12
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Ordem
33
34
Natureza do Ato Legal relativa ao programa
Documentos legais
2022.2
Segunda Licenciatura. Publicado em
05/09/2022.
PROGRAD/CAMPUS DO SERTÃO/UFAL
https://campusdosertao.ufal.br/institucional/
documentos/programa-institucional-defomento-e-inducao-da-inovacao-daformacao-inicial-continuada-de-professorese-diretores-escolares-pril-ufal/editais-deselecao/processo-seletivo-de-portador-dediploma-e-segunda-licenciatura-2022 .
Processo Seletivo PRIL - UFAL
2022.2
- Edital nº 59-2022 – Reopção. Publicado em
05/09/2022.
PROGRAD/DRCA/CAMPUS DO
SERTÃO/UFAL
https://campusdosertao.ufal.br/institucional/
documentos/programa-institucional-defomento-e-inducao-da-inovacao-daformacao-inicial-continuada-de-professorese-diretores-escolares-pril-ufal/editais-deselecao/processo-seletivo-pril-ufal-2022-2edital-n-59-2022-reopcao .
Processo Seletivo para Monitor
bolsista.
- Edital nº 70/2022 – PROGRAD/UFAL, em
30/09/2022.
https://editais.ufal.br/graduacao/selecao-demonitoria-pril/selecao-de-monitoria-pril/view .
Edital nº 85 – Vagas remanescentes para o
semestre letivo 2023.1– Pril/UFAL – 2022,
de 01/12/22.
35
36
A2-1
Processo seletivo simplificado
IN - Instrução Normativa Conjunta
nº 01/2023 PROGRAD/CAMPUS
PROGRAD/CAMPUS DO SERTÃO/UFAL
https://campusdosertao.ufal.br/institucional/
documentos/programa-institucional-defomento-e-inducao-da-inovacao-daformacao-inicial-continuada-de-professorese-diretores-escolares-pril-ufal/editais-deselecao/processo-seletivo-simplificado-devagas-remanescentes-para-o-semestreletivo-2023-12013-pril-ufal-2022 .
Campus do Sertão/PROGRAD/UFAL.
13
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Ordem
Natureza do Ato Legal relativa ao programa
Documentos legais
do SERTÃO/UFAL.
37
A2-1
Aprova o Regimento Interno do
Programa Institucional de Fomento
e Indução da Inovação da Portaria nº 129 PROGRAD/UFAL de 07 de
Formação Inicial Continuada de julho de 2023.
Professores e Diretores Escolares
(PRIL – UFAL).
14
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Ins tucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Con nuada de
Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Anexo 3 - INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 01/2023/PROGRAD/CAMPUS DO SERTÃO/UFAL
(Regimento do Pril/UFAL – Art. 12º)
INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 01/2023/PROGRAD/CAMPUS DO SERTÃO/UFAL
Ins tui e regulamenta o funcionamento do Regime
Acadêmico nos Cursos de Graduação do Programa
Ins tucional de Fomento e Indução da Inovação da
Formação Inicial Con nuada de Professores e
Diretores Escolares (PRIL – UFAL).
CONSIDERANDO a necessidade da adaptação do regime acadêmico frente à proposta do Programa
Ins tucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Con nuada de Professores e
Diretores Escolares (PRIL - UFAL), criado por meio do Edital SEB/MEC nº 66/2021;
CONSIDERANDO os aspectos acadêmicos necessários à dinâmica das normas referentes à
organização e funcionamento dos cursos de graduação do Programa Ins tucional de Fomento e
Indução da Inovação da Formação Inicial Con nuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL UFAL);
CONSIDERANDO o compromisso da Universidade com a formação de profissionais capacitados para
a sociedade e com o atendimento quan ta vo e qualita vo da demanda social, incluindo suas
especificidades;
CONSIDERANDO as Resoluções Resolução Nº 25/2005 - CEPE, de 26 de outubro de 2005 que ins tui
e regulamenta o funcionamento do Regime Acadêmico Semestral nos Cursos de Graduação da UFAL,
a par r do ano le vo de 2006 e a Resolução Nº 69/2010 - CONSUNI que modifica disposi vos da
resolução nº 25/2005- CEPE/UFAL, que regulamenta o regime acadêmico dos cursos de graduação
da UFAL.
CONSIDERANDO Resolução CNE/CES nº 7/2018, Estabelece as Diretrizes para a Extensão na
Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova
o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.
CONSIDERANDO a Resolução no. 04/2018 – CONSUNI/UFAL, de 19 de fevereiro de 2018, que
regulamenta as ações de Extensão como componente curricular obrigatório nos Projetos
Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFAL;
A3-1
15
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
CONSIDERANDO a Portaria nº 2.177, de 6 de dezembro de 2019 que dispõe sobre a oferta de carga
horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por
Ins tuições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e ins tui a
Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
RESOLVEM:
Art 1º - Regulamentar o Regime Acadêmico dos cursos do Programa Ins tucional de Fomento e
Indução da Inovação da Formação Inicial Con nuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL –
UFAL) no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, criado por meio do Edital SEB/MEC
nº 66/2021.
Art. 2º - A programação acadêmica terá como base o semestre le vo de 100 (cem) dias de trabalho
escolar efe vo, dividida entre a vidades presenciais e remotas, de acordo com o que determina a
Portaria nº 2.177, de 6 de dezembro de 2019.
§ 1º - Os sábados ficam definidos como dias le vos, para a realização das a vidades presenciais.
§ 2º - A oferta acadêmica deverá ser efe vada pelos Colegiados dos Cursos.
§ 3º - Cada turma funcionará separadamente, observado o seu horário específico, e a execução
diária das a vidades didá cas.
Art. 3º - O aluno fará o cumprimento da matriz curricular através da seguinte dinâmica acadêmica:
I - FLUXO PADRÃO: matriculados em disciplinas e outros componentes curriculares obrigatórios,
organizados em períodos semestrais, conforme definido nos Projetos Pedagógicos dos Cursos;
II - FLUXO INDIVIDUAL: matriculados em disciplinas constantes da matriz curricular, respeitados os
pré-requisitos estabelecidos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.
§ 1º - Vivenciarão o Fluxo Padrão os alunos ingressantes e os que lograram aprovação em todas as
disciplinas do período anterior.
§ 2º - Vivenciarão o Fluxo Individual os alunos que não lograram aprovação em todas as disciplinas
do período anterior.
§ 3º - Não será permi do o trancamento de matrícula para os estudantes dos cursos pertencentes
ao PRIL - UFAL - Campus do Sertão, por se tratar de um programa com prazo es pulado para o seu
término, desta forma, o estudante deverá finalizar sua graduação em 04 anos.
§ 4º - A matrícula em disciplinas de aluno que vivencia o Fluxo Individual será acompanhada pelo
Colegiado de Curso que obje vará sua volta ao Fluxo Padrão.
§ 5º - Os cursos realizarão a vidades que promovam o retorno dos estudantes ao fluxo padrão, ao
final de cada semestre, como: cursos de férias, turmas de tutoria e cursos de reintegração.
A3-1
16
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
§ 6º - Cursos de reintegração são cursos ofertados para os discentes reprovados por média e/ou por
falta, ou ainda que ingressaram nos cursos do PRIL-UFAL após o seu início, para oportunizar aos
discentes a possibilidade de conclusão das disciplinas do período em que se encontram e assim
permanecer no fluxo padrão.
§ 7º - Será permi do aos estudantes do PRIL cursar as disciplinas reprovadas, nos cursos regulares
do Campus do Sertão, por meio de vagas remanescentes.
§ 8º - Em qualquer situação, a constatação da impossibilidade de integralização da matriz curricular
no prazo previsto no PPC e nas regras do programa, implicará no desligamento automá co da UFAL,
não havendo a possibilidade de prorrogação do curso.
Art 4º - Em casos de reprovação de menos de 15 (dez) alunos, o Colegiado do Curso deverá organizar
um programa de tutoria no qual o aluno será matriculado, e designará um professor para
acompanhar e avaliar o aluno, sem a necessidade da formação de uma turma convencional.
§ 1º - Este procedimento de tutoria não se aplica a alunos reprovados por falta ou desistentes,
cabendo a análise do Colegiado de Curso caso de alunos que não ob veram pontuação mínima
suficiente para ir à prova final.
Parágrafo Único - Nestas condições a situação do aluno será acompanhada pelo Colegiado do Curso,
considerando-se também o desempenho docente.
Art. 5º - O regime de aprovação do aluno em cada disciplina será efe vado mediante a apuração:
I - da frequência às a vidades didá cas;
II - do rendimento escolar.
Art. 6º - Será considerado reprovado por falta o aluno que não comparecer a mais de 25% (vinte e
cinco por cento) das a vidades didá cas realizadas no semestre le vo.
§ 1º – O Cômputo da frequência discente será de no mínimo 75% e poderá ser baseado na
entrega/execução de a vidades assíncronas previstas pelo/a docente no plano de ensino e na
par cipação nas a vidades síncronas;
§ 2º – As a vidades não presenciais deverão ocorrer de forma síncrona e assíncrona, por meio da
u lização de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação (TICs), preferencialmente
pela(s) plataforma(s) adotada(s) pela UFAL:
I - A vidades síncronas são aquelas que demandam a par cipação dos/as estudantes e docentes, no
mesmo ambiente virtual, conectados/as simultaneamente por meio de webconferências, chats,
grupo de discussão e ferramentas de reuniões virtuais.
II – A vidades assíncronas são aquelas que dispensam a conexão simultânea entre docentes e
estudantes, por meio de espaços como fóruns, estudos individualizados, construção de resenhas ou
resumos, leituras de textos, ar gos, livros, resolução de lista de exercícios ou lista de discussão,
videoaulas, podcast, entre outras.
§ 3º Deve ser observado o tempo de aula previsto para o desenvolvimento das a vidades síncronas
e assíncronas, de acordo com a demanda de a vidades/ações a serem desenvolvidas pelos/as
estudantes e conforme especificado no Plano de Ensino do/a docente.
A3-1
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
§ 4º – O abono, compensação de faltas ou dispensa de frequência, só será permi do nos casos
especiais previstos nos termos do Decreto-Lei nº 1.044 (21/10/1969), Decreto-Lei nº 6.202
(17/04/1975) e no Regimento Geral da UFAL.
DA AVALIAÇÃO
Art. 7º - A avaliação do rendimento escolar se dará através de:
(a) Avaliação Bimestral (AB), em número de 02 (duas) por semestre le vo;
(b) Prova Final (PF), quando for o caso;
(c) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
(d) A vidades Curriculares de Extensão.
§ 1º – Somente poderão ser realizadas a vidades de avaliação, inclusive prova final, após a
divulgação antecipada de, pelo menos, 48 (quarenta e oito) horas, das notas ob das pelo aluno em
avaliações anteriores.
§ 2º - O aluno terá direito de acesso aos instrumentos e critérios de avaliação e, no prazo de 02
(dois) dias úteis após a divulgação de cada resultado, poderá solicitar revisão da correção de sua
avaliação, por uma comissão de professores designada pelo Colegiado do Curso.
Art. 8º - Será também considerado, para efeito de avaliação, o Estágio Curricular Obrigatório,
quando previsto no PPC.
Art. 9º - Cada Avaliação Bimestral (AB) deverá ser limitada, sempre que possível, aos conteúdos
desenvolvidos no respec vo bimestre e será resultante de mais de 01 (um) instrumento de
avaliação, tais como: provas escritas e provas prá cas, além de outras opções como provas orais,
seminários, experiências clínicas, estudos de caso, com ênfase na avaliação con nuada e uso das
metodologias a vas (gamificação, sala inver da, trabalhos em grupo, auto avaliação, avaliação
forma va), a vidades prá cas em qualquer campo u lizado no processo de aprendizagem.
§ 1º - Em cada bimestre, o aluno que ver deixado de cumprir 01 (um) ou mais dos instrumentos de
avaliação terá a sua nota, na Avaliação Bimestral (AB) respec va, calculada considerando-se a média
das avaliações programadas e efe vadas pela disciplina.
§ 2º - Em cada disciplina, o aluno que alcançar nota inferior a 7,0 (sete) em uma das 02 (duas)
Avaliações Bimestrais, terá direito, no final do semestre le vo, a ser reavaliado naquela em que
obteve menor pontuação, prevalecendo, neste caso, a maior nota.
Art. 10 - A Nota Final (NF) das Avaliações Bimestrais será a média aritmé ca, apurada até
centésimos, das notas das 02 (duas) Avaliações Bimestrais.
§ 1º - Será aprovado, livre de prova final, o aluno que alcançar Nota Final (NF) das Avaliações
Bimestrais, igual ou superior a 7,00 (sete).
A3-1
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
§ 2º - Estará automa camente reprovado o aluno cuja Nota Final (NF) das Avaliações Bimestrais for
inferior a 5,00 (cinco).
Art. 11 - O aluno que ob ver Nota Final (NF) das Avaliações Bimestrais igual ou superior a 5,00
(cinco) e inferior a 7,00 (sete), terá direito a prestar a Prova Final (PF).
Parágrafo Único - A Prova Final (PF) abrangerá todo o conteúdo da disciplina ministrada e será
realizada no término do semestre le vo, em época posterior às reavaliações, conforme o Calendário
Acadêmico do PRIL.
Art. 12 - Será considerado aprovado, após a realização da Prova Final (PF), em cada disciplina, o
aluno que alcançar média final igual ou superior a 5,5 (cinco inteiros e cinco décimos).
Parágrafo Único - O cálculo para a obtenção da média final é a média ponderada da Nota Final (NF)
das Avaliações Bimestrais, com peso 6 (seis), e da nota da Prova Final (PF), com peso 4 (quatro).
Art. 13 - Terá direito a uma segunda chamada o aluno que, não tendo comparecido à Prova Final
(PF), comprove impedimento legal ou mo vo de doença, devendo requerê-la ao respec vo
Colegiado do Curso no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a realização da prova.
Parágrafo Único - A Prova Final, em segunda chamada, realizar-se-á até 05 (cinco) dias após a
realização da primeira chamada, onde prevalecerá o mesmo critério disposto no Parágrafo único do
Art. 13.
Art. 14 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório em todos os
Projetos Pedagógicos dos Cursos do PRIL, assumindo a seguinte conformação:
I - O TCC não se cons tui como disciplina, não tendo, portanto, carga horária fixa semanal, sendo sua
carga horária total prevista no PPC e computada para a integralização do Curso.
II - A matrícula no TCC se dará automa camente a par r do período previsto no Projeto Pedagógico
do Curso para a sua elaboração, não tendo número limitado de vagas, nem sendo necessária a
realização de sua matrícula específica no Sistema Acadêmico.
III - A avaliação do TCC será realizada através de 01 (uma) única nota, dada após a entrega do
trabalho defini vo, sendo considerada a nota mínima 7,0 (sete), nas condições previstas no PPC.
Art. 15 - As A vidades Curriculares de Extensão (ACE), serão avaliadas conforme os critérios
definidos no Programa Integralizado de Extensão (PIEx), explicitado no Projeto Pedagógico do Curso.
DA MATRÍCULA INSTITUCIONAL
Art. 16 - A matrícula dos alunos ingressante no PRI, via Processo Sele vo, deverá ser efe vada pela
COPEVE e/ou CRCA - Campus do Sertão.
Art. 17 - O candidato aprovado e classificado no Processo Sele vo que não se apresentar para a
matrícula ins tucional no prazo definido, ou que não apresentar a documentação exigida nos termos
do Edital de Convocação, será considerado desistente.
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CAMPUS SERTÃO
DA MATRÍCULA ACADÊMICA
Art. 18 - Todo aluno de graduação do PRIL deverá, em cada semestre le vo, a par r do segundo
semestre do curso, de acordo com o calendário acadêmico previsto, efetuar sua matrícula acadêmica
no sistema eletrônico de dados.
Parágrafo Único - A matrícula se dará nas disciplinas do período a que o aluno ver direito,
observado o ar go 3º desta Resolução, acrescido das disciplinas ele vas disponibilizadas para o
período.
Art. 19 - O aluno que não efetuar a sua matrícula no tempo especificado deverá, no período de
ajuste definido no calendário acadêmico, comparecer à Coordenação do Curso para efetuá-la.
§ 1º Não será matriculado no semestre le vo correspondente, o aluno que não fizer matrícula no
sistema eletrônico de dados e deixar de comparecer à Coordenação de Curso no período de ajuste.
§ 2º Será permi da a efe vação de matrícula mediante procuração.
DO BLOQUEIO DE MATRÍCULA E DO DESLIGAMENTO DA UFAL
Art. 20 - Terá o seu registro de matrícula suspenso, e será, em consequência, bloqueado no Sistema
Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, o aluno que:
I - Deixar de efetuar a matrícula em 01 (um) semestre le vo;
II - For reprovado por falta em todas as disciplinas em que es ver matriculado por 01 (um) semestre.
Art. 21 - Terá o seu registro de matrícula cancelado e consequentemente será desligado da
Universidade Federal de Alagoas, não sendo permi da a sua rematrícula, o aluno que:
I - Ultrapassar o tempo máximo de integralização do curso;
II - Apresentar o coeficiente de rendimento no semestre, inferior a 3,0 (três), em 03 (três) semestres
consecu vos;
III - Não comparecer para efe var a sua matrícula em 01 (um) semestre le vo, consecu vos ou não.
Art. 22 - Os casos omissos serão resolvidos pela Prograd/Campus do Sertão, ouvido o Colegiado do
Curso.
Art. 23 - Esta Instrução Norma va entra em vigor nesta data.
Prograd/Campus do Sertão/UFAL, 07 de julho de 2023.
Amauri da Silva Barros
Pró-Reitor de Graduação
PROGRAD/UFAL
Thiago Trindade Ma as
Diretor Geral
CAMPUS DO SERTÃO/UFAL
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada
de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Anexo 4 - Atribuições dos Gestores
(Regimento do Pril/UFAL – Art. 14º)
Quadro 3
Gestores - Carga horária: 12h semanais
Função
Atribuições
Produtos
-Pautas de reuniões.
-Reuniões do Comitê
-Liderar as ações de planejamento e coordenação das Gestor e da Rede
atividades acadêmicas e administrativas do Pril, em
NE-S.
articulação com toda equipe de gestão do Campus do -Agenda de visitas do
Sertão e Ufal.
MEC.
Presidente/
-Articular com as Coordenações Institucionais da
-Recepção da Equipe
Coordenação Rede Nordeste-Sul (NE-S) as ações de planejamento, do MEC.
Institucional
execução e monitoramento do Pril.
-Agenda de visitas às
da Rede
-Colaborar nas demandas acadêmicas dos cursos,
universidades da Rede
NE-S
com base no perfil de formação/atuação e diálogo com NE-S.
a equipe de gestão.
-Visitas às
-Fazer pelo menos uma visita bimestral ao Campus do universidades da Rede
Sertão.
NE-S.
-Pautar e agendar reuniões do Comitê Gestor do Pril. -Relatórios de gestão
-Assinar listas de frequência dos bolsistas como
do Pril.
Coordenador.
-Listas de frequências
dos bolsistas.
-Fazer a Gestão Administrativa do Pril no Campus do -Agenda de reuniões
Coordenação Sertão.
do Comitê Gestor.
de Articulação -Articular com as diversas UAs/Campus/Setores a
-Articulação de pautas
da Rede
seção de docentes e servidores que atuam no Pril.
de reuniões com a
NE-S
-Colaborar nas demandas acadêmicas dos Cursos,
Rede NE-S.
com base no perfil de formação/atuação e diálogo com -Agendamento de
a equipe de gestão.
visitas do MEC.
-Calcular a carga horaria de docentes e seu cômputo -Recepção da Equipe
de bolsas de ensino.
do MEC.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Função
Atribuições
Produtos
-Assinar listas de frequência dos bolsistas como
Coordenador.
-Enviar folhas de pagamento de bolsistas.
-Visitar as universidades da Rede NE-S.
-Relatórios de gestão
do Pril.
-Folhas de pagamento
de bolsistas.
-Listas de frequência
dos bolsistas.
-Agenda de visitas às
universidades da Rede
NE-S.
-Visitas às
universidades da Rede
NE-S.
Computo de carga
horaria dos docentes.
-Fazer a articulação entre as Coordenações dos
-Relatórios
Cursos da Rede NE-S e a SEB/MEC.
institucionais do Pril à
-Coordenar os processos das entregas de Relatórios a SEB/MEC.
SEB/MEC
-Processo de matrícula
-Organizar a pasta com os diversos documentos do
de estudantes.
Pril
-Editais do Pril junto à
-Colaborar nas demandas acadêmicas dos Cursos,
Prograd/Ufal.
com base no perfil de formação/atuação e diálogo com -Portarias do Pril
a equipe de gestão.
-Driver do Pril.
-Articular o processo Editais de entrada de estudantes -Agenda de visitas
no Pril.
periódicas ao
Coordenação
-Fazer pelo menos uma visita bimestral ao Campus do Programa, na sede em
de Articulação
Sertão.
Delmiro Gouveia.
Adjunta
-Entregar os relatórios institucionais do Pril à
-Visitas às
SEB/MEC.
universidades da Rede
-Dar suporte ao processo de matrícula de estudantes. do Pril/UFAL.
-Publicar editais do Pril junto à Prograd/Ufal.
-Listas de frequência
-Fazer gestão do Driver do Pril.
dos bolsistas.
-Visitas periódicos à Programa na sede em Delmiro
Gouveia.
-Visitas às universidades da Rede do Pril/UFAL.
-Assinar listas de frequência dos bolsistas como
Coordenador.
-Visitar as universidades da Rede NE-S.
-Elaborar proposta do Calendário Acadêmico.
-Calendário Acadêmico
Coordenação -Acompanhar o desenvolvimento do fluxo do do Pril.
Acadêmica
Calendário Acadêmico modular/semestral.
-Atualização dos PPCs
-Coordenar as etapas de matrícula dos estudantes dos cursos do Pril.
junto às demais instâncias do processo seletivo e do -Eventos em Rede.
A4-2
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Função
Atribuições
Produtos
sistema acadêmico da UFAL.
-Promover junto às coordenações dos cursos eventos
acadêmicos nos cursos e interinstitucional.
-Coordenar adequação do regimento acadêmico para -Aulas inaugurais dos
o funcionamento dos cursos.
inícios dos semestres
-Acompanhar os ajustes e atualização dos PPCs dos letivos.
cursos junto aos técnicos e coordenações dos cursos. -Processo de matrícula
- Colaborar nas demandas acadêmicas dos Cursos,
de estudantes.
com base no perfil de formação/atuação e diálogo com -Editais do Pril junto à
a equipe de gestão.
Prograd/Ufal.
-Articular o processo Editais de entrada de estudantes -Visitas às
no Pril.
universidades da Rede
-Fazer pelo menos uma visita bimestral ao Campus do do Pril/UFAL.
Sertão.
-Elaborar proposta do Calendário Acadêmico.
-Acompanhar o desenvolvimento do fluxo do
Calendário Acadêmico modular/semestral.
-Calendário Acadêmico
-Coordenar as etapas de matrícula dos estudantes do Pril.
junto às demais instâncias do processo seletivo e do -Atualização dos PPCs
Supervisão
sistema acadêmico da UFAL.
dos cursos do Pril.
Acadêmica/
-Promover junto às coordenações dos cursos eventos -Eventos em Rede.
Vice
acadêmicos nos cursos e interinstitucional.
-Aulas inaugurais dos
Coordenação -Coordenar adequação do regimento acadêmico para inícios dos semestres
Acadêmica
o funcionamento dos cursos.
letivos.
-Acompanhar os ajustes e atualização dos PPCs dos -Visitas as
cursos junto aos técnicos e coordenações dos cursos. universidades da Rede
-Colaborar nas demandas acadêmicas dos cursos,
NE-S.
com base no perfil de formação/atuação e diálogo com
a equipe de gestão.
-Observar as instruções do Regimento da Ufal reativo
às atribuições dos Colegiados de Curso e também
do/a Coordenador/a.
-Ações permanentes
-Observar as novas atribuições nessa proposta híbrida
na Coordenação do
do Pril.
Curso de Ciências.
-Colaborar com as demandas acadêmicas do Curso,
Coordenação
com base no perfil de formação/atuação e
de Ciências
entendimentos com a equipe de gestão.
-Visitas às
-Colaborar com a elaboração de normativos
universidades da Rede
acadêmicos do Pril
NE-S.
-Fazer atendimentos durantes as atividades dos
encontros/aulas presenciais do Pril no Campus do
Sertão.
A4-3
23
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Função
Atribuições
Produtos
-Observar as instruções do Regimento da Ufal reativo
às atribuições dos Colegiados de Curso e também
do/a Coordenador/a.
-Observar as novas atribuições nessa proposta
híbrida do Pril.
Coordenação
-Colaborar com as demandas acadêmicas do Curso,
de Letras
com base no perfil de formação/atuação e
entendimentos com a equipe de gestão.
-Fazer atendimentos durantes as atividades dos
encontros/aulas presenciais do Pril no Campus do
Sertão.
-Ações permanentes
na Coordenação do
Curso de LetrasPortuguês.
-Visitas às
universidades da Rede
NE-S.
-Observar as instruções do Regimento da Ufal reativo
às atribuições dos Colegiados de Curso e também
do/a Coordenador/a.
-Observar as novas atribuições nessa proposta híbrida -Ações permanentes
do Pril.
na Coordenação do
- Colaborar com as demandas acadêmicas do Curso, Curso de Pedagogia.
Coordenação
com base no perfil de formação/atuação e
de Pedagogia
entendimentos com a equipe de gestão.
-Visitas às
-Colaborar com a elaboração de normativos universidades da Rede
acadêmicos do Pril.
NE-S.
-Fazer atendimentos durantes as atividades dos
encontros/aulas presenciais do Pril no Campus do
Sertão.
Professores
Carga horária de a cordo com o cômputo de carga horaria de disciplina
Função
Professor
(Conteudista
e Regente)
A4-4
Atribuições
Produtos
- Elaborar e/ou Selecionar materiais didáticos
adequados (Curadoria) para a disciplina.
- Disponibilizar os materiais didáticos(arquivos pdf ou
doc. world, vídeos, áudios, podcast, etc) no Moodle e
outras ferramentas de comunicação autorizadas pela
Coordenação do Curso.
- Completar a CH semanal da disciplina com
atividades na modalidade EaD (no máximo 40% por
disciplina EaD com atividades síncronas e
assíncronas)
- Preparar ao Plano de Ensino e de Tutoria da
Disciplina
- Acompanhar as atividades dos tutores e monitores
-Planos de cursos.
-Planos de tutorias.
-Ministrar aulas.
-Pagelas das turmas
de disciplinas.
-Ambiente AVA.
-Materiais didáticos.
-Frequências dos
alunos.
24
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CAMPUS SERTÃO
Função
Atribuições
Produtos
- Cumprir as demais atribuições previstas no
Regimento Acadêmico da Ufal.
A4-5
25
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Anexo 5 – Atribuições de Apoio Técnico, Tutorias e Monitorias
(Regimento do Pril/UFAL – Art. 15º)
Quadro 4 – Apoio técnico
Apoio técnico - Carga horária: 12h semanais
Apoiadores permanentes
Função
Atribuições
Produtos
-Pagamentos de diárias e
de auxílio estudantil junto
à Fundepes.
-Assessoramento em diárias e passagens,
prestação de contas, relatórios, Secretariado
Executivo do Pril, -Relações Interinstitucionais,
gestão e controle da documentação formal do
Secretaria Executiva
PRIL (ofícios, convites, circulares, frequências,
etc), controle e arquivo de atas das reuniões de
gestão.
Secretaria
Financeira
Secretaria
Acadêmica
A5-1
-Atas das reuniões,
ofícios, convites e
circulares.
Acompanhar frequência
de estudantes que
recebem auxílio
transporte.
-Comunicações oficiais
entre o Programa e a
Fundepes.
-Folha de pagamento de
-Atividades relacionadas às finanças, empenhos,
bolsistas.
pagamentos, gestão de contrato, convênios,
-Cadastro de bolsistas na
prestação de contas, envio documentos e dados
Fundepes.
para cadastro de bolsistas na Fundepes,
-Contrato com a
acompanhamento e fiscalização financeira.
Fundepes.
-Cadastrar os bolsistas no Sistema da
-Gestão do contrato
Fundepes.
Ufal/Fundepes.
Fiscalizar o contrato com a Fundepes.
-Gestão acadêmica, acompanhamento dos
-Relatórios do Sie web.
cursos, avaliação, capacitação de professores, -Cronograma com de
técnicos e discentes, relatórios acadêmicos,
capacitações.
atividades motivacionais, ações de permanência -Redução da taxa de
estudantil.
evasão.
-Elaborar e executar editais de entrada de
-Matrícula de estudantes.
26
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CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Apoio técnico - Carga horária: 12h semanais
estudantes junto a Prograd/Ufal. Gestão em
processo de matricula de estudantes.
-Acompanhar as taxas de evasão e retenção
-Editais do Pril junto a
junto à Gestão Acadêmica dos cursos.
Prograd/Ufal.
-Colaborar junto às coordenações dos cursos e
-Relatórios acadêmicos.
coordenação de tutoria com o desenvolvimento
-Divulgação do Pril na
e
acompanhamento
das
atividades
página do Campus e nas
acadêmicas/aulas.
redes sociais.
-Elaboração de relatórios acadêmicos.
-Atualizações dos PPCs.
-Interlocução na publicização da página da web
do Campus quanto às informações relacionadas
ao curso: atualização do PPC e eventos.
Setor de logística,
compras e serviços
-Gestão administrativa, logística de transporte.
-Realizar processos de compras de pela
Fundepes, prestação de contas.
-Logística de transporte
de professores transporte.
-Requisições de
transportes
-Compras de
suprimentos.
-Relatórios de compras.
-Secretariar o respectivo curso (Ciências, Letras,
ou Pedagogia).
-Acompanhar
as
avaliações
do
MEC, -Projetos pedagógicos do
preenchimento e envio de formulários de curso.
avaliação com o coordenador do curso, -Formulários de
digitação de atas de reuniões colegiadas e de avaliações do MEC.
gestão, dar suporte pedagógico sobre questões -Ata das reuniões com as
Secretariado/
de cumprimento das resoluções da UFAL e do coordenações.
Dar suporte ao CC e NDE
Ciências
MEC, documentação e arquivamento, visitas
periódicas para acompanhamento presencial sobre os relatórios
-Minutas de Editais.
dos cursos.
-Acompanhar as taxas de evasão e retenção -Relatórios de evasão.
-Divulgação do Pril na
junto à Gestão Acadêmica dos cursos.
-Colaborar junto às coordenações dos cursos e página do Campus e nas
coordenação de tutoria com o desenvolvimento redes sociais.
e
acompanhamento
das
atividades -Atualizações dos PPCs.
acadêmicas/aulas.
-Interlocução na publicização na página da web
do Campus quanto às informações relacionadas
ao curso: atualização do PPC, eventos.
Secretariado/Letras -Colaborar com a elaboração de normativos
acadêmicos do Pril.
A5-1
27
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Apoio técnico - Carga horária: 12h semanais
Secretariado/
Pedagogia Reitoria
Laboratório de
Informática/MDTIC
-Visitar o Campus nos horários de aulas
presenciais para acompanhamento
-Atualizar os projetos pedagógicos do Curso.
-Redigir Ata das reuniões com as coordenações.
-Dar suporte ao CC e NDE sobre os relatórios.
-Apoio técnico na elaboração de minutas de
Editais.
Acompanhamento, cadastro, apoio logístico de
internet, apoio em MDTIC, suporte técnico em
informática.
-Serviços do Setor do NTI
-Interlocução na publicização na página da web para atividades do Pril.
do Campus quanto às informações relacionadas
ao curso: atualização do PPC, eventos.
- Empréstimo e recebimento de livros, suporte
A5-1
28
-Serviços do Setor da
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Apoio técnico - Carga horária: 12h semanais
técnico, atendimento na biblioteca.
- Sugerir a aquisição de livros e periódicos.
Biblioteca/Campus
- Apoiar as Coordenações de Cursos nas
do Sertão
diversas demandas relativas a utilização do
acervo bibliográfico.
-Atendimento aos estudantes nas ações da
Secretaria de Curso: Declarações, abertura de
processos administrativos para demandas
estudantis, inserir dados do Pril na página do
Campus.
Secretaria de
Cursos
Restaurante
Universitário - RU
-Declarações dos
estudantes, aberturas de
processos Sipac para
estudantes e servidores.
-Apoio pedagógico. Atividades motivacionais:
-Inserção de dados na
ações de permanência estudantil, ações
página do site.
esportivas.
-Acompanhar as taxas de evasão e retenção
-Redução da evasão
junto à Gestão Acadêmica dos cursos.
estudantil.
-Coordenação da equipe de serviços do
Restaurante Universitário; Articulação com a
Proest para atendimento das demandas do
PRIL.
-Funcionamento do RU
-Atendimento à comunidade universitária com
para atividades do Pril.
espaço de convivência, integrando as ações de
saúde, alimentação e lazer. Fornecimento de
jantar nas sextas à noite e almoço aos sábados
para estudantes, servidores e terceirizados.
Total de apoiadores permanentes - Apoio Técnico: 11.
A5-1
Biblioteca nas atividades
do Pril.
29
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Quadro 5 - Apoio técnico temporário
Apoio técnico - Carga horária: 12h semanais
Apoio Técnico – temporário (de acordo com a demanda)
Função
Brinquedoteca
Atribuições
Produtos
- Dar apoio acadêmico nas práticas de
disciplinas que utilizam a Brinquedoteca.
- Dar apoio acadêmico nas práticas de
Laboratório de
disciplinas que utilizam laboratórios de
Ciências Biológicas Ciências Biológicas.
Laboratório de
Física
Laboratório de
Química
-Serviços do Setor
Laboratório de Ciências
Biológicas.
- Dar apoio acadêmico nas práticas de
-Serviços do Setor
disciplinas que utilizam o Laboratório de Física. Laboratório de Física.
- Dar apoio acadêmico nas práticas de
Serviços do Setor
disciplinas que utilizam laboratórios de Química. Laboratório de Química.
- Dar apoio administrativo às coordenações do
Pril na elaboração de documentos, tramitação
Arquivo do Campus de processos e fluxos em geral.
do Sertão
-Arquivamento de documentos de forma digital
e física.
Total apoiadores técnicos temporários: 05.
A5-1
-Serviços do Setor
Brinquedoteca.
30
-Serviços documentais do
setor de arquivo.
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CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Quadro 6 – Apoio Técnico – Suporte técnico às coordenações
Apoio técnico - Carga horária: 12h semanais
Suporte técnico às coordenações - Apoio permanente
Função
Assessoria técnica
em
Administração de
recurso humanos
Coordenação de
Tutoria e Monitoria
A5-1
Atribuições
Produtos
- Dar apoio administrativo as Coordenações do
Pril na elaboração de documentos, tramitação
de processos e fluxos em geral.
-Portarias do Pril.
- Atuar junto a Proginst, DCF, Fundepes e
-Compras de suprimentos
demais setores nas demandas administrativas e de capital.
do Pril.
-Prestação de contas
- Apoiar a equipe nos processos de compras,
contas da execução de
contratos, etc.
serviços de pessoa
- Colaborar nas demandas
jurídica.
acadêmicas dos Cursos, com base no perfil de -Relatórios de gestão do
formação/atuação e diálogo com a equipe de
Pril.
gestão.
-Relatório de frequências
- Fazer pelo menos uma visita bimestral ao
dos bolsistas do Pril.
Campus do Sertão.
-Frequências de bolsistas
-Elaborar de folhas de frequência de bolsas de docentes e técnicos.
docentes e técnicos.
-Coletar assinaturas de frequências de bolsistas
docentes e técnicos.
-Coordenar Tutorias e Monitorias (processo
-Reuniões com os tutores.
seletivo de monitores, editais, distribuição e
-Editais de monitoria e
controle de documentos de inscrição).
tutoria.
-Elaborar de Planos de Monitoria e Tutoria
-Seleção , monitoramento
semestralmente, juntamente com os/as
da situação dos tutores.
professores/as orientadores/as.
-Relatórios e
-Elaborar Relatórios de seleções.
acompanhamentos dos
-Convocar selecionados, prestar suporte técnico
editais.
e acompanhar frequência. -Solicitar o
-Frequências de monitores
pagamento das bolsas de monitoria e tutoria ao
e tutores.
Coordenador Institucional do Pril/UFAL,
Relatórios de monitorias e
enviando a ele os documentos necessários para
tutorias.
cadastro na Fundepes. Prestação de contas,
Certificação de monitoria e
avaliação, acompanhamento, visitas periódicas
tutorias.
para acompanhamento presencial monitores e
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CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Apoio técnico - Carga horária: 12h semanais
tutores.
-No
caso
dos/as
monitores/as,
enviar
mensalmente suas frequências à comissão de
monitoria da Prograd.
Recepção
dos relatórios
de
monitoria
elaborados pelos/as monitores/as com a
orientação
dos/as
professores/as
orientadores/as.
-Solicitar os certificados dos/as monitores/as e
dos/as orientadores/as à Prograd.
-Realizar juntamente às coordenações dos
cursos avaliações periódicas do trabalho
realizado pelos/as monitores/as e tutores/as.
-Divulgar para os/às monitores/as e tutores/as
os eventos realizados pelo Pril/UFAL, os
convidando ou convocando para participarem.
-Acompanhar as taxas de evasão e retenção
junto à Gestão Acadêmica dos cursos.
-Colaborar junto às coordenações dos cursos
com o desenvolvimento e acompanhamento
das atividades acadêmicas/aulas.
- Acompanhar a publicização na página da web
do Campus às informações relacionadas aos
cursos: atualização do PPC, eventos.
- Colaborar com a elaboração de normativos
acadêmicos do Pril.
- Fazer visita mensal ao Campus do Sertão.
Total de apoiadores permanentes – Suporte técnicos às coordenações: 02.
A5-1
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CAMPUS SERTÃO
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial
Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL/UFAL
Quadro 7 – Tutorias
Monitorias - Carga horária: 12h semanais
Suporte acadêmico às disciplinas - Tutorias e monitorias
Função
Quant. Atribuições
Produtos
Tutoria online
Tutoria online do curso de
Ciências
02
Tutoria online do curso de
Letras
02
-Dar suporte acadêmicos aos
-Tutoria online.
estudantes em nas disciplinas com
tutoria online do respectivo curso
-Tutoria online.
Tutoria online do curso de
Pedagogia
02
-Cumprir o Plano de Tutoria da
disciplina.
-Tutoria online.
Total de tutores: 06
Quadro 8 – Monitorias
Monitorias - Carga horária: 12h semanais
Suporte acadêmico às disciplinas - Tutorias e monitorias
Função
Atribuições
Produtos
Monitorias presenciais
-Atendimento de
monitoria de TICs
e disciplinas.
Monitoria presencial do curso de
Ciências
-Dar suporte técnicos e acadêmico -Atendimento de
aos estudantes em TIC e em
monitoria de TICs
Monitoria presencial do Curso de Letras
disciplinas
e disciplinas.
-Atendimento de
monitoria de TICs
e disciplinas.
Monitoria presencial do curso de
Pedagogia
Total de monitores: 03
A5-1
33
