08 DE MARÇO – O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES É DIA DE LUTA!

 

Embora haja uma apropriação comercial e política desta data por parte do comércio de governos de plantão, o dia 08 de março, não é uma data festiva, nem tão pouco um dia para vender e comprar produtos. Há ainda muitos problemas como desigualdade salarial, misoginia, feminicídios, dominação e opressão patriarcal sobre o corpo feminino, no que tange à maternidade, prazer, trabalho entre outras esferas, e é exatamente por isso que não o 08 de março é um dia para lutar, marchar, movimentar a poeira conservadora, opressora e machista que reforça e reproduz a exploração e o rebaixamento do valor da força de trabalho feminina. Uma simples flor lilás, distribuída nas empresas, não deve nos iludir, um simples comercial das empresas de cosméticos não deve nos iludir, um simples discurso político não deve nos iludir, pois não muda a nossa realidade, não nos destitui da condição de desigualdade por gênero.

A própria origem do 08 de março é operária, significa o dia internacional da mulher trabalhadora, remete à luta das mulheres por direitos. No dia 23 de fevereiro (que corresponde ao nosso 08 de março) na Rússia, as mulheres fizeram greve, criaram uma jornada de manifestações e marcharam por pão e paz, denunciando as injustiças, a exploração e a opressão patriarcal. A entrada das mulheres no trabalho operário, marca o início da sua organização e a sua luta foi o estopim para a revolução russa de 1917.

Hoje, o 08 de março significa a luta da mulher negra, pobre e LGBTQIAP+, que está na base da produção e reprodução social do capital, seja por gerar a nova força de trabalho, seja por aliviar a força de trabalho masculina das pressões do sistema produtivo, seja por liberar outras mulheres burguesas de trabalhos mais degradantes. Na atualidade, falar em feminismo é falar da mulher negra, pobre e LGBTQIAP+, é denunciar as condições degradantes nas quais elas se encontram, é lembrar que elas: lideram os índices de feminicídios; os índices de analfabetismo; os índices de menores salários; os índices de morte na pandemia entre outros. Se hoje há políticas públicas para elas, não é por privilégio ou concessão, é resultado de suas lutas do passado e do tempo presente.

Hoje o NUDES e o GENIR, homenageiam o dia internacional da mulher como mais um dia de luta e de reverência às mulheres de ontem de hoje que lideram o movimento, entendendo que há muitas formas de luta, organizações e coletivos e todas estas formas são necessárias e bem-vindas, desde que estejam ao lado dos interesses da mulher trabalhadora, da mulher desempregada, da mulher que excluída de toda forma de amparo social. Não compartilhamos o 08 de março com as mulheres burguesas e suas bandeiras opressoras que nos divide, nos segrega e nos explora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *