QUEM SOMOS
A história do NUDES se confunde com a história do Campus do Sertão, em 2010 as professoras Ana Cristina Conceição Santos e Mônica Regina Nascimento dos Santos lançaram projetos de extensão sob o Edital Òde Ayé voltado aos alunos cotistas e resolveram juntar as ações. Daí surgiu a ideia de constituir um núcleo temático de estudos e pesquisas na área. Desde então, as atividades tomaram proporções bem mais amplas.
O NUDES, por meio dos projetos do Pró-identidade, tem como linha central de investigação a relação entre educação e diversidade e promove discussões a partir dos eixos educação e diversidade étnica, sexual e de gênero no sertão alagoano.
Discutir essas diversidades no sertão alagoano implica em buscar conhecer a realidade local, suas especificidades e potencialidades, sem perder de vista sua relação com a realidade social e a produção do gênero humano.
As ações do NUDES se inspiram na educação contextualizada, na diversidade do bioma caatinga e na produção sustentável da vida material para a promoção de atividades: programa, projetos, cursos e eventos, voltados ao desenvolvimento humano, mas, tendo como chão as experiências das comunidades tradicionais da região: indígena, quilombola, ribeirinha, ciganas, terreiros de candomblé, entre outras. O desenvolvimento econômico e social da região defendido pelo NUDES se assenta, também, numa educação que estimule a convivência com o semiárido e que respeite a diversidade cultural.
A Universidade Federal de Alagoas, por meio do NUDES, aposta na formação de profissionais qualificados e capazes de produzir conhecimentos nos diversos campos do saber e de modo contextualizado, para alcançar o desenvolvimento econômico e social da região que passa pelo desenvolvimento das comunidades tradicionais e pelo respeito às suas especificidades.
O sertão alagoano apresenta uma vasta diversidade político-cultural a importantes grupos como o GLADs (Grupo de Gays e Lésbicas de Delmiro Gouveia), o Rosas Libertárias, o grupo cultural Abi Axé Egbê e diversos outros grupos de atuação cultural, religiosa, feminista e científica que vêm amadurecendo na região a discussão sobre esses temas.
O NUDES, com suas ações, contribui para que a Universidade possa assumir o compromisso social de dar o suporte acadêmico científico necessário às escolas de seu campus vicinal, para que estas tenham condições de inserir em seus currículos conteúdo técnico e tecnológico atualizado. Em se tratando do contexto do semiárido, é fundamental discutir o ambiente local e contribuir para o desenvolvimento da comunidade pela valorização da agricultura familiar, do trabalho do campo e das potencialidades do sertão de modo contextualizado, com foco para as comunidades quilombolas e indígenas.