-
Profa. Msc. Adriana Deodato Costa
Docente do Centro de Educação da UFAL. Pedagoga e Mestre em Educação pelo PPGE/CEDU/UFAL. Atualmente, é Vice-Coordenadora do NUDES e estuda a área de Políticas Educacionais e Formação e Profissionalização Docente e questões de Gênero.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1255535640681913
-
Profa. Dra. Ana Cristina Conceição Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão. Nessa instituição, exerceu a coordenação do curso de Pedagogia de 2017 a 2019, além de ter coordenado o Observatório da Diversidade Étnico-Racial, Gênero e Sexualidades (PIBIC/NUDES/UFAL) no período de 2017 a 2019. Também coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para o curso de Pedagogia (Pibid Pedagogia/MEC-CAPES) no período de 2017 a 2019 e desde 2024 até o presente momento. É professora pesquisadora do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES). Experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Democrática e Ensino-Aprendizagem, tendo como principais temas de atuação a formação de professores, relações raciais, relações de gênero, sexualidades e movimentos de mulheres negras.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/0129621604933538
-
Prof. Msc. Cristiano das Neves Vilela
Possui graduação em Pedagogia, especialização em Libras, aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela UFSM e Mestrado em Educação pela UFS. É professor na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus do Sertão. É doutorando em Estudos da Criança - Educação Especial na Universidade do Minho, Portugal. Tem interesse nas temáticas de educação de Surdos, Libras, interiorização da Língua de Sinais e Surdos que vivem distantes dos grandes centros urbanos.
http://lattes.cnpq.br/5030445399459958
-
Profa. Dra. Maria Aparecida Silva
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2011). Pós Doutorado na Universidad Nacional de Tres de Febrero- UNTREF-Buenos Aires- Argentina (2020). Membro do NUPE- Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão e do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN) da Faculdade de Ciências e Letras- (UNESP)- Campus de Araraquara. Pesquisadora filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)- ABPN. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas- UFAL/ Campus Sertão. Vice - coordenadora do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES)- UFAL- Campus Sertão. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando nos seguintes temas: mulher negra, relação étnico-racial, relação de gênero.
https://lattes.cnpq.br/8439918844022185
-
Profa. Dra. Marilza Pavezi
Licenciada em Pedagogia e especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999/2000). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Participa como pesquisadora no GPPEPE - Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Práticas Educativas, da UEPG na Linha de Pesquisa "Políticas Educacionais: formulação, implementação e impacto."; e no NUDES - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano, da Ufal - Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Atuou como professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de abril/2008 a junho/2009. Exerceu o cargo de diretora de unidade escolar da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa no período de 2004 a abril de 2010. É Professora Adjunta da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DO SERTÃO desde maio/2010, atuando na área da gestão educacional. Atuou como Professora Formadora pela Capes/UAB nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional I e II, na Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2012 e 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Gestão Educacional.
http://lattes.cnpq.br/0029682565822157
-
Profa. Dra. Mônica Regina Nascimento dos Santos
Doutorado em Serviço Social pelo PPGSS/UFAL, Mestrado em Educação Brasileira pelo PPGE/UFAL, Especialização em Educação Infantil pela UNEAL, Graduação em Pedagogia/UFAL.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Organização da Educação Básica e Profissão Docente. Desenvolve pesquisas sobre A interseccionalidade das desigualdades sociais. Coordenadora do GENIR (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Igualdade e Reprodução Social) que faz parte do NUDES (Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano), cadastrado no CNPq., atuando principalmente nos seguintes temas: igualdade social, gênero, relações étnico raciais, Estado, direitos humanos, reprodução social. Membra do Conselho Editorial da Editora ITA - Instituto do Trabalho Associado.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4479385817803155
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4587-6036
-
Prof. Dr. Odair Barbosa de Moraes
Doutor em Engenharia Civil, área de concentração Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1997). Acadêmico Convidado da ETH-Zurich em 2016, atuando junto ao grupo WohnForum (Habitação).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5600137317327250
-
Prof. Dr. Rafael de Oliveira Rodrigues
Possui doutorado em Antropologia Social - UFSC (2017); Mestrado em Antropologia Social - UFSC (2011) e Graduação em Ciências Sociais - UFPE (2009). É professor Adjunto III do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e editor gerente da Revista Mundaú. Pesquisa antropologia das sociedades contemporâneas, dinâmicas urbanas, patrimônio cultural, memória e museologia social.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0401378145119525
-
Profa. Dra. Rosangela da Silva
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Campus Araraquara. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Municípios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Toledo. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Toledo. Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Campus Sertão. Tem experiência na área de Pensamento Social e Político Brasileiro, Políticas Públicas, democracia, e ensino de sociologia. Membro do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano. Membro do Grupo de Pesquisa Democracia e desenvolvimento.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9850822168106987

Profa. Msc. Adriana Deodato Costa
Docente do Centro de Educação da UFAL. Pedagoga e Mestre em Educação pelo PPGE/CEDU/UFAL. Atualmente, é Vice-Coordenadora do NUDES e estuda a área de Políticas Educacionais e Formação e Profissionalização Docente e questões de Gênero.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1255535640681913

Profa. Dra. Ana Cristina Conceição Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão. Nessa instituição, exerceu a coordenação do curso de Pedagogia de 2017 a 2019, além de ter coordenado o Observatório da Diversidade Étnico-Racial, Gênero e Sexualidades (PIBIC/NUDES/UFAL) no período de 2017 a 2019. Também coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para o curso de Pedagogia (Pibid Pedagogia/MEC-CAPES) no período de 2017 a 2019 e desde 2024 até o presente momento. É professora pesquisadora do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES). Experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Democrática e Ensino-Aprendizagem, tendo como principais temas de atuação a formação de professores, relações raciais, relações de gênero, sexualidades e movimentos de mulheres negras.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/0129621604933538

Prof. Msc. Cristiano das Neves Vilela
Possui graduação em Pedagogia, especialização em Libras, aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela UFSM e Mestrado em Educação pela UFS. É professor na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus do Sertão. É doutorando em Estudos da Criança - Educação Especial na Universidade do Minho, Portugal. Tem interesse nas temáticas de educação de Surdos, Libras, interiorização da Língua de Sinais e Surdos que vivem distantes dos grandes centros urbanos.
http://lattes.cnpq.br/5030445399459958

Profa. Dra. Maria Aparecida Silva
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2011). Pós Doutorado na Universidad Nacional de Tres de Febrero- UNTREF-Buenos Aires- Argentina (2020). Membro do NUPE- Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão e do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN) da Faculdade de Ciências e Letras- (UNESP)- Campus de Araraquara. Pesquisadora filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)- ABPN. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas- UFAL/ Campus Sertão. Vice - coordenadora do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES)- UFAL- Campus Sertão. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando nos seguintes temas: mulher negra, relação étnico-racial, relação de gênero.
https://lattes.cnpq.br/8439918844022185

Profa. Dra. Marilza Pavezi
Licenciada em Pedagogia e especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999/2000). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Participa como pesquisadora no GPPEPE - Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Práticas Educativas, da UEPG na Linha de Pesquisa "Políticas Educacionais: formulação, implementação e impacto."; e no NUDES - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano, da Ufal - Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Atuou como professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de abril/2008 a junho/2009. Exerceu o cargo de diretora de unidade escolar da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa no período de 2004 a abril de 2010. É Professora Adjunta da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DO SERTÃO desde maio/2010, atuando na área da gestão educacional. Atuou como Professora Formadora pela Capes/UAB nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional I e II, na Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2012 e 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Gestão Educacional.
http://lattes.cnpq.br/0029682565822157

Profa. Dra. Mônica Regina Nascimento dos Santos
Doutorado em Serviço Social pelo PPGSS/UFAL, Mestrado em Educação Brasileira pelo PPGE/UFAL, Especialização em Educação Infantil pela UNEAL, Graduação em Pedagogia/UFAL.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Organização da Educação Básica e Profissão Docente. Desenvolve pesquisas sobre A interseccionalidade das desigualdades sociais. Coordenadora do GENIR (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Igualdade e Reprodução Social) que faz parte do NUDES (Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano), cadastrado no CNPq., atuando principalmente nos seguintes temas: igualdade social, gênero, relações étnico raciais, Estado, direitos humanos, reprodução social. Membra do Conselho Editorial da Editora ITA - Instituto do Trabalho Associado.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4479385817803155
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4587-6036

Prof. Dr. Odair Barbosa de Moraes
Doutor em Engenharia Civil, área de concentração Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1997). Acadêmico Convidado da ETH-Zurich em 2016, atuando junto ao grupo WohnForum (Habitação).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5600137317327250

Prof. Dr. Rafael de Oliveira Rodrigues
Possui doutorado em Antropologia Social - UFSC (2017); Mestrado em Antropologia Social - UFSC (2011) e Graduação em Ciências Sociais - UFPE (2009). É professor Adjunto III do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e editor gerente da Revista Mundaú. Pesquisa antropologia das sociedades contemporâneas, dinâmicas urbanas, patrimônio cultural, memória e museologia social.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0401378145119525

Profa. Dra. Rosangela da Silva
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Campus Araraquara. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Municípios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Toledo. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Toledo. Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Campus Sertão. Tem experiência na área de Pensamento Social e Político Brasileiro, Políticas Públicas, democracia, e ensino de sociologia. Membro do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano. Membro do Grupo de Pesquisa Democracia e desenvolvimento.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9850822168106987