Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI): o olhar das crianças de comunidades tradicionais.

Projeto de extensão. Considerando que historicamente pesquisas e ações extensionistas focadas na infância têm sido direcionadas majoritariamente para infâncias urbanas, o GLEI volta sua ação extensionista para as infâncias indígenas e quilombolas do Alto Sertão alagoano. O objetivo é construir parceria entre a UFAL e comunidades indígenas e quilombolas da região, abordando especificamente suas infâncias. As ações do grupo contam com apoio financeiro. São envolvidos participantes da comunidade universitária (graduandos/as, professores/as brasileiros/as e estrangeiros/as) e de duas comunidades, uma indígena e uma quilombola. A metodologia envolve recepção de pesquisadora estrangeira, realização de evento com pesquisadores/as de outras regiões do país (com participação das comunidades e visita técnica a uma delas), e intervenção com crianças das comunidades participantes do projeto – etapa mais importante, pois nos permite conhecer a perspectiva das crianças sobre sua comunidade e dar suporte às atividades que a comunidade já realiza com sua geração mais nova. O projeto intenta visibilizar que o semiárido alagoano, para além do sertanejo, é também terra de várias gerações indígenas e quilombolas.

Coord: Profa.Dra.Suzana Santos Libardi
Alunos envolvidos: Graduação: (9). Natália Barbosa da Silva, Geovania Graça da Silva, Ana Paula Sandes Araujo, Alana Gabriela Barros Doia da Silva, Lisa Victória Lopes Gonzaga de Souza, Maria Thaís Mota do Nascimento, Tainara Alves Teixeira Lima, Tainá Correia, Hugo Pedro.
Financiador(es): Pró-reitoria de Extensão da UFAL – Bolsa (programa ProCCAExt 2018-2019 da PROEX-UFAL).

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