Resumo do Projeto: O projeto de extensão tem como objetivo fomentar diálogo junto a dois povos tradicionais do Sertão de Alagoas sobre a geopolítica mundial de alimentos e os riscos de desaparecimento das suas sementes, discutindo o papel político, cultural e de soberania alimentar no ato de salvaguarda de sementes crioulas, enquanto territorialidade alheia ao capital. As comunidades escolhidas são: a etnia indígena Kalankó e os remanescentes quilombolas da Serra das Viúvas, ambas no município de Água Branca. O projeto será executado através de oficina nas referidas comunidades, por meio da qual se abordará um itinerário formativo que preze pela relação dialógica e troca de conhecimentos acerca das sementes crioulas e dos desafios para a sua preservação. Espera-se, por meio desse projeto, contribuir para a formação diversificada e cidadã dos discentes, aproximando-os da realidade dos territórios indígena e quilombola. É igualmente esperado que as oficinas, além de permitirem a socialização e a troca mútua de conhecimentos, auxiliem na formação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas, dentro das comunidades.
Projeto de Extensão: Povos tradicionais e sementes crioulas: a construção de um território autônomo no Sertão de Alagoas.
Resumo do Projeto: O projeto tem como propósito a mediação da Geografia do Trabalho como veículo de diálogo e formação entre docentes e discentes da UFAL e representantes da sociedade civil, que contemple as singularidades da presente mundialização do capital e seus rebatimentos no universo do trabalho, a saber: o desemprego estrutural, a precarização laboral, a mobilidade espacial do trabalho e a fragmentação das lutas. Através de Grupo de Estudos, palestra e seminário espera-se contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos, além de permitir a interpretação dos conflitos capital/trabalho na atual formação social brasileira e, em especial, no Sertão de Alagoas.
Projeto de Extensão: O Mundo do Trabalho e a Geografia: Sertão de Alagoas e a dinâmica de acumulação de capital.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR-UFAL)
Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional
Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, Delmiro Gouveia/AL
Copyright 2019
Coordenação: Angela Fagna Gomes de Souza, Lucas Gama Lima, Leonidas de Santana Marques
Layout e diagramação: Ricardo Santos de Almeida