Este Projeto  começou em 2010  e  está em sua 5ª edição. Já foi desenvolvido  com professores da Educação Básica em diversos municípios como Delmiro Gouveia, Água Branca e Olho D´água do Casado.  Desde a 4ª versão  apresenta algumas novidades: além dos professores, incluiu os alunos entre seu público atendido.

A problemática abordada  continua a mesma: racismo, preconceito e discriminação nas escolas, antes era trabalhada a partir da análise do livro didático, do PPP e currículo, agora,  tem o incremento  da produção artística. De 2014 a 2015  com a colaboração de diversos parceiros recebeu no mini auditório da universidade,  quinzenalmente, alunos de diversas escolas de povoados do município de Delmiro Gouveia, nestes encontros eram produzidos artefatos culturais de valorização da cultura de matriz africana.

Este ano, com o mote literário,  o projeto discutirá o racismo institucional atuando  no município de Pariconha,  para produzir  gibis e  cordéis. Essa produção literária vai acontecer em quatro grandes etapas:  a)  coleta e análise das narrações;  b) elaboração dos gêneros textuais gibis e cordéis a partir das narrações coletadas;  c)  leitura dos gêneros em sala pelos professores para reflexão e ilustração e por fim, d) edição final dos gêneros para divulgação e distribuição entre os alunos.

Deste modo, a escola terá um material didático com o qual poderá problematizar o racismo que também se expressa em comunidades indígenas. O diferencial é que  os alunos irão se reconhecer nas histórias como coprodutores. Como relevante destaca-se a possibilidade de dialogar em comunidades indígenas temas que são comumente discutidos em comunidades quilombolas. A importância de uma produção literária pela própria escola que valorize sua cultura e, sobretudo, o fomento a uma educação étnico racial que não se limita a polarização “preto” versus “branco”,  a transcende.  Em  paralelo, vamos produzir um documentário em homenagem aos 5 anos do projeto.

Abaixo, seguem a descrição das edições passadas do projeto e do atual e suas atuações:

EDIÇÃO DESCRIÇÃO
1ª Edição 2010

 

Título – Educação para as relações étnico raciais

Período: maio de 2010 a abril/2011

Bolsistas:

Valmira Nascimento Peixoto

Rafaela da Costa Oliveira

Bolsa Óde Ayé

Principais ações: curso quinzenal para discentes da UFAL e professores da Educação Básica, minicursos, oficinas e seminário.

Apresentação de artigos em eventos científicos.

Metodologia: Pesquisa-ação

Local: Delmiro Gouveia (AL)

2ª Edição 2011 Título – Educação para as relações étnico raciais no sertão alagoano

Período: julho de 2011 a junho/2012

Bolsistas:

Valmira Nascimento Peixoto

Rafaela da Costa Oliveira

Bolsa BDI

Principais ações: levantamento de dados e entrevistas nas escolas de Educação Básica, curso quinzenal, minicursos, oficinas e seminário.

Apresentação de artigos em eventos científicos.

Metodologia: Pesquisa-ação

Local: Água Branca (AL)

3ª Edição 2012 Título: Educação para as relações étnico raciais no sertão alagoano

Período: dezembro de 2012 a novembro de 2013

Bolsistas:

Valmira Nascimento Peixoto

Bolsa PROEXT

Colabordores:

Janicléia Soares da Silva

Rafaela da Costa Oliveira

Sheila de Araújo Correia

 

Local: escolas de municipais de Delmiro Gouveia (AL)

Público atendido: alunos do Ensino Fundamental

Metodologia: pesquisa-ação

Principais ações: oficinas a partir de manifestações artísticas – teatro, dança, modelagem, desenho, poesia e música.

Apresentação de artigos em eventos científicos.

4ª Edição 2013 Título – A Percepção de identidade nos educadores das comunidades quilombolas/ Relações Étnico Raciais.

Período: janeiro de 2012 a dezembro de 2012

Bolsistas:

Larissa Lisboa da Conceição

Kátia dos Santos Silva

Bolsa Proext

Principais ações: Levantamento de dados, oficinas e seminário.

Apresentação de artigos em eventos científicos.

Metodologia: Pesquisa-ação

Público atendido: professores da Educação Básica

Local: Comunidade Cruz, em Delmiro Gouveia (AL)

5ª Edição 2016 Título: Relações étnico raciais na Educação Básica: produção literária.

Bolsa PROINARTE

Bolsistas:

Cleciane Silva de Sá

Eliziane Ramalho de Oliveira

Silmara Farias Ferreira da Silva

Colaborador

Ataniel Silva dos Santos

Local: povoado Marcação em Pariconha

Público atendido: alunos e professores da Educação Básica e alunos da UFAL

Principais ações: minicursos, produção de cordéis e gibis, oficinas e seminário.

Apresentação de artigos em eventos científicos.

 

 

 

Outras ações correlatas:

 

  • Elaboração de artigos na temática;
  • Defesa de 03 (três) TCCs na UFAL – Campus Sertão em Delmiro Guveia.
  • Elaboração do Curso de Especialização Latu Senso Educação para as Relações Étnico Raciais no Semiárido Alagoano;
  • Oferta de minicursos e oficinas em eventos científicos;
  • Viagem para Alcântara no Maranhão, em um intercâmbio cultural nas comunidades quilombolas;
  • Participação em eventos regionais, nacionais e internacionais;
  • Participação no congresso Nordestino de Extensão universitária;
  • Elaboração dos Cadernos de Atividades na temática Étnico racial como suporte pedagógico para as escolas.

 

A seguir, algumas fotos do trabalho desenvolvido pelo projeto ao longo desses cinco anos:

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5ª Edição – 2016/2017

 

 

Visita técnica à Escola Municipal Rural Cônego Nicodemos

 

No dia 29 de setembro a equipe do projeto Relações Étnicas Raciais na Educação Básica: Produção literária (NUDES)desenvolveu uma ação na escola Cônego Nicodemos, no povoado Marcação, município de Pariconha, em Alagoas. Na ocasião foram discutidas as diretrizes do projeto, estabelecendo combinados entre partes da comunidade escolar.

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Encontro entre o NUDES e a  Escola Municipal Rural Cônego Nicodemos (27/10/2016)

 

No dia 27 de outubro de 2016, às 14:00 h, o NUDES esteve no povoado Marcação em Pariconha (AL) para uma formação pedagógica sobre Educação e Cultura Afro-brasileira com o objetivo de dialogar sobre o racismo, identidade e cultura afro-brasileira na educação.

Compareceram ao encontro o coordenador do projeto Cultura Negra do Sertão ABÍ AXÉ EGBÉ (NUDES) – Proº. Msc. Gustavo Gomes e  a Profº Msc. Mônica Regina do Nascimento, coordenadora do projeto Relações Étnicas Raciais na Educação Básica: Produção literária (NUDES), com os discentes bolsistas Ataniel Silva (UFAL – Letras), Clecyane Honorato (UFAL – Letras), Eliziane Ramalho (UFAL – Letras) e Silmara Farias (UFAL – Letras).Também compareceram professores, direção da escola e alunos.

 

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 Visita à Escola Cônego Nicodemos para encontro com alunos e professores  (10/11/2016)

 

O Projeto Relações Étnicas Raciais na Educação Básica: Produção literária (NUDES), que faz parte do NUDES, esteve, na última quinta-feira (10/11/2015), na Escola Cônego Nicodemos, no povoado Marcação, município de Pariconha, em Alagoas, para um encontro com alunos e professores. Enquanto os professores participavam de um minicurso com o Prof.º Msc. Gustavo Gomes (UFAL), os alunos produziam cartazes de afirmação da beleza negra com a Prfª. Msc Mônica Regina Nascimento dos Santos (UFAL) e os bolsistas do projeto e estudantes da UFAL: Ataniel Silva, Clecyene Honorato e Eliziane Ramalho, desenvolvendo assim os objetivos de:

  • 1) discutir a educação e cultura afro-brasileira com os professores.

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  • 2) discutir o racismo e a valorização da cultura negra com os alunos.

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O encontro foi marcado por muita conversa e compartilhamento de ideias e experiências entre os alunos e os participantes do projeto. A produção de cartazes como forma de conscientização e discussão do problema do racismo referente aos negros (que constitui maioria dos alunos da referente escola) e também a discussão sobre a afirmação da beleza negra tiveram grande aceitação por parte dos alunos.

“Cabelo crespo: marca de beleza e identidade negra!”

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 Encerramento – 1ª parte: Sarau literário

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Material produzido:

GIBI-O-SONHO-DE-DANDÁ-COMPLETO

CORDEL-LIVRO

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