II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICA, SEXUAL E DE GÊNERO - TEMA: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS ATUAIS

21 de março de 2017

End

24 de março de 2017

Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão   View map

nudes II

O II Seminário Nacional sobre Educação e Diversidade Étnica, Sexual e de Gênero acontecerá entre os dias 21 a 24 de março de 2017, na Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia , e no Campus A. C. Simões, em Maceió (dia 24) com o tema:  A Educação inclusiva e os desafios atuais e tem como objetivo principal promover a socialização de estudos e pesquisas sobre a igualdade racial e o fortalecimento da identidade étnica, sexual e de gênero no processo de articulação das dimensões de ensino e pesquisa do Campus do Sertão por meio de ações institucionais de extensão em regime de colaboração com as instituições parceiras com vistas a fortalecer o desenvolvimento regional e humano do sertão alagoano, considerando o pertencimento territorial e cultural das comunidades quilombolas e indígenas e o estabelecimento de interfaces com os projetos políticos pedagógicos das escolas de Educação Básica da região.

O compromisso social da Universidade para com a sociedade deve pautar-se na abordagem à diversidade existente, no respeito às políticas públicas e no cumprimento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e trabalhar com as políticas públicas que dialoguem com as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, com o currículo e as relações no âmbito da educação básica, com a intenção é promover a afirmação das identidades e a produção de material voltado para a educação das relações étnico-raciais, sexuais e de gênero.

A comunidade acadêmica: discentes de graduação, discentes de pós-graduação e docentes, comunidade em geral: alunos e professores da Educação Básica e demais interessados estão convidados a participar desse evento que buscará desenvolver debates/diálogos com a comunidade acadêmica e comunidade em geral com vistas à formação sócio cultural dos sujeitos. Docentes, técnicos e discentes atuarão de modo ativo e interdisciplinar. Neste seminário a extensão será o instrumento catalizador do ensino e da pesquisa, bem como espaço de expressão dos estudos e pesquisas realizados ao longo do ano.

II SEMINÁRIO NACIONAL DA DIVERSIDADE ÉTNICA, SEXUAL E DE GÊNERO

TEMA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS ATUAIS