Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI

Conexão de equipamento à rede de dados local e internet

Instalação de software

• O que é?

Caso o servidor necessite de um novo software para realizar suas tarefas de natureza administrativa ou acadêmica, pode solicitar instalação do software, de acordo com sua adequação à natureza organizacional e à infraestrutura tecnológica disponível.

Docentes e técnicos

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Para agilidade do atendimento da demanda, informar nome do software, link para download ou entrega de CD/DVD de instalação ou arquivo de instalação. Em caso de conformidade, são feitas instalação e configuração devidas.

Instalação de equipamentos

• O que é?

Caso o servidor necessite de um novo equipamento de tecnologia da informação (TI) em seu setor de trabalho ou fazer realocação de equipamento, pode solicitar considerando-se a disponibilidade do equipamento e a adequação da infraestrutura tecnológica, elétrica e predial.

Docentes e técnicos

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Pode ser deferido ou não de acordo com parecer da Administração, chefia do setor ou chefia da Unidade.

Suporte sobre problemas ou dúvidas relacionadas a software e equipamentos

• O que é?

Ocorrência de problemas técnicos (inoperância, travamentos, lentidão inesperada etc.) em equipamentos de tecnologia da informação de uso administrativo ou acadêmico, ou em softwares que operam nestes ou via web, podem motivar solicitação de suporte, bem como solução de dúvidas quanto ao uso dos recursos.

• Quem pode utilizar este serviço?

Docentes, técnicos e estudantes.

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Para agilizar o atendimento da demanda, pode ser solicitada fotografia ou captura de tela (print) do problema ou funcionalidade sobre a qual o usuário tem dúvida.

Cadastro de usuário em grupos de e-mail

• O que é?

Os grupos de e-mail são uma maneira de facilitar a comunicação entre pessoas de determinada categoria ou direcionar demandas ou informes para um conjunto específico de pessoas.

• Quem pode utilizar este serviço?

Docentes, técnicos e estudantes.

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Anteriormente à realização do cadastro, é verificado o vínculo do solicitante com a Ufal e adequação a algum dos perfis disponíveis no sistema.

Criação de conta de usuário em computadores

• O que é?

Criação de conta para acesso ao sistema operacional, com as permissões e restrições adequadas ao perfil do solicitante.

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. O solicitante cadastra sua própria senha e se responsabiliza pelo seu sigilo. Na hipótese de o solicitante não estar no local durante a realização do cadastro, é criada para a conta uma senha aleatória, a qual é informada ao solicitante, que deve alterá-la posteriormente.

Edição do conteúdo do site oficial do Campus do Sertão / Ufal

• O que é?

Inserção, alteração ou exclusão de informações (notícias, arquivos, informações institucionais etc.) no site oficial do Campus (https://campusdosertao.ufal.br).

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. Deve ser enviado o texto da publicação e todos os arquivos complementares, inclusive as imagens, se houver.

Conexão de equipamento à rede de dados local e internet

• O que é?

Computador, impressora, telefone VoIP e demais equipamentos da Ufal, que utilizam rede lógica e apresentam falha nos serviços, são diagnosticados e reparados, enquanto os novos são conectados aos serviços, conforme a disponibilidade de hardware de rede.

• Formas de acionar o serviço

Solicitação presencial no NTI, por e-mail ou telefone. A falha de conexão em equipamento específico é tratada presencialmente.