Diplomas e Certificados

Todos os alunos com colação de grau a partir do ano de 2022 receberão o diploma em formato digital. O aluno receberá um código de validação, após a análise e colação de grau, e poderá baixar o arquivo .XML e/ou a representação visual do diploma. 

Segundo a PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019, o diploma digital é aquele que tem sua existência, sua emissão e seu armazenamento inteiramente no meio digital, e cuja validade jurídica é presumida mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais - PBAD e o uso dos demais dispositivos fixados nesta Portaria.  O diploma digital deve seguir a mesma legislação federal vigente que regula a emissão e o registro do diploma, logo deve atender ao que dispõe a Portaria 1.095/2018. O prazo de expedição e registro de diploma é de 120 dias, a partir da data de colação de grau. Confira informações referentes ao diploma digital.

Quanto aos diplomas, dos alunos com formatura anterior a 2022, serão emitidos ainda em formato físico e ficam depositados no DRCA, no Campus A. C. Simões. Os interessados com diplomas anteriores a 2020, ou seja, com colação de grau em 2019, 2018 etc., deverão agendar retirada do documento no DRCA, pelo e-mail secretaria@drca.ufal.br.  

Todos os diplomas com status CONCLUÍDO encontram-se expedidos, registrados, e prontos para retirada. O interessado ou procurador legalmente constituído poderá realizar a retirada no DRCA, de segunda à sexta, das 8:00 às 14:00, não sendo preciso realizar agendamento (levar documento oficial com foto). Diplomas com status EM REGISTRO, já foram expedidos e encontram-se em processo de registro e assim que for finalizado, a informação será atualizada na tabela que consta na página da UFAL. Os diplomas com status ASSINATURAS já foram expedidos e registrados e estão sendo assinados.  

O acompanhamento de solicitação de colação de grau e portaria de colação de grau por ato administrativo e a expedição de diploma ou 2º via pode ser feito na página da UFAL (https://ufal.br/estudante/graduacao/colacao-de-grau/ato-administrativo).

Os alunos de graduação do Campus do Sertão, com formatura anterior ao ano de 2022, e os concluintes de cursos de especialização que tenham interesse em fazer a retirada do documento no campus devem solicitar ao DRCA o envio do documento, através do formulário eletrônico ( https://forms.gle/2BTgKc7KHYMTNzXCA). O interessado será comunicado pela Secretaria de Curso via e-mail (verificar caixa de spam) da chegada do documento. Os diplomas de graduação e certificados de especialização que encontram-se no campus podem ser consultados na página do campus (LISTA DE DIPLOMAS E CERTIFICADOS DISPONÍVEIS NO CAMPUS).

Na sede do campus, a retirada do documento é feita na Secretaria de Cursos, às quintas-feiras, das 09h às 13h; na Unidade Educacional de Santana do Ipanema a entrega é feita pela CRCA, mediante agendamento prévio, através do e-mail crca@santana.ufal.br.